Fórmula 1

Fórmula 1 – GP do Baku -Uma corrida maluca…

Fómula 1, Domingo, 28 de abril.

GP do Baku – Azerbaijão, famosa corrida maluca .

Vettel foi com sede ao pote: perdeu a corrida e a liderança do campeonato.

Verstappen e Ricciardo se acharam no fim da grande reta.

Raikkonen, após um toque na largada, se recupera e fica na segunda posição.

Bottas, ha 3 voltas do final, abandona com o estouro do pneu.

Hamilton finalmente vence sua primeira corrida de 2018.

Dois destaques: Checo Perez, que ficou com o terceiro lugar, com a Force India e Charles Leclerc, que fez uma corrida sensacional e colocou sua Sauber na sexta posição.

Estamos na quarta etapa da temporada, e podemos dizer que foi a melhor corrida até o momento.

Logo na largada começaram os problemas, varios pilotos se tocando e pedaços de carros para todos os lados. Raikkonen teve seu pneu furado após toque com Ocon. Com esse toque, o piloto da Force India abandona a prova. Alonso veio se arrastando para os boxes com os dois pneus do lado direito furados também por um toque, com Sirotkin; que foi ensanduichado por Alonso e uma Renault. Com o toque, piloto da Willians também abandona a corrida. Com essa confusão instalada,  foi acionado o primeiro safety Car.

No decorrer da corrida vimos algumas boas brigas por posição. As duas RBRs e as Renaults, que vinham em uma boa disputa por posições, até que em uma tentativa de ultrapassagem, acabou ficando no muro e Vettel abriu boa vantagem em relação a Bottas.

O ponto alto da corrida foi a disputa entre os dois pilotos da RBR. Os dois apresentaram uma disputa acirrada. Ricciardo se aproveitava do vacuo na reta interminável e ultrapassava Verstappen, na outra volta Verstappen descontava. Até que……os dois se acharam e acabaram jogando a corrida fora (Imaginem a cara do Sr. Christian Horner e do Engenhrio Sr. Adrian Newey vendo seus dois carros destruidos).

Vendo as imagens da camera onboard de Ricciardo, percebe-se que Verstappen faz o primeiro movimento para a esquerda e Ricciardo vem para a esquerda, fazendo um segundo movimento de defesa que pelas regras não é permitido.

Fica a pergunta, Será que caberia punição para Verstappen? Ambos sairam da corrida.

Qual será a atitude da FIA? (Será que ficará por isso mesmo?)

A não bastar todas essas confusões, Safety Car na pista, batidas e pneus furados….quem foi parar no muro?

Romain Grosjean!! Ele mesmo!!!

Final de semana para ser esquecido por ele. No classificatório ele foi punido e largou em ultimo. Na corrida cometeu um erro fatal na tentativa de aquecer seus pneus. Ao fazer o famoso bale da F1, o piloto da Haas perdeu o controle e chapou o carro no muro, acabando com sua boa corrida. Ele estava na sexta posição.

Faltando 5 voltas para o fim da corrida o Safety Car deixa a pista, Vettel aproveita o vacuo do Bottas e vai para cima buscando a primeira posição. Mas, exagera na velocidade e acaba perdendo o ponto de freada; passando direto mesmo com os freios travados.  Conseguiu voltar para a pista, ficando em quarto. Pelo radio o piloto da Ferrari infomou que estava perdendo rendimento por causa do Pneu e também perdeu a posição para Perez da Forçe India.

E já no fim desta corrida maluca; Bottas, que vinha liderando, passa em cima dos detritos de outro carro que ficaram na pista e tem seu pneu furado. O piloto da Mercedes perde sua chance.

A vitória acaba ficando com Hamilton que não vinha fazendo uma boa corrida.

Com a vitória, o piloto da Mercedes assume a liderança do campeonato.

Kimi Raikkonen, após toque no inicio, fez uma ótima corrida de recuperação. Com o erro de seu companheiro, ganhou a segunda posição.

Na terceira posição, Sergio Perez, da Force India. O piloto vinha fazendo uma boa corrida. Nas ultimas voltas conseguiu ultrapassar Vettel, que estava com problemas no pneu dianteiro. O piloto da Ferrari ainda tentou retomar a posição, mas Perz conseguiu se defender.

Na sexta posição, o estreiante Charles Leclerc da Alfa Romeu Sauber. Largando na décima tercira posição, fez uma otima corrida e conseguiu marcar seus primeiros pontos na F1.

Ufa!!!! Chegamos ao fim dessa corrida, que até o momento foi a melhor da temporada 2018. Um circuito de rua que desde seu início proporciona corridas fantasticas. Como sempre trazendo resultados imprevisiveis.

E, como não podia ser diferente, vimos a Ferrari dominando. Mas, por falta de paciência e por não pensar no campeonato Vettel comete uma falha que não podia.

Os pilotos da RBR se pegando na pista. Ricciardo, piloto cirurgico nas ultrapassagens, tinha pela frente o Vertappen, que ainda luta para ser um grande piloto.

Grosjean, o trapalhado do final de semana. Se não bastasse largar em ultimo, chapou seu carro no muro com Safety Car na pista, o que falar?…

E Bottas, com a corrida na mão tem um pneu estourado faltando 4 voltas para o final.

A vitoria cai no colo de Hamilton, extremamente apático. E, ainda vai para o pódio com o macacão na cintura. Será que merecia estar la?

Raikkonen e Perez no podio, não poderia ser melhor para a Ferrari e Force India!!

A proxima etapa da F1 será no GP da Catalunha – Espanha. Será que vamos ter mais um espetaculo?!!

Nos vemos na Espanha!!
Classificação final:
POS Piloto Carro Voltas Tempo
1 44 Lewis Hamilton MERCEDES 51 1:43:44.291
2 7 Kimi Räikkönen FERRARI 51 +2.460s
3 11 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 51 +4.024s
4 5 Sebastian Vettel FERRARI 51 +5.329s
5 55 Carlos Sainz RENAULT 51 +7.515s
6 16 Charles Leclerc SAUBER FERRARI 51 +9.158s
7 14 Fernando Alonso MCLAREN RENAULT 51 +10.931s
8 18 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 51 +12.546s
9 2 Stoffel Vandoorne MCLAREN RENAULT 51 +14.152s
10 28 Brendon Hartley SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 51 +18.030s
11 9 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 51 +18.512s
12 10 Pierre Gasly SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 51 +24.720s
13 20 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 51 +40.663s
14 77 Valtteri Bottas MERCEDES 48 DNF
NC 8 Romain Grosjean HAAS FERRARI 42 DNF
NC 33 Max Verstappen RED BULL RACING TAG HEUER 39 DNF
NC 3 Daniel Ricciardo RED BULL RACING TAG HEUER 39 DNF
NC 27 Nico Hulkenberg RENAULT 10 DNF
NC 31 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 0 DNF
NC 35 Sergey Sirotkin WILLIAMS MERCEDES 0 DNF
Por Marcos Amaral & Sabrina Pozes - Planeta Velocidade / Fotos F1 / Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *