Escute a rádio Planeta Velocidade!

3ª ETAPA DO TCP MOURAS E TC MOURAS EM LA PLATA É MARCADA POR PUNIÇÕES E CORRIDA MORNA NA CATEGORIA PRINCIPAL

14 de fevereiro de 2021

j

Daniel Mendes

A terceira etapa do TCP Mouras e TC Mouras novamente disputada em La Plata no circuito Jose Roberto Mouras numa variação de pista que conta com uma chicane ao final da reta principal deveria proporcionar ainda mais emoção do que as fantásticas provas da semana passada, porém o que se viu foram corridas mornas e decididas por punições aos vencedores. Por sorte, a Formula 3 Metropolitana salvou o dia.

FORMULA 3 METROPOLITANA

Já na sexta etapa do campeonato 2020/2021, a F3 Metropolitana começa a indicar quem irá disputar o título da categoria. Com uma pilotagem irretocável nas duas corridas do fim de semana Gianfranco Barbara começou a se aproximar do líder Esteban Mancuso que ainda tem a confortável vantagem de uma corrida sobre o segundo colocado.

A corrida foi marcada por disputas acirradas do início ao fim. Já na largada o pole Juan Pablo Guiffrey e o 2º colocado Gianfranco Barbara começaram a duelar pela primeira posição e antes mesmo do fim da primeira volta o líder do campeonato Esteban Mancuso que largou da 6ª posição chegou pra festa ao assumir a terceira posição. Mancuso chegou a assumir a segunda posição ao ultrapassar Barbara, mas tomou o troco logo após o complemento da primeira volta.

Uma bandeira amarela acionada na segunda volta tratou de acalmar momentaneamente os ânimos dos ponteiros.  Na relargada os três primeiros chegaram a ficar lado a lado e Barbara acabou superando Guiffrey para assumir a ponta. Com um ritmo consistente Barbara começou a abrir dos demais enquanto Mancuso perdia a terceira posição para Rey e a quarta para Séfcheck.

Enquanto Barbara seguia abrindo na primeira posição, nas demais os pegas continuavam intensos e na 8ª volta Rey assumia a segunda colocação ultrapassando Guiffrey no final da reta. E apesar da briga pela segunda posição seguir intensa até o final da corrida, não houve mais alterações. Ao final Barbara cruzou a linha em primeiro com Rey e Guiffrey completando o pódio.

Gianfranco Barbara (a frente) alcança sua 11ª vitória na categoria e assume a vice-liderança da categoria – Site Oficial F3 Metropolitana

TC PISTA MOURAS

Na corrida preliminar Serie 1 Ochoa e De Bonis dividiram a primeira fila. A disputa entre ambos foi intensa e antes da primeira curva do circuito De Bonis já havia ultrapassado Ochoa e na segunda volta da corrida já havia aberto mais de um segundo na liderança que se consolidou no início da 4ª e última volta com a entrada do pace car em razão de um acidente na pista.

Na Serie 2 a primeira fila contava com Franco Abasciano de Chevrolet e Gaspar Chansard com seu Dodge. Após a largada, os dois primeiros colocados andaram lado a lado até o segundo setor do circuito quando Chansard conseguiu tomar a liderança e levar seu Dodge até a vitória da série com uma pilotagem consistente.

Na corrida principal, que recebe o nome de final pelas regras do torneio, alinharam nas quatro primeiras posições do grid os pilotos Gaspar Chansard na pole, Ramiro De Bonis, Franco Abasciano e Joaquín Ochoa.

Após a largada Chansard manteve a ponta e tentou abrir do segundo colocado, mas De Bonis tratou de abrir caça ao líder e o comboiou durante  11 voltas, até que com uma investida logo após a chicane da reta principal acabou tocando na traseira do Dodge de Chansard, tirando-o da pista.

Com a manobra De Bonis assumiu a liderança, Jaime herdou a segunda posição e Chansard que conseguiu retornar à pista se posicionou em terceiro. Neste momento era De Bonis que começava a sofrer pressão de Jaime, mas as três primeiras posições se mantiveram inalteradas até a bandeirada.

As posições sim, mas o resultado não, pois De Bonis foi punido pelo toque em Chansard e recuou para o terceiro posto com Alberto Jaime vencendo a prova e Chansard ficando em segundo. Mesmo assim, De Bonis se manteve líder do TC Pista Mouras com apenas com apenas 2,5 pontos a frente de Alberto Jaime. Chansard assumiu a terceira posição do campeonato.

O pódio do TC Pista Mouras, com Chansard, Alberto Jaime e Ramiro De Bonis – ACTC

TC MOURAS

Tal como no TC Pista Mouras, antes da corrida principal, ocorrem duas corridas preliminares para definição do grid. Na Serie 1 dividiram a primeira fila Diego Azar e Jeremías Olmedo com o segundo colocado ultrapassando Azar logo após a largada lançada. Começou então uma batalha que duraria até a última curva da última volta da corrida preliminar, quando após dar um leve toque na traseira do Ford de Olmedo, Azar fez a ultrapassagem há metros da linha chegada. A vitória, entretanto ficou com Olmedo já que os comissários consideraram irregular a manobra que decidiu a prova.

A Serie 2, que foi bem menos empolgante que a anterior, tinha na primeira fila Marcos Quijada e Rudi Bundziak. Após a largada o segundo colocado Bundziak percorreu um setor inteiro do circuito ao lado do pole para finalmente ultrapassá-lo. Porém, ao contrário da Serie 1 não houve disputa pela primeira posição pois Bundziak conseguiu abrir uma diferença confortável, cruzando a linha de chegada a 1,6 segundos de Quijada.

Na corrida principal que fechou mais um festival de velocidade, as quatro primeiras posições eram ocupadas pelos principais aspirantes ao título da temporada. Rudi Bundziak largou na pole tendo Jeremías Olmedo ao seu lado e na segunda fila alinhavam Marcos Quijada e Diego Azar.

Dada a largada Bundziak manteve a ponta e começou a abrir dos demais, ao passo que a disputa seguia firme da segunda posição em diante. Na quarta volta com as distâncias entre os ponteiros já se consolidando, Diego Azar teve problemas no motor de seu Chevrolet e acabou abandonando a corrida.

A corrida seguiu morna até seu final com disputas apenas nas posições intermediárias e com as primeiras posições inalteradas, Bundziak conquistou sua primeira vitória na categoria e de quebra entrou na briga pelo título assumindo a terceira posição no campeonato. Completaram o pódio Jeremías Olmedo e Marcos Quijada que são respectivamente líder e vice-líder do TC Mouras.

A próxima etapa está marcada para 21 de março em local ainda a ser confirmado. E se você está curtindo esta cobertura, saiba que as corridas são transmitidas ao vivo pelo YouTube da ACTC e da Televisão Pública Argentina.

Rudi Bundziak lidera de ponta a ponta para conquistar sua primeira vitória na categoria – ACTC

Daniel Mendes

Daniel Mendes

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais