Escute a rádio Planeta Velocidade!

Fórmula 1 – Alpine trará pacote de atualização já para próxima etapa

9 de abril de 2021

j

Marcio de Luca

Depois de um início de temporada muito aquém do esperado, a Alpine trará para a próxima etapa, o GP da Emilia-Romagna, que acontece no circuito de Ímola, Itália, um pacote de atualizações para o seu carro.

Na etapa de abertura do Bahrein, o espanhol Fernando Alonso não concluiu a prova e o francês Esteban Ocon terminou na 13ª colocação, fora da zona de pontuação. Com isso viu suas rivais diretas, McLaren, Ferrari, AlphaTauri e Aston Martin, todas marcarem pontos. “Atrás da Red Bull e da Mercedes, temos a McLaren, AlphaTauri e Ferrari que foram fortes, um pouco mais fortes do que esperávamos”, disse Marcin Budkowski, diretor esportivo da equipe.

Esteban Ocon no treino pro GP do Bahrein – Foto: Alpine

O regulamento

Segundo Budkowski, o regulamento deste ano permite poucas mudanças no carro, onde as áreas possíveis de se mexer e conseguir obter algum ganho são o fundo plano (assoalho) e o difusor traseiro, locais onde as equipes buscam soluções diferentes, e neste sentido a McLaren parece ter saído na frente.

Além das restrições do regulamento deste ano, devemos lembrar também o teto de gastos que entrou em vigor nesta temporada, bem como o desenvolvimento do carro para o próximo ano, que trará um grande volume de alterações, o que demandará um alto volume de investimentos.

“Há uma área que mudou nos regulamentos, que é uma área do desenvolvimento [nosso] neste momento e são o fundo plano e do difusor. Fizemos alguns estudos ao longo dos testes [de pré-temporada] e fizemos algum trabalho no Bahrein e, sem dúvida, vamos fazer mais algumas coisas nas próximas corridas. Todos os outros times também o farão. É uma área que vai mudar muito ainda. Temos um pacote bastante decente de atualização para Ímola, por isso teremos mais algumas peças novas e mais desempenho no carro em Ímola. E em geral, nas primeiras corridas da temporada, teremos mais algumas peças novas chegando”, disse Budkowski.

Alpine e suas atualizações

Alonso no GP do Bahrein – Foto: Alpine

Nesta semana a Alpine já havia informado a imprensa que seu carro está praticamente no final da vida útil no que diz respeito a atualizações, uma vez que o modelo de 2020 havia sido uma simples evolução do carro da temporada anterior, já que os novos regulamentos entrariam em vigor nesta temporada, porém, postergados em função da pandemia mundial da Covid-19.

Ainda assim, o assoalho – local onde as principais mudanças foram aplicadas neste ano com o novo regulamento – que reduziu em 10% o apoio aerodinâmico dos carros, será um dos pontos onde todas as equipes tentarão buscar um algo mais.

“Vai ser muito apertado, circuito a circuito, vai ser muito variável. O nosso objetivo é estar à frente deste grupo [McLaren, AlphaTauri e Ferrari], em vez de estarmos na retaguarda e, neste momento, estamos mais no meio. Nos faltam apenas alguns décimos [de segundo] para estarmos na frente. Pode ser diferente na próxima corrida e vai ser interessante observar porque as equipes irão desenvolver os seus carros um pouco mais, mas não muito por causa dos regulamentos de 2022, por isso vai ser interessante. Aquele meio da tabela vai ser muito, muito competitivo durante toda a temporada”, concluiu o dirigente polonês.

Próxima corrida

Desta forma, a já eletrizante corrida de abertura da temporada deverá ter companhia com o próximo grande prêmio no que diz respeito às disputas na pista, algo saudável para o esporte e que há muito tempo eram esperadas.

Marcio de Luca

Marcio de Luca

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais