F-1 Últimas Notícias

Formula 1: Em Sochi Hamilton “vence” corrida em que o maior derrotado foi o Esporte.

Formula 1: Nem Vettel, em terceiro, nem o segundo e grande prejudicado Bottas, o verdadeiro derrotado nestes casos, que já são muitos, é quem ainda perde tempo, assistindo, cobrindo ou investindo na Formula 1.

Opinião Regii Silva:

Quando me refiro, já há muito tempo, que o peso de um Título Mundial de Pilotos da Formula 1 moderna, não tem o mesmo peso que a Formula 1 de décadas atrás é justamente sobre o que aconteceu hoje.

Aconteceu com Michael Schumacher, aconteceu com Fernando Alonso, aconteceu com Sebastian Vettel e vem acontecendo sem a menor necessidade com Lewis Hamilton.

Entendo que a Formula 1 é um negocio e já deixou de ser esporte há muito tempo, entendo também que Barrichello, Massa, Webber e tantos outros foram contratados mais como Atores do que como Pilotos justamente para este Teatro que a Formula 1 se tornou, porem, até mesmo para este “jogo sujo” deveriam existir regras mais limpas, ou pelo menos melhor executadas, para que nós que trabalhamos em função deste esporte aqui do lado de fora não fiquemos com esta sensação de tempo perdido.

 

Não existe a menor chance do Pentacampeonato de Lewis Hamilton ter o mesmo peso que o de Juan Manuel Fângio, jamais, Fângio venceu na pista, na sua época não existia radio, não existia um “botão mágico”, que se apertado, faria imediatamente que o carro a sua frente simplesmente lhe desse passagem.

Dizer que Hamilton, Vettel, Alonso ou Schumacher “não tem nada a ver com isso” é mais feio que a própria ordem de troca de posição, todos tiveram e têm a opção de não aceitar tal ordem, o segundo piloto não tem esta opção, mas o primeiro sim, o “beneficiado” pode sim abrir mão do beneficio.

Títulos ganhos desta forma, a meu ver, tem menos valor que o de Button, Velleneuve, Hill entre outros, e mesmo Vettel, que hoje pode dizer que não teve melhor resultado por ser “vitima”, jamais será tão Tetra quanto Prost, pois o Frances ainda que tenha tido ajuda política em pelo menos dois de seus títulos, no Box tinha “adversários” não “escudeiros” e isto faz sim uma grande diferença.

O que dizer o excelente Fernando Alonso, piloto que admiro, mas que esteve envolvido num dos maiores escândalos da Formula 1 pra ganhar não um título, mas apenas uma corrida. Se deixar envolver nesse tipo de situação mancha sim toda uma historia e por mais que o veja como o melhor piloto da atualidade, isto não o exime da culpa.

Dizer que não queria, que não sabia, fazer carinha de triste no pódio, entregar a taça para o companheiro, trocar de lugar no pódio, nada disso diminui a vergonha da cena.

Hamilton talvez, de todos os que citei, seja o que menos precisava de uma vitoria vergonhosa destas para manchar seu título, o Inglês vive a melhor fase de sua carreira, hoje tinha o melhor carro, mesmo com a desculpa de que tinha bolhas nos pneus vinha marcando as voltas mais rápidas da corrida, passar o companheiro seria uma questão de tempo, não tinha necessidade e isto todos, a favor ou contra a “manobra” terão de concordar.

O GP de Sochi hoje me deixou uma única sensação, por mais profissional que eu seja, hoje eu deveria ter ficado na cama até mais tarde, não teria perdido nada.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton MERCEDES 1h27m25.181s
2 Valtteri Bottas MERCEDES 2.545s
3 Sebastian Vettel FERRARI 7.487s
4 Kimi Raikkonen FERRARI 16.543s
5 Max Verstappen RED BULL RACING 31.016s
6 Daniel Ricciardo RED BULL RACING 1m20.451s
7 Charles Leclerc SAUBER FERRARI 1m38.390s
8 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 1 volta
9 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 1 volta
10 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 1 volta
11 Romain Grosjean HAAS FERRARI 1 volta
12 Nico Hulkenberg RENAULT 1 volta
13 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 1 volta
14 Fernando Alonso MCLAREN RENAULT 1 volta
15 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 1 volta
16 Stoffel Vandoorne MCLAREN RENAULT 2 voltas
17 Carlos Sainz RENAULT 2 voltas
18 Sergey Sirotkin WILLIAMS MERCEDES 2 voltas
19 Pierre Gasly TORO ROSSO HONDA abandono
20 Brendon Hartley TORO ROSSO HONDA abandono

Fotos F1.com

4 Responses

  1. 100% contigo, Regii.
    Essa corrida Lewis não venceu (você faz bem em colocar entre aspas). Ninguém venceu.
    Triste ver esse vilipêndio ao esporte que eu mais gostava e com o qual cresci.

    1. Obrigado Leandro

      Infelizmente é do jogo, não gostamos mas faz parte do mundinho da F1.
      Não estou certo se para o Grupo Liberty, que hoje detem a F1, é saudavel ou não este tipo de coisa. Para o Bernie era normal, mas creio que os novos donos não estejam dispostos a vender uma farça, um teatro ao invez de esporte.
      Talvez isto esteja prestes a mudar.

  2. Eu já perdi o gosto pelo esporte que mais gosto; primeiro por essas falcatruas, e , segundo a toda poderosa, descrimina os pobres amantes da fórmula 1 em benefício dos amantes do rico e maravilhoso futebol Brasileiro.

  3. LH perdeu uma oportunidade de se colocar acima dos pilotos de hoje, simplesmente desobedecendo a equipe. Afinal, o título de pilotos é de… pilotos. Sou fã do Hamilton, rebato todas as críticas que ele sofre. Acredito sim que seja do espírito dele ter dado a vitória a Bottas. Mas infelizmente não houve a decisão dele naquele momento, de fazer o que provavelmente ele teria vontade de ter feito. Deve estar arrependido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *