F-1 Últimas Notícias

Formula 1: Globo barra Equipe de Transmissão do Sportv por perda de audiência.

Formula 1: Preocupada com a baixa audiência das transmissões ao vivo e a crescente audiência nas reprises do Sportv2, Rede Globo barra equipe composta por Sergio Mauricio, Lito Cavalcante e Max Wilson e opta por exibir reprise com narradores da casa.

Opinião Regii Silva:

Não é a primeira vez, nem será a última vez que a poderosa Globo interfere no canal pago Sportv pertencente ao grupo. Desta vez de uma forma explícita e diria que até humilhante para a própria.

Já faz tempo que as transmissões da Fórmula 1 no canal aberto vem perdendo audiência, sobretudo agora com a ausência de um piloto Brasileiro no Grid, mas há muito mais tempo a preferência dos telespectadores pela narração e comentários da equipe do Sportv já era notada, há outro fator que acaba ajudando o canal a cabo, é o horário em que as corridas são exibidas em VT, sempre em horários alternativos.

O fato de o Sportv transmitir ao vivo todos os treinos livres na íntegra também criou uma empatia com o público e este passou a preferir acompanhar a corrida com a equipe de transmissão a qual já tem mais afinidade.

Por outro lado a Globo não mantém mais uma equipe fixa na transmissão, ora o fraco (em automobilismo) Cleber Machado, hora o péssimo (em automobilismo) Luis Roberto se revezam e raras são as corridas em que Galvão Bueno se junta aos bons e constantes Reginaldo Leme e Luciano Burti, porém nem mesmo “trio de ouro” da Globo vem sendo páreo para a equipe da emissora de TV paga.

O sinal de que algo estaria mudando e contra a vontade, não só da equipe do Sportv, mas dos milhões de telespectadores que optam por acompanhar a corrida em VT, porém com profissionais que realmente sabem o que estão dizendo, foi no final da transmissão do VT do Grande Prêmio de Monza, ao encerrar a transmissão o excelente Sergio Mauricio deu um tom melancólico de despedida, ficou claro que algo contra a vontade do trio que é completado por Lito Cavalcante e Max Wilson estaria acontecendo.

Já na segunda feira a notícia de que as corridas reprisadas no Sportv passariam a ser as mesmas transmitidas pela Globo. Não sei se como forma de desencorajar ainda mais os já cansados telespectadores com a forma como a emissora vem tratando o produto Fórmula 1, primeiro cortando a transmissão dos Treinos de Qualificação, e há alguns anos deixando de transmitir ao vivo o GP do Canadá e o dos Estados Unidos.

O tiro no pé pode estar sendo dado agora, interferindo num canal que embora pertença ao Grupo Globo, porém que diferentemente da emissora aberta, tem sua audiência formada por pessoas que pagam para ter o canal, e como pagantes podem cobrar e exigir uma programação de qualidade, e conhecendo grande parte destes fãs de Fórmula 1, creio que não é por isso que deixarão de ver as corridas em VT no Sportv, ou até mesmo buscarão outras formas de assistir as corridas, menos se render aos caprichos da ciumenta Globo.

A equipe do Sportv, por enquanto, continuará transmitindo os treinos livres e o treino oficial e contará com a audiência maciça que sempre teve, e a corrida em si perderá muito conteúdo, pois sem desmerecer nenhum dos comentaristas, o que sempre fizemos foi acompanhar os comentários do Regi e do Burti na transmissão ao vivo e depois acompanhar os comentários tão bons quanto, do Lito e do Max, esta era a vantagem.

Agora fica a pergunta, qual a vantagem de pagar caro para ter o Sportv, com o objetivo de fugir das narrações ruins de Luis Roberto e Cleber Machado na Globo, se no canal que pagamos caro, vamos acompanhar a mesma transmissão ruim?

A esperança que temos é a de uma possível promoção de Sergio Mauricio para à “nave mãe”, aliás, é o que a emissora já deveria ter feito há muito tempo, com isso ganharia em audiência e acima de tudo em qualidade, qualidade essa que vem faltando em toda a programação, a ponto de estarem desesperados chegando a extremos como este de interferir na programação do canal a cabo.

Nos termos da Fórmula 1, é como se a Red Bull estivesse tomando um pau da Toro Rosso, e proibisse a Equipe B de correr no domingo, ao invés de tentar preparar melhor o próprio carro.

Foto Internet/divulgação

23 Responses

  1. Cleber e Luis roberto nao sao ruins, o que detona é a narracao do galvao !!

    o sergio mauricio é show !!

  2. Sinceramente eu não consigo entender o porquê desta atitude. Eu (E todas as pessoas que gostam de automobilismo) assistia ao vivo quando era narrada pelo Cleber, assistia às vezes quando narrada pelo Luis Roberto e nunca assistia quando narrada pelo Galvão. Masssss assistia a TODAS as reprises narradas pelo trio de ouro (de verdade) da transmissão Sérgio LITO e Max. Empatia ???? Eles têm de sobra e, inclusive, respeito ao espectador.
    Seria ótimo se a narração da nave mãe fosse só vivo e com eles.

    1. O desejo de todos nos era que o trio do Sportv fosse promovido para as etapas ao vivo na Globo. Mas isto é ilusão, creio que o Sergio Mauricio em breve será promovido, mas o ego dentro da emissora é muito.
      Mesmo assim, seria dificil o Lito e o Max irem também.

  3. Tenho pra mim que é uma economia PORCA VAI ECONOMIZAR horas extras de uma equipe de transmissão produtor,corte,operador de áudio, operador de VT mais engenharia 3 pessoas e narração e comentários economia de$$$$$ PORCA!!!

  4. Concordo plenamente em quase tudo. Mas as narrações de Galvão são piores que a do Cléber Machado e Luis Roberto… Sérgio Maurício e Lito Cavalcante arrasam na transmissão e Max Wilson é preciso nos comentários tanto quanto Luciano Burti, se não mais… E quanto ao Regi, não tem comentários, esse cara é a lenda viva da F1… a nossa enciclopédia Barsa da F1…

  5. Concordo com quase tudo que você disse, porém é melhor escutar o Cleber ou o Luiz do que o Galvão

  6. Burti só serve pra traduzir rádio. No mais, é um zero à esquerda, como comentarista.

    1. Já vi o Burti acertar várias vezes as táticas de equipes, vai ou não trocar pneu denovo etc..É bom mas o Mad Max é o melhor. Quanto ao Regi está no passado

  7. Está Globo cada dia prejudicado mais e mais os brasileiros. Ela se acha a dona da razão em tudo. Tem perdido Ibope a cada dia, pois fica querendo enviar na cabeça do povo um conteúdo de mídia manipulado e controlado. Alguns comentários são trucados em relação ao que se vê no vídeo, tentando embutir uma outra realidade do fato. Achando que todos os que estão de frente a tela de tv, são incapazes de ver e analisar o que está acontecendo.

  8. Assino em baixo, o trio é muito bom, técnico e afinado, é duro assistir Luis Roberto, ” Sabe de quem?”. Só assistia a reprise pra ouvir Lito, Max e Sergio Maurício, e me divertir e aprender muito. A Globo ultimamente está perdida com tudo!!

  9. Eu concordo.
    Aliás quem é Galvão Bueno para superar o nosso querido Sérgio Maurício em termos de narração para Fórmula 1.
    Só nós, amantes deste esporte, sabemos dimensionar o que ele representa.
    Eu, mesmo não participando via internet das transmissões, sou um “zumbi”.
    Não perco nada. Tenho verdadeiro prazer em acordar na madrugada é aguardar o Sérgio abrir as transmissões bem acompanhado pelo Lito, Max e também algumas vezes pela lenda Reginaldo Leme.
    PRESTE ATENÇÃO REDE GLOBO DE TELEVISÃO:
    EU É A GRANDE MAIORIA SOMOS A EQUIPE CAMPEÃ.
    TÁ LIGADA?

  10. Bom dia
    Concordo plenamente com a matéria, a muito tempo comento que que esse Luiz Roberto é fraco para transmissões de corrida em outros esportes até que dá pra engolir, sem contar que a transmissão começa quase na hora da largada e mau os pilotos abrem a chapanhe eles encerram.

  11. Se juntarmos a ausência de um piloto brasileiro e a empáfia do sempre “mala” narrador titular, teremos o motivo da baixa audiência.

  12. A Rede Globo não sabe nem quem o público ou teleespectadores gostam ou não da narração e transmissão de F1. Ela vai pelo que ver no ibope, nem procura saber através de votação… Se a F1 já não é bom pra nós sem um piloto brasileiro; imagina só a Globo não por os narradores que estamos acostumados com as transmissões… Eu continuo assistindo todos os GPs mesmo sem um piloto brasileiro.

  13. Não podemos esquecer que o Galvão já atacou publicamente o profissionalismo do Sergio Maurício. A Globo não está perdendo audiência por causa da SporTV e sim por causa da sua linha editorial ideológica contra os valores da família e também por a TV em aberto é uma mídia morta, só esqueceram de avisar pro chefe de produtos da Globo que um jumento, visto que todas as faixas etárias estão migrando para o youtube, streaming tipo netflix hbogo skyplay e pro facebook que acabou de comprar todos direitos futuros da champions, olimpiadas e com a negociação warnermedia (ex-turner: esporte interativo) vai poder transmitir o campeonato brasileiro até 2024 (dependendo do club que assinou).

  14. ‘”#pela manutenção da equipe da transmissão alternativa da F1″ . Sérgio Maurício, Lito Cavalcante e Max Wilson, este trio “afiado” fez a diferença no tocante a transmissão, verdadeira aula sobre o que acontece dentro e fora de um auto de F1. ACORDA Rede Globo, muito do mesmo enche o saco, renovar é preciso.

  15. Meu amigo Regii, todos temos que lhe agradecer pelo engajamento nesta campanha movida pelos verdadeiros fãs da F1.
    Estou repicando sua matéria em nossa página do Facebook Cockpit F1 e também nos grupos do qual faço parte.
    Abraços,
    Ialdo Belo

    1. Obrigado Ialdo

      Muito me honra ser lido por um você, essa luta é de todos que amamos este esporte e que pagamas para ver F1 com qualidade e merecemos ter o que pagamos
      Abraço

      1. Outro forte!
        A partir de amanhã, vamos retomar a campanha, juntos? Com quem mais quiser se engajar? Vamos incluir os amigos de outros sites e mídias, vamos traçar um novo objetivo e vamos continuar enviando os resultados para o Grupo Globo até sermos ouvidos!

  16. Honestamente, a direção da Globo que é muito ruim, tem um gerenciamento ridículo com sua equipe de esporte, é notório não só dentro dos bastidores da SporTV como na própria editoria de esportes da Rede Globo o clima fúnebre e algumas vezes até hostil entre os colegas… O caldo não tá fácil, vai entornar logo, logo…

  17. Discordo da opinião quanto ao Cleber Machado e o Luis Roberto. O primeiro é péssimo, erra demais, narra com tom tristonho, igual ao da Hiena Hardy . O segundo é um bom narrador, segura bem a onda quando precisa, mas dá umas escorregadas feias. O primeiro é péssimo e o segundo é só mediano.

  18. Isso eh ridículo eu não assisto mais se tiver que aguentar o caquético esclerosado do Galvão falando suas baboseira. A Globo é um lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *