F-1 Últimas Notícias

Formula 1: Raikkonen vs Bottas, qual o peso de cada um na disputa pelo pentacampeonato?

Formula 1: Os dois Finlandeses passam a se tornar os fiéis da balança na disputa entre Vettel e Hamilton pelo título da temporada, mas qual o real papel de cada um nesta briga?

Embora conterrâneos, o relacionamento entre ambos praticamente não existe, ocupando uma posição declarada de segundo piloto em suas equipes, Kimi Raikkonen e Valteri Bottas de agora em diante terão um papel crucial tanto na disputa pelo mundial de pilotos quanto de equipes.

Bottas com a renovação de contrato já assinada, vem de um GP da Inglaterra a ser esquecido, liderava a corrida faltando 10 voltas para o final e terminou a corrida em quarto, mesma posição de largada. Resultado de uma ultrapassagem arrojada de Vettel, uma ordem de equipe para dar lugar a Lewis e a perda da terceira posição para Raikkonen nas ultimas voltas.

A contratação pela então melhor equipe do grid parecia ser o ponto de partida para vermos o piloto promissor da Williams, despontar na carreira brigando por vitórias e títulos, mas a realidade é outra, mesmo vencendo corridas, marcando poles e voltas mais rápidas, Bottas sabe que é o máximo que pode coseguir tendo como companheiro um tetracampeão como Lewis Hamilton. Isso mais cedo ou mais tarde acaba desmotivando qualquer piloto que tenha sonhado atingir o topo.

Bottas vive hoje o drama particular que já viveram grandes pilotos como Rubens Barrichello quando teve Schumacher como companheiro, Coulthard quando teve Mika Hakkinen como companheiro ou mesmo o recente caso de Felipe Massa tendo Fernando Alonso como primeiro piloto na Ferrari. Estar nesta posição é ter a certeza de que o máximo que pode conquistar é vice-campeonato.

Esta situação desmotivante se agrava ainda mais quando nomes como Daniel Ricciardo são cogitados constantemente para seu lugar, não apenas na mídia, mas quando membros de sua equipe tornam este desejo publico.

Bottas está, abalado, desmotivado e não creio que daqui pra frente vá “dar a vida” para que seu companheiro vença, atrapalhar também não irá, mas nesta guerra declarada pelo título, não atrapalhar só não basta, e é aí que a Ferrari pode levar alguma vantagem.

Raikkonen não está mais motivado que Bottas nesta disputa, mas esta “mordido”, revoltado ou coisa parecida, e é nestes momentos que Kimi passa a entregar o seu melhor na pista. O resultado disso pode ser facilmente notado nos dois últimos GPs.

Claro que Kimi não teve um surto e se tornou um grande piloto de uma corrida para a outra, o fato é que desde que o nome de Charles Leclerc, através da mídia Italiana, passou a ser uma ameaça ao seu posto, Raikkonen voltou a acelerar. Isto na verdade nem é novidade, sempre que a Ferrari está para renovar seu contrato ele acaba mostrando serviço.

Indiretamente, isso acaba contando positivamente para que Vettel tenha ajuda na pista, pois cada ponto que seu companheiro consiga contabilizar sobre Hamilton, é como se fosse um ponto ganho por Vettel.

Sob este ponto de vista, fica claro que o Finlandês mais valioso na briga entre Vettel e Hamilton é Kimi Raikkonen e por isso esta balança tende a pesar para o lado da Ferrari.

Dizer que um dos dois pilotos está feliz em ser coadjuvante nesta historia é mentira, mas o que cada um tem a ganhar e perder com isso é fácil enxergar.

Raikkonen ao contrario de Bottas, é uma piloto que já não tem mais nada a provar na Formula 1, e hoje, o campeão mundial tem outros objetivos, se divertir, acumular fortuna e se manter por mais um ou dois anos guiando o carro mais desejado do mundo.

Bottas enquanto isso, vê a cada ano que passa seu futuro se aproximar de nomes de grandes pilotos que a Formula 1 já teve, que marcaram sua época, porem sem títulos.

O próximo GP em Hockeinhein na Alemanha, casa da Mercedes e de Vettel, marcará mais um capitulo neste duelo entre Finlandeses, onde um deles poderá fazer a diferença nesta disputa, e ao final de 2018 saberemos qual contribuiu mais para um título que não será de nenhum dos dois.

Foto Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *