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Bristol Dirt: Terminologias e perguntas frequentes sobre Bristol Dirt Race

25 de março de 2021

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Marcos Amaral

A NASCAR Cup Series vai correr na terra pela primeira vez desde 1970, juntando-se ao Camping World Truck Series nos eventos deste fim de semana no Bristol Motor Speedway.

A Camping World Truck Series chegará à pista de terra de Bristol para a Pinty’s Truck Race on Dirt no sábado e a Cup Series realizará a Food City Dirt Race no domingo.

Antes de cada evento, ambas as séries irão realizar sessões de treinos e seções de de qualificação, que irão determinar as posições de largada. O grid para cada uma das quatro baterias de qualificação por série será determinado por sorteio aleatório.

A fim de prepará-lo para um fim de semana cheio de ação em corridas na terra, reunimos um glossário que inclui a terminologia que você provavelmente ouvirá nas transmissões e nas perguntas mais frequentes.

Pneus que usados para as corridas
Foto twitter.com/GoodyearRacing

Terminologias de corridas na terra

Bite: a quantidade de tração que a banda de rodagem mantém nos pneus traseiros, o que permite maior aderência na superfície de corrida de terra.

Bottom feeder: quando um piloto decide correr na linha mais baixa da pista de corrida durante uma corrida.

Cushion: uma borda de sujeira formada quando vários carros correm na parte superior da pista de corrida. O “Cushion” aumentará à medida que os carros percorrerem uma linha mais alta na pista durante todo o evento.

Dry or slick track: quando a superfície de corrida de terra retém pouca ou nenhuma umidade, o que resulta em uma superfície com mais poeira.

Feathering the throttle: a quantidade de uso que o piloto aplica no pedal do acelerador ao longo da curva, dependendo da disponibilidade de aderência na superfície de corrida de terra. Quanto melhor o carro manobrar nas curvas, mais aceleração eles conseguirão aplicar.

Hopping the cushion: Quando um carro pula acima da borda de terra no topo do sulco de corrida mais alto, o que vai perturbar o carro e fazer com que ele salte na pista e potencialmente contra a parede externa.

Passing points: A quantidade de pontos coletados com base em quantos carros os pilotos são capazes de passar durante uma bateria de qualificação. Esses pontos ajudarão a determinar o grid inicial para o evento principal. Esses pontos contam apenas para determinar o grid inicial e não afetarão a classificação geral do campeonato.

Qualifying heat: uma corrida mais curta que determina onde os pilotos se alinharão para o evento principal. Neste caso, os pilotos da CUP farão quatro baterias de 15 voltas. A quantidade de carros na pista por bateria, para a classificação, vai depender de quantos carros estão na lista de inscritos. (ou seja, se 44 carros estiverem na lista de inscritos, haverá 11 carros por bateria de qualificação).

Slicking off: Quando a superfície de terra se torna mais lisa ao longo da corrida, o que dá à pista uma aparência cinza brilhante.

Slide job: quando um piloto passa por outro por baixo e desliza pela pista de corrida na frente do carro adversário.

Tacky: quando a superfície da terra é úmida, retém a umidade e é pegajosa.

PERGUNTAS SOBRE BRISTOL DIRT

Haverá sessões de treinos para a Cup Series e Camping World Truck Series?

  • Sim, haverá duas sessões de treinos de 50 minutos para cada série na sexta-feira, 26 de março. O primeiro treino para a Truck Series ocorrerá às 16h05, com o treino final às 18h35 ET (horário americano). O primeiro treino para a Cup Series será às 17h05, com o treino final às 19h35 ET. Todas as sessões práticas irão ao ar no FS1 (Americana).

Quais são os procedimentos de qualificação?

  • Cada série terá quatro baterias de qualificação com 15 voltas para determinar o grid inicial para os eventos principais. As escalações iniciais para as baterias em ambas as séries serão determinadas por sorteio aleatório, conduzido na ordem da classificação de pontos do atual proprietário da equipe. As provas de qualificação da Camping World Truck Series serão realizadas no sábado, 27 de março, das 17h30 às 18h30 no FS1 (Americana). As provas de qualificação da Cup Series serão realizadas das 19h00 às 20h00 no FS1(Americana).

Como funcionará cada bateria de qualificação?

  • O tamanho do grid para cada bateria dependerá do tamanho da lista geral de entrada. Portanto, se houver 44 carros, haverá 11 carros em cada bateria. Apenas às voltas com bandeira verde contarão. Nenhuma nova regra estará em vigor, mas os procedimentos de free pass e passagem em volta permanecerão.

Como será determinada a escalação inicial de cada evento principal?

  • A escalação inicial será determinada por uma fórmula que pondera a posição final mais as posições ganhas durante cada bateria. Os pilotos que terminarem em primeiro em suas baterias ganham 10 pontos, o segundo lugar ganha nove, o terceiro lugar ganha oito e assim por diante. Além disso, os pilotos ganham um ponto de bonificação para cada posição obtida em sua bateria; não há deduções de pontos ou “pontos negativos” para os pilotos que perdem posições nas baterias. Além disso, esses pontos são usados ​​apenas para calcular a escalação inicial e não contam para a classificação do campeonato. Empates nesses totais de pontos combinados serão resolvidos pelos pontos do proprietário da equipe atual.

Haverá pit stops competitivos ao vivo para cada corrida?

  • Por motivos de segurança, não haverá pit stops ao vivo sob condições de bandeira verde ou amarela para ambas as séries. As equipes não terão permissão para trocar pneus, adicionar combustível ou trabalhar em seus veículos, exceto durante os intervalos entre as etapas. Exceções serão feitas para veículos envolvidos em incidentes. Além disso, as equipes não precisam ir aos boxes durante os intervalos. Aqueles que optarem por permanecer na pista durante os intervalos entre as fases se alinharão à frente dos carros / trucks que vão parar no reinício seguinte. Não haverá corrida dentro ou fora do pit road, usando um procedimento de pit-stop controlado semelhante ao formato anterior em eventos ocorridos em Eldora.

As voltas em bandeira amarela contam para os eventos principais?

  • Sim, como foi o caso do Eldora Speedway, voltas com bandeira amarela contarão para os eventos principais da Cup Series e Camping World Truck Series. Apenas voltas com bandeira verde contarão para as provas de qualificação.

Haverá estágios para cada corrida?

  • Sim. Os estágios  para o evento principal da Cup Series terminarão na volta 75 e na volta 150, com 250 voltas sendo a distância completa programada. O fim da etapa para o evento principal da Truck Series no sábado está definido para as voltas 40, 90 e 150. Nenhuma das etapas está programada para mais do que uma corrida com combustível total para ambas as séries.

Haverá uma regra de escolha (cone) para esses eventos?

  • O procedimento de escolha da regra de permitir que as equipes / pilotos escolham a linha interna ou externa para reinicialização não entrará em vigor. O líder da corrida – ou “carro de controle” no jargão da torre de pontuação – ainda selecionará a pista interna ou externa na primeira fila para reiniciar, como é o caso de todos os eventos da série nacional da NASCAR. A dificuldade de manter um “V” laranja na superfície de corrida de terra foi um fator determinante para esta decisão.

Fotos Nascar.com / twitter.com/BMSupdates

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