A BMW M Motorsport retorna ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e às 24 Horas de Le Mans (FRA) em 2024. Um ano após sua temporada de estreia no Campeonato Norte-Americano IMSA WeatherTech SportsCar em 2023, com o BMW M Hybrid V8 que também vai competir na categoria Hypercars no Campeonato Mundial de Endurance oficial da FIA.
Na última segunda-feira 25/07, o primeiro protótipo BMW M Motorsport, sucesso do lendário BMW V12 LMR, completou suas primeiras voltas no roll-out em Varano de Melegari (ITA).
“A decisão de competir com o BMW M Hybrid V8 na IMSA a partir de 2023 e o WEC a partir de 2024 é um marco para o projeto”, disse Franciscus van Meel, CEO da BMW M GmbH. “Eu experimentei e me maravilhei com o talento extraordinário das 24 Horas de Le Mans durante meu primeiro mandato como CEO da BMW M, então estou muito empolgado por lutar pela vitória com a BMW M Motorsport novamente neste clássico e em todo o mundo do Endurance. O BMW M Hybrid V8 representa um ponto de virada para a eletrificação da BMW M. A série IMSA na América do Norte e o WEC, que acontece em todo o mundo, são as plataformas perfeitas para usar nosso protótipo para mostrar como a BMW eletrificada e os carros M estarão no futuro.”
Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport, disse: “Devido ao cronograma muito apertado para o projeto LMDh, o plano sempre foi focar em um campo de aplicação na primeira temporada em 2023. A série IMSA é perfeitamente adequada para isso. No entanto, nosso objetivo de médio prazo era obviamente correr em duas frentes com o BMW M Hybrid V8 e também usar a plataforma principal fornecida pelo WEC e pelas 24 Horas de Le Mans. Estamos agora trabalhando com determinação para isso, ao mesmo tempo que nosso programa na América do Norte. Demos um passo importante na segunda-feira. O carro completou com sucesso sua implantação na Dallara em Varano de Melegari. Agora começamos o trabalho de teste intensivo antes da estreia da corrida em janeiro de 2023 em Daytona.”
O BMW M Hybrid V8 não apenas usou a pista de testes da Dallara para seu primeiro teste funcional, mas também passou vários dias na pista esta semana. Os pilotos da BMW M Connor De Phillippi (EUA) e Sheldon van der Linde (RSA) alternam no volante. “Foi uma honra e um prazer completar as primeiras voltas do BMW M Hybrid V8”, disse De Phillippi após o lançamento na segunda-feira. “Este foi um dia histórico para a BMW M Motorsport dentro do projeto LMDh. Passo a passo passamos por todas as funções do carro e no final do dia conseguimos fazer algumas voltas com potência quase total, o que é um bom resultado para um roll-out. Um enorme obrigado a todos que trabalham tão duro para este projeto na BMW M Motorsport, BMW M Team RLL, BMW M Team RMG e Dallara!”
Mais testes europeus estão programados para agosto, antes que a BMW M Team RLL e uma equipe de especialistas da BMW M Motorsport iniciem os preparativos específicos da IMSA com testes nos EUA a partir de setembro. Ao longo da fase de testes, vários pilotos da BMW M estarão ao volante. Quem vai ocupar os cockpits para a temporada 2023 da IMSA será decidido posteriormente. O mesmo vale para a equipe de operações do WEC e os pilotos para a temporada 2024.
No ano seguinte, a BMW M Motorsport retornará a Le Mans com um protótipo pela primeira vez desde 1999. Naquela época, Joachim Winkelhock (GER), Pierluigi Martini (ITA) e Yannick Dalmas (FRA) conquistaram a vitória geral após 24 horas de corrida no BMW V12 LMR. No mesmo ano, o carro também triunfou nas 12 Horas de Sebring (EUA), onde seu sucessor, o BMW M Hybrid V8, disputará em 2023.
E o Planeta Velocidade estará trasendo todas as informações sobre a entrada da BMW no endurance.
Fotos BMW