Kart

Kart: Rafael Câmara faz melhor volta em prova no Mundial, mas quebra de motor tira chance de título

Kart:  Piloto pernambucano esteve entre os primeiros nas últimas baterias classificatórias, fez a melhor volta em sua última corrida, mas problemas de motor nas duas primeiras provas do campeonato impediram que o piloto fosse à decisão do Mundial de Kart na Suécia

Campeão brasileiro de kart em 2018, Rafael Câmara foi um dos representantes do País no Mundial de Kart no último final de semana em Kristianstad, na Suécia. O piloto pernambucano fez a volta mais rápida da última prova e esteve muito perto de disputar a decisão da categoria OK Júnior, mas problemas de motor nas duas primeiras baterias classificatórias impediram que o piloto avançasse até à final da competição.

“Apesar deste ter sido meu primeiro Mundial, acredito que a gente tinha potencial para brigar  por um lugar entre os primeiros, como eu fiz na última corrida do sábado chegando em quarto  e também na prova do domingo, quando terminei em sexto. Infelizmente acabei tendo problemas de motor nas duas primeiras provas classificatórias e, assim como acontece em qualquer competição por pontos no kart, isso acaba influenciando no resultado final”, diz Câmara, que terminou o campeonato mundial em 42º lugar entre os 117 pilotos inscritos.

Como somente 34 pilotos puderam disputar a prova final, Câmara não teve a chance de seguir sua recuperação na pontuação. “Tenho certeza que poderia disputar um lugar entre os melhores do campeonato se eu competisse na final, mas estou bastante feliz com o meu desempenho e agradeço todos que me apoiaram para chegar até aqui”, diz Câmara, que é piloto da Kosmic na Europa e faz parte do time Cimed Racing de jovens talentos.

Esse foi o primeiro Mundial de Kart CIK-FIA disputado por Câmara, que tem 13 anos e vem de grandes conquistas recentes no kartismo. Além de ser o atual campeão brasileiro na categoria Codasur Jr, Câmara tem vários outros títulos nos últimos anos, como o título de campeão paulista, além dos Brasileiro e Sul-Americano da Rotax. Ele também é bicampeão da Copa São Paulo de Kart e vencedor do Prêmio Capacete de Ouro nas temporadas 2015 e 2016.

“Nós pegamos várias condições diferentes de pista na Suécia. Fizemos corridas no seco e no molhado, então foi um grande desafio para mim e também para os mecânicos. Vou seguir disputando outras competições na Europa para buscar mais vitórias e outras conquistas”, diz Câmara, que neste ano já disputou corridas na França, Inglaterra, Alemanha, Itália e outros países.

Confira as principais conquistas da carreira de Rafael Câmara:

2018

Campeão Brasileiro de Kart (Codasur Jr)

Conquista da Vaga do Mundial de Kart (Suécia)

Títulos de 2016 a 2017

Campeão Sul-americano Rotax (Mini Max)

Campeão Brasileiro Rotax (Mini Max)

Bicampeão Copa São Paulo de Kart KGV

Campeão Copa Rotax (Mini Max)

Campeão Torneio de Verão Copa São Paulo KGV (Mini Max)

Campeão Torneio de Inverno Copa São Paulo KGV (Mini Max)

Campeão Torneio KGV Copa São Paulo (Mini Max)

Campeão do Capacete de Ouro

Títulos de 2014 a 2015

Campeão Paulista de Kart

Campeão da Copa São Paulo de Kart KGV

Campeão do Capacete de Ouro

Vencedor da segunda etapa do Florida Winter Tour

Campeão da Copa São Paulo Light

Pole position do Campeonato Brasileiro de Kart

Vice-campeão da Copa São Paulo Light de Kart (Cadete)

Vice-campeão Paulista de Kart (Cadete)

Vencedor da Final da Copa SP Granja Viana (Rotax Mini Rookie)

Títulos de 2011 a 2013

Campeão da Copa de Kart das Federações – categoria Mirim

Vice-campeão Brasileiro de Kart – categoria Mirim

Campeão da Copa SP Light de Kart – categoria Mirim

Campeão da Copa SP Granja Viana de Kart – categoria Mirim

Campeão Pernambucano e Paraibano de Kart – categoria Mirim

Campeão da Copa Nordeste – categoria Mirim

Vice-campeão da Copa Nordeste – categoria Mirim

Por RF1 / Fotos Sportinphoto/ RF1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *