Uma equipe, dois carros, 4 mecânicos, um chefe de equipe e 7 pilotos, que vieram do Rio Grande do Sul, para disputar a prova mais emblemática do Automobilismo Nacional, as “1000 Milhas”, prova que é disputada desde 1956, ou seja em 2023 foi a 40a. Edição.
O Começo
Durante a temporada 2022 do calendario gaúcho de automobilismo, mais precisamente os campeonatos da Super Turismo e da Turimo 1.4. Membros da equipe Box04 e RS Sports Desenvolvimentos se reuniram com Rodrigo Sucata, com vontade de realizar um sonho, disputar as 1000 Milhas de Interlagos em SP, já que tinham a experiência de disputar provas de longa duração, tais como as 6 horas de Guaporé e a lendária 12 Horas de Tarumã.
Após a conversas ficou decidido que participaram da prova em São Paulo, com os seguintes Pilotos, Mauro Weck, Marcelo Braga, Alexandre Hoerlle, Ricardo Barth, Julio Picolli, Erico Sommer e Carlos Barcelos. Houve convite a alguns pilotos mas sem sucesso.
Também foi decidido que os carros seriam os 2 Onix que participam da Super Turismo.
Primeiro Treino
No dia 05/12 toda a equipe veio para Interlagos, uma novidade para a maioria dos pilotos, já que o Sucata, Carlos Barcelos e o Barth, já teriam andado no traçado do autódromo Paulista.
Foi um treino de reconhecimento de pista e adaptação dos carros, para não alongarmos muito, você pode conferir a matéria na íntegra no link: 1000 Milhas: Equipe BOX04 competições e a RS Sports fizeram seu primeiro treino em Interlagos
Final de semana mais esperado
Depois de muita espera e ansiedade chegou o final de semana mais esperado por todos da equipe, mas tudo começou no final de semana anterior, onde os equipamentos e os carros foram colocados no ônibus.
Na terça-feira (17/01) começou a grande jornada rumo a São Paulo, o ônibus da RS Sports Desenvolvimentos pegou a estrada, começaria aí a realização do sonho real em disputar as “1000 Milhas”.
Foi uma viagem longa, do RS para SP são aproximadamente 1.300 Km de estrada e o sonho vindo junto na bagagem.
A chegada a São Paulo
Como nem tudo são flores, chegando em São Paulo, já na quarta-feira (18/01), o ônibus apresentou problemas e tiveram que fazer uma parada, mas como um bom Gaúcho, não tiveram dúvida, desceram a churrasqueira do ônibus e fizeram um bom churrasco e lógico o Chimarrão que não pode faltar, enquanto a peça não chegava.
A peça chegou e a equipe de mecânicos já foram ao trabalho e colocaram o ônibus em pleno funcionamento e partiram para Interlagos.
Enfim Interlagos
A equipe se acomodou no Box 09, tudo que era necessário para a corrida e os carros foram desembarcados e acomodados nos seus devidos lugares. Os pilotos chegaram também na quarta-feira no final da tarde, e foram para o autódromo.
Quinta-feira (19/01), tudo pronto e os carros foram para a pista nos primeiros treinos livres, os pilotos animados com os carros, tudo correndo dentro do esperado.
Mas, com carro de corrida as vezes são tinhosos, o Onix #22, resolveu dar um susto na equipe, um perda de potência, estava deixando a equipe maluca e quem também resolveu aprontar foi o Corsa #56, que de última hora foi o escolhido para vir para a prova (em virtude de um problema com o Onix #56 que viria originalmente) resolveu querer “economizar” combustível. Os carros deixaram a equipe maluca, mas entrou o bom e velho chimarrão, uma pausa e uma boa revisão nas crianças, tudo resolvido para o dia seguinte.
Dia 20/01, dia de classificação, os carros prontos, revisados, sapatos novos, os pilotos fizeram os treinos da manhã, tudo certo para o classificatório.
Mas Interlagos sempre é uma caixinha de surpresa e quem apareceu, a chuva, ela mesmo veio para lavar a pista e não deixar os pilotos irem para a classificação. No início um pouco de decepção, pois queríamos ver as lutas por posições no grid.
Fomos para o Briefing e foi decidido que o grid de largada seria a soma dos tempos dos treinos anteriores, com isso a equipe garantiu a P1 do Onix #22 na categoria TN1 e a P3 para o Corsa #56 na TN1.4, foi algo sensacional, mas lembrando que seriam 12 horas de prova e não uma bateria de 20 minutos.
O grande dia
Chegou sábado (21/01), pista limpinha, depois que os deuses de interlagos mandaram a chuva para deixar a pista impecável para a prova, que começaria às 00:00. Claro que o autódromo não ficou parado, tivemos algumas provas durante o dia de outras categorias.
Às 22:10 o ronco dos carros começou a rugir em Interlagos, estava aberta a pista para o Warm Up, para testes de faróis e últimos ajustes, foram 20 minutos e os carros voltaram para o box.
Às 23:30 os boxes foram abertos para a formação do grid de largada, aí começaria o início da batalha que os pilotos e seus carros enfrentam e exatamente as 00:00, finalmente iniciou a primeira volta de apresentação onde o Safety Car fez uma volta rápida para que os pilotos pudessem esquentar os pneus e na sequência uma segunda volta mais lenta para a formação de fila indiana para aí sim termos a tão esperada largada.
Bandeira Verde
O safety Car saiu para os boxes e começou as 1000 Milhas, todos os carros passaram ilesos pelo S do Senna e seguiram firme pelas retas e curvas de Interlagos, a bordo do #56 estava o piloto Carlos Barcelos e no #22 Mauro Weck, que fizeram o primeiro stint.
No decorrer da madrugada o Onix #22 apresentou problemas, mas a equipe de mecânicos junto com o chefe de equipe Rodrigo Sucata, trabalharam incansavelmente para solução do problema, e com isso o carro caiu para a P3, e faltando poucos minutos para o fim da prova infelizmente uma quebra de motor acabou o tirando da prova, Mesmo com o abandono, o carro da equipe Box04, conseguiu manter a terceira posição, pois seu concorrente direto também apresentou problemas.
Mesmo o carro com problemas, os pilotos Marcelo Braga, Mauro Weck, Julio Picolli, Alexandre Hoerlle e Erico Sommer, não desistiram e conseguiram durante a prova manter uma constância o que garantiu a P3 no final.
Já o Corsa #56 largou da terceira posição, fez uma corrida impecável, foi conquistando posições até chegar na P1 na parte da manhã e se manteve até o final da prova. E para abrilhantar mais ainda a vitória da Equipe RSSPORTS Desenvolvimentos, a categoria TN1.4, estreou nesta e edição das 1000 Milhas e o carro #56 foi o primeiro carro na história a vencer nesta categoria além de ser o carro do grid a ganhar mais posições, foram 30 ao todo.
E isso mostra como os carros da 1.4, são resistentes e constantes, basta uma estratégia, um planejamento e constância na prova, para que o sucesso possa vir, e foi o que a equipe e seus pilotos, Carlos Barcelos, Mauro Weck, Julio Picolli, Alexandre Hoerlle e Ricardo Barth, fizeram desde os treinos até a corrida.
E assim foi a 1000 Milhas – GP Cidade de São Paulo, muita alegria na equipe, todos muito emocionados, com o sentimento de dever cumprido e sonho realizado. O automobilismo gaúcho vem invadindo as principais praças de corridas, com a categoria Turismo 1.4, que já está em âmbito nacional e em uma crescente muito grande.
Agora vamos nos ver só em 2024 e que essa equipe possa vir lutar pelo Bicampeonato e que possam aparecer mais equipes na TN1.4 para abrilhantar mais ainda as 1000 Milhas.
Até 2024!
Sobre os carros
O Onix #22 tem patrocinio de Hoerlle Mecânica, M2B. Protepar e BOX4.
O Corsa #56 tem patrocicio de Carla Gronefeld Marketing, Gcor Tintas, Atitude Consorcios, Gomes Pet, Dogão Pets, Hamburgo Pneumatica, Ingermaq. Apoio Exclusive Personalizados e Portal Planeta Velcodiade, motul e Prof Carlos Barcelos. Assessoria de impressena Planeta Velocidade e Curva do S.