Brasileiro de Velocidade na Terra 2020 terá etapa única e corridas noturnas em Cuiabá

3 de dezembro de 2020

j

Assessorias de Imprensa

Edição deste ano do campeonato nacional contará com a disputa das categorias Autocross e Kartcross e terá provas noturnas com transmissão ao vivo via streaming

Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá (Divulgação)

O Autódromo Bom Futuro em Cuiabá (MT) já está preparado para receber os pilotos postulantes ao título nacional do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra (BRVT) 2020 entre os dias 3 e 5 de dezembro. São esperados, pelo menos, 32 carros no grid do Kartcross e mais 19 no Autocross, considerada a Fórmula 1 da terra. Todo o circuito cuiabano recebeu iluminação e pela primeira vez na história um campeonato nacional receberá provas noturnas. Sem pode contar com a tradicional presença do público no autódromo devido a pandemia, a categoria vai transmitir via streaming no YouTube (www.youtube.com/brvtonline) todas as disputas das duas categorias na sexta-feira (4) e no sábado (5).

Para o presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra da Confederação Brasileira de Automobilismo (CNVT/CBA) Gian Roberto Pasquali, será um evento diferente do que o púbico da terra está acostumado, mas feito com o mesmo profissionalismo de sempre. “Desde 2017 a gente vêm reestruturando o Brasileiro de Velocidade na Terra, dando uma cara diferente e mostrando que é possível fazer um nacional de respeito para a categoria. Neste ano de 2020 será um novo desafio, com todas as dificuldades que vão tornar essa edição ainda mais especial. Será uma etapa única, com menos pessoas envolvidas, mas com o mesmo empenho e profissionalismo de sempre”, comentou Pasquali.

Adroaldo Wesheimer, campeão Autocross 2019 (Victor Lara)

A temporada 2020 promete muita emoção e muita velocidade no Autódromo Bom Futuro. No Kartcross o título de campeão vai mudar de mãos, já que o atual campeão Marcos Beck, de Luis Eduardo Magalhães (BA) não deve participar do nacional neste ano. Na categoria de entrada da terra o que chama a atenção é a diversidade de idade dentro do grid, indo de novatos de apenas 15 anos até os mais experientes com 64 anos.

Por outro lado, no Autocross, o atual campeão Adroaldo Weisheimer vai lutar com todas as forças para conquistar o bicampeonato. A corrida pelo campeonato ainda vai contar com mais ‘medalhões’ e chega a ser impossível indicar um favorito. No grid de 19 carros estão nomes de campeões brasileiros como Celsinho Mello, Ricardo Basso, Vanderlei Reck, Alexandre Garcia e tantos outros nomes.

Carro do atual campeão do Autocross (Vcitor Lara)

As atividades de pista começam na quinta-feira (3) com três sessões de treinos livres para cada categoria a partir das 18h (horário local, 19h de Brasília), com previsão de encerramento às 22h30. Esse será o primeiro contato de muitos pilotos com o percurso de 1.960 metros totalmente iluminados na capital matogrossense.

Na sexta-feira (4) o dia começa logo no início da tarde, às 13h com mais duas sessões de treinos livres para cada categoria. Neste dia acontecem as baterias da primeira prova do fim de semana, com os classificatórios e duas baterias tanto para o Kartcross quanto para o Autocross.

No sábado (5) serão conhecidos os campeões nacionais. O Kartcross vai para a pista com mais uma sessão classificatória e as duas baterias da segunda prova, enquanto o Autocross terá a segunda e a terceira prova, com sessões de classificação para cada uma das provas. Toda a programação do BRVT pode sofrer alterações.

A situação pede um rigoroso protocolo de segurança e a organização limitou o número de profissionais trabalhando no evento e também o número de integrantes de cada equipe, sendo que cada piloto pode levar duas pessoas. Todas as pessoas indicadas para acessar a arena terão que apresentar laudo negativo para o teste RT-PCR para COVID-19, além de cumprir todas as exigências de prevenção e distanciamento definidas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Programação do BRVT 2020 em Cuiabá (MT) – Horário local (-1h em relação ao oficial de Brasília)*:

Quinta-feira, dia 3
18h – Kartcross – 1º treino livre
18h50 – Autocross – 1º treino livre
19h40 – Kartcross – 2º treino livre
20h30 – Autocross – 2º treino livre
21h20 – Kartcross – 3º treino livre
22h10 – Autocross – 3º treino livre

Sexta-feira, dia 4 – Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=_d04jdjHhNY
13h – Kartcross – 4º treino livre
13h20 – Autocross – 4º treino livre
14h10 – Kartcross – 5º treino livre
14h30 – Autocross – 5º treino livre
15h50 – Kartcross – Classificatório 1ª Prova
16h40 – Autocross – Classificatório Q1 1ª Prova
17h – Autocross – Classificatório Q2 “Super Pole” 1ª Prova
17h45 – Kartcross – 1ª Bateria – 1ª Prova
19h – Autocross – 1ª Bateria – 1ª Prova
20h05 – Kartcross – 2ª Bateria – 1ª Prova
20h35 – Autocross – 2ª Bateria – 1ª Prova

Sábado, dia 5 – Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=9W8hvFImQ_E
10h – Autocross – Warm-up
10h35 – Kartcross – Warm-up
11h10 – Autocross – Classificatório Q1 2ª Prova
11h30 – Autocross – Classificatório Q2 “Super Pole” 2ª Prova
12h45 – Kartcross – Classificatório 2ª Prova
13h35 – Autocross – 1ª Bateria – 2ª Prova
14h40 – Kartcross – 1ª Bateria – 2ª Prova
15h30 – Autocross – 2ª Bateria – 2ª Prova
17h15 – Autocross – Classificatório Q1 3ª Prova
17h35 – Autocross – Classificatório Q2 “Super Pole” 3ª Prova
18h10 – Kartcross – 2ª Bateria – 2ª Prova
19h – Autocross – 1ª Bateria – 3ª Prova
21h – Autocross – 2ª Bateria – 3ª Prova
22h15 – Premiação

*Toda a programação do evento está sujeira a alteração, uma vez que com chuva as provas na terra não são realizadas.

Siga o BRVT nas redes sociais:

Instagram: @br_vt
Facebook: http://facebook.com/brvelocidadenaterra
YouTube: http://youtube.com/brvtonline
Foto destaque Victor Lara

Assessorias de Imprensa

Assessorias de Imprensa

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais