Escute a rádio Planeta Velocidade!

Abertura da Motogp sem Motogp.

10 de março de 2020

j

Colaboradores Planeta Velocidade

ATUALIZAÇÃO: Acaba de ser informado que a etapa de Austin, que seria a primeira da MotoGP, foi adiada para 15 de novembro, após Valência, por conta do surto de coronavírus. Com isso, a próxima etapa do Mundial de Motovelocidade será realizada na Argentina, dia 19 de abril.

É isso mesmo, o título não está errado. O campeonato de motos protótipos começou sem sua categoria principal.

Texto Fabricio Barbosa
http://www.Instagram.com/toqueracing

Revisão Francisco Brasil

             Atualmente o mundo vem sofrendo com o Coronavírus e, por conta da situação, alguns países estão em alerta tomando algumas medidas para evitar a propagação. E uma da ações tomadas pelo Qatar, país que era palco da 1ª etapa, seria que todos que chegassem ao país ficassem de quarentena, sendo que a maioria das equipes vem da Europa onde tem uma concentração grande do vírus, não haveria tempo para as equipes chegarem e respeitar a quarentena antes do evento. Mas e a Moto2 e Moto3 aconteceram? No caso das categorias de acesso, as equipes já estavam no Qatar para os testes pré temporada, então já permaneceram para a corrida.

             Na moto3 nada diferente do que era esperado: “velhos” conhecidos ocuparam as primeiras filas do grid; alguns pilotos mudaram de equipes e o campeão e o vice de 2019 subiram para a moto2. A grande novidade do grid que foi a entrada de uma nova montadora: a HUSQVARNA, marca tradicional no off road, que quer ganhar espaço nas pistas de asfalto, sendo que ela já participou do campeonato em anos anteriores. A montadora é do mesmo grupo KTM, que declarou em entrevista que esse ano a HUSQVARNA vem com projeto totalmente independente. A montadora, HUSQVARNA, vai fornecer motos para equipe Sterilgarda Max Racing Team, do ex piloto Maxx Biaggi.

             Na moto3 largar na frente nem sempre é garantia de um bom resultado, pois o pelotão da frente sempre é composto de muitos pilotos e qualquer erro pode custar várias posições. Por isso as corridas são emocionantes. O mundial de moto3 começou com a vitória de um piloto já conhecido no grid, #75 Albert Arenas, seguido por outro veterano da categoria #17 John Mcphee e, fechando o pódio em 3º lugar, #79 Ai Ogura que herdou a posição de #5 Jaume Masia havia ultrapassado os limites das pistas por três vezes, sendo punido.

Foto: Twitter oficial @AlbertArenas75

             A moto2 prometia uma grande corrida, desde a classificação, onde vimos o piloto Americano #16 Joe Robert se destacar largando da pole, sendo que seu melhor resultado em corrida foi uma 10ª colocação. #16 Joe Roberts tinha uma missão difícil e um pelotão experiente a sua caça.

             Quem largou muito bem foi #10 Luca Marini, que saltou na frente e conseguiu por varias voltas liderar até seu equipamento começar a se desgastar e ir perdendo posições, até que na ultima volta sofreu um acidente ao ser tocado por outro concorrente quando ocupa a décima posição.

            E parece que a turma que largou atrás estava disposta a brigar por um lugar no pódio. A exemplo disso, #7 lorenzo Baldassarri e #45 Tetsuta Nagashima encostam e brigam por um lugar no top 3. Como falamos, #16 Joe Robert estava fazendo uma boa corrida, mas seu equipamento também se desgastou, porem ele conseguiu segurar a 4ª posição. Mas o grande destaque da corrida foi mesmo o japonês  #45 Tetsuta Nagashima que largou da 14ª posição e chegou em primeiro, encerrando um jejum de 10 anos de uma vitória nipônica na corrida de abertura da moto2.

Foto: Twitter oficial motogp

             Quanto as próximas corridas da MotoGP, ainda há incertezas. Após o cancelamento do Qatar e adiamento da etapa da Tailândia, a corrida dos EUA deveria abrir o campeonato da categoria rainha, porém ainda está tudo em aberto por conta do crescente aumento de casos do corona vírus na América do Norte. Nas o CEO da Dorna, entidade responsável pelo MotoGP, em entrevista disse que vai fazer de tudo para cumprir toda etapas .

Confira o calendário provisório:

Foto: Twitter oficial Motogp

Foto destaque Twitter oficial Motogp

Colaboradores Planeta Velocidade

Colaboradores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais