Rally

Velocidade na Terra: Campeonato Brasileiro UPL de Velocidade na Terra vai levantar poeira no Oeste da Bahia

Velocidade na Terra: Competição acontece em Luís Eduardo Magalhães nos dias 3, 4 e 5 de agosto e receberá as categorias Autocross e Kartcross

Que o Brasil tem uma grande vocação para o agronegócio não é segredo para ninguém, mas o que talvez nem tantos saibam é que na terra também tem espaço para os apaixonados por carros de corrida e velocidade. Em sua segunda etapa o Campeonato Brasileiro UPL de Velocidade na Terra chega na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado da Bahia entre os dias 3 e 5 de agosto e vai reunir pilotos de duas tradicionais categorias: Autocross e Kartcross, a primeira é considerada a ‘Fórmula 1 da terra’.

Os pilotos começam a acelerar as máquinas na sexta-feira, dia 3 de agosto, com os treinos livres. No sábado, dia 4, acontecem as tomadas de tempo e as primeiras baterias para Autocross e Kartcross. No domingo, dia 5, mais algumas baterias fecham a etapa do certame nacional. Os pilotos vão acelerar pelo circuito do Autódromo Júnior Poletto, que conta com uma extensão de 1.900m para o Autocross e um traçado alternativo de 1.750m para o Kartcross. A largura de pista varia entre 10 e 12m ao longo do circuito. A corrida é disputada no sentido anti-horário e tem cinco curvas, sendo quatro para a esquerda e uma para a direita.

“O campeonato brasileiro está muito disputado. A estrutura em Luís Eduardo Magalhães é uma das melhores do país e tem tudo para ser uma grande etapa para todos que vão participar, seja piloto, espectador ou apoiadores e patrocinadores”, disse Gian Pasquali, presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA.

Para o presidente do Clube de Pilotos do Oeste Baiano Ricardo Mariotti, o autódromo deve quebrar o recorde de público da pista. “Nossa expectativa é de que 20 a 30 mil pessoas passem pelo autódromo Júnior Poletto durante os três dias de evento. Vai ser uma grande festa”, disse o presidente.

No Autocross, o piloto a ser batido é Ires Ricardo Basso, que fez a pole position e garantiu duas vitórias e um quarto lugar na primeira etapa, em Joaçaba (SC), e lidera o campeonato com 60 pontos. Quem segue o líder com apenas sete pontos de diferença é Celso Meneghel Silveira Mello (atual campeão brasileiro), com 53 pontos. Fechando o top 3 da categoria está Vanderlei Reck Júnior, com 51 pontos.

Abrindo a temporada nesta etapa, o Kartcross é uma importante categoria de formação de pilotos. É nela que os pilotos começam a acelerar na modalidade e aprender os segredos de guiar em uma pista dinâmica, que muda a cada volta.

O Campeonato Brasileiro UPL de Velocidade na Terra começou no mês de abril com etapa realizada na cidade de Joaçaba, em Santa Catarina, com a disputa das categorias Autocross e Marcas. O campeonato ainda passará pelas cidades de Campo Grande (MS), Cordeirópolis (SP) e Cuiabá (MT), passando assim por quatro, das cinco, regiões do país e também por importantes polos do agronegócio brasileiro.

live timing das provas e o resultado por ser acessado pelo site www.cronospeed.com.br. Os usuários do sistema Android podem baixar o aplicativo na Play Store (CRONOSPEED Cronometragem) e os usuários iOS podem acessar diretamente pelo site.

Veja a programação da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro UPL de Velocidade na Terra, em Luís Eduardo Magalhães (BA):

Sexta-feira, dia 3
13h00 – 1º treino livre – Autocross
13h45 – 1º treino livre – Kartcross
14h25 – 2º treino livre – Autocross
15h10 – 2º treino livre – Kartcross
15h50 – 3º treino livre – Autocross
16h35 – 3º treino livre – Kartcross

Sábado, dia 4
8h00 – 4º treino livre – Kartcross
8h40 – 4º treino livre – Autocross
9h00 – Briefing Pilotos BRVT
10h30 – Classificatório 1 – Q1 – Autocross
11h00 – Classificatório 1 – Q2 SUPER POLE – Autocross
11h25 – Classificatório 1 – Kartcross
13h30 – 1ª Bateria – Autocross
14h35 – 1ª Bateria – Kartcross
16h05 – 2ª Bateria – Autocross

Domingo, dia 5
8h50 – 2ª bateria – Kartcross
10h30 – Warm up + Classificatório 2 – Kartcross
11h15 – Warm up + Classificatório 2 – Autocross
13h00 – 3ª bateria – Kartcross
14h35 – 3ª bateria – Autocross
16h05 – Premiação

Por Eduardo Antonialli / Caio Scafuro / Fotos Vitor Lara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *