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Planeta Motor: Ajustando o Chiron Pur Sport na pista de teste

23 de maio de 2020

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Editores Planeta Velocidade

Os engenheiros da Bugatti fornecem uma visão exclusiva de seu trabalho de desenvolvimento

Um rugido profundo e borbulhante emerge da curva, seguido por um som alto de assobio. Um Bugatti Chiron Pur Sport preto vira na reta final, passa rapidamente pelos boxes a todo vapor logo depois – e desaparece na próxima curva. Rápido, poderoso e espetacular.

Tradução Marcos Amaral
Revisão Francisco Brasil

Fotos Cortesia da Bulgatti

Após semanas de bloqueio por conta do COVID-19, os engenheiros da Bugatti podem finalmente testar o hiper esportivo em um circuito novamente. “Isso é crucial para o desenvolvimento, porque o Chiron Pur Sport está configurado para desempenho máximo e dinâmica lateral. As voltas nas pistas de teste são incrivelmente importantes aqui”, diz Stefan Ellrott, chefe de desenvolvimento da Bugatti. Eles são essenciais para o ajuste fino do chassi, manuseio, controle do amortecedor, direção, desgaste dos pneus e caixa de velocidades, bem como para testar todos os novos componentes do motor no caminho para a produção em série. A impressão geral do veículo em todas as condições de carga e em todas as velocidades também é repetidamente verificada e ajustada durante os testes: “Com o Chiron Pur Sport, estamos buscando uma abordagem de desenvolvimento mais extrema e radical. É o carro perfeito para todos os motoristas que gostam de fazer curvas nos limites e querem sentir uma conexão com a estrada ”, explica Ellrott. A filosofia por trás do Pur Sport está alinhada com a do fundador da empresa, Ettore Bugatti, que enfatizou a criação de um veículo especial para todos os fins.

Pista desafiadora

9 curvas à direita, 10 curvas à esquerda. 44 subidas e mergulhos. 20% em aclives e 26% em declives, com uma mudança de altitude de 70 metros sobre 4.207 metros. O Bilster Berg é um circuito localizado no coração da Floresta de Teutoburgo, na Alemanha – e por três dias em maio é a pista de testes do novo Chiron Pur Sport. Em conformidade com os regulamentos legais locais, os engenheiros estão usando capacetes de segurança e roupas à prova de fogo. Sua tarefa é medir e analisar dados precisos em um tempo muito curto e aplicar os resultados ao veículo. Oito engenheiros – entre eles o chefe de desenvolvimento, Stefan Ellrott, e o chefe de desenvolvimento de chassi, Jachin Schwalbe – recuam dos quilômetros de teste em dois protótipos Pur Sport pré-série. A equipe é reduzida em tamanho para cumprir todas as normas de segurança atuais e não comprometer a saúde dos funcionários.

Os veículos retornam aos boxes depois de algumas voltas rápidas. O ar quente sobe dos arcos das rodas, enquanto o motor de 16 cilindros balança silenciosamente em velocidade lenta. Os dados são lidos, os pneus são trocados. No paddock, vários conjuntos de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R estão prontos e aguardando nos boxes, enquanto as chaves de impacto dos três mecânicos zumbem incessantemente. “É um programa apertado que planejamos. Mas usamos todos os dias para ajustar ainda mais o Pur Sport. Dada a topografia tridimensional desafiadora e a pista bem segura aqui, com suas amplas zonas de escape, podemos levar o Pur Sport ao seu limite físico”, diz Stefan Ellrott.

Novo chassi requer ajuste amplo

Repetidas vezes, os engenheiros estão juntos em seus trajes de corrida à prova de fogo, mantendo uma distância segura um do outro enquanto se inclinam sobre os laptops com as colunas dos gráficos e discutem os valores. Além do novo chassi, significativamente mais firme, com curvatura modificada, pneus recém-desenvolvidos e uma caixa de câmbio de menor proporção, eles também precisam ajustar novamente o motor com seu turbocompressor e componentes de segurança. “Todo sistema precisa funcionar perfeitamente sozinho, mas também em conjunto com todo o veículo, é claro. E tem que fazê-lo em todas as velocidades e para todos os movimentos”, explica Jachin Schwalbe. Especialmente no novo modo de condução. Pela primeira vez, o ESC Sport + permite que pilotos experientes movam o Chiron facilmente em desvios controlados em pistas de corrida, controlando a parte traseira com o pedal do acelerador antes que o ESC freie o hiper esportivo. “Mesmo para nossos engenheiros familiarizados com o Chiron, isso é tão divertido que eles não querem sair do carro. O Chiron Pur Sport faz de você um piloto melhor”, explica Jachin Schwalbe.

A parte frontal plana com design dinâmico e a asa traseira maciça demonstram instantaneamente o desejo de curva dos carros hiper esportivos. Os dados técnicos combinam com o visual: o Pur Sport perdeu cerca de 50 kg de peso em comparação com o Chiron2, enquanto o down force foi aumentado e o chassi é firme, ágil e ajustado para as estradas mais exigentes com curvas variadas. Além disso, há uma caixa de câmbio recém-desenvolvida com uma relação de transmissão 15% menor e uma velocidade máxima do motor aumentada. “O motor W16 com 1.500 PS e 1.600 newton metros de torque agora parece acelerar ainda mais, proporcionando uma experiência de condução significativamente mais tangível e emotiva”, diz Stefan Ellrott. As marchas passam pela transmissão de dupla embreagem de sete velocidades em ritmo ultra-rápido a plena carga.

“Graças à nova geometria da suspensão, os pneus Michelin mais macios com aderência ainda melhor e a enorme asa traseira, a aceleração do Pur Sport nas curvas é ainda mais brutal. É simplesmente uma máquina de dirigir pura e intransigente”, diz Jachin Schwalbe com entusiasmo. Como resultado, o Chiron Pur Sport acelera na sexta marcha de 60 a 120 km/h, quase dois segundos mais rápido que o já extremamente rápido Chiron. Em suma, os valores de elasticidade são 40% maiores que os do Chiron. A Bugatti deve iniciar a produção em série do Chiron Pur Sport, limitado a 60 unidades, no segundo semestre de 2020. O preço líquido é de 3 milhões de euros.

Testes adicionais em pistas de corrida seguirão nas próximas semanas, incluindo o famoso Nürburgring Nordschleife, com sua pista de mais de 20,83 quilômetros. Lá também, o objetivo será testar, testar e testar novamente – até que todos os componentes sejam perfeitamente compatíveis e o Chiron Pur Sport ofereça o melhor desempenho possível. E os clientes da Bugatti que já encomendaram o Chiron Pur Sport em breve poderão experimentá-lo por si mesmos.

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