Como a Fórmula 1 define as ordens das garagens de boxes e qual a melhor posição? Será que existem vantagens em algumas delas?
O Pit Stop é a parada que os carros fazem nos boxes(garagem) para reabastecer, trocar pneus ou fazer qualquer tipo de reparos ou ajustes mecânicos.
Por sua vez, o Pit Lane é a via adjacente à pista principal, e é utilizada pelos veículos sempre que precisam entrar nos boxes. Esta pista geralmente corre paralela à reta principal.
No final do Pit Lane existe um semáforo que regula o regresso dos pilotos à pista… É o único local que os carros estão autorizados a trafegar e tem velocidade limitada a 80 km por hora nos circuitos normais ou 60 km por hora em circuitos de rua.
Em teoria as garagens estão dispostas na ordem do campeonato de construtores da temporada anterior, a FIA (Federação Internacional do Automóvel) nos primeiros boxes com o Safety Car e o Magical Car e com o local da pesagem dos veículos, em seguida são as equipes na ordem do campeonato do ano anterior.
Isso significa que na maioria das pistas atualmente, a Red Bull será a primeira nos boxes entre as equipes e finalizando com a Haas que foi a última colocada na posição final do campeonato.
Em alguns casos, como na Austrália e Suzuka no Japão, a arquibancada principal não tem uma boa visão dos primeiros boxes e essa ordem é invertida, começando do último colocado na ordem crescente até a Red Bull. Um caso particular é o circuito de Suzuka, que a arquibancada não tem uma visão boa de nenhuma das pontas e com isso, as equipes principais são movidas para o centro dos boxes.
E agora você pode estar se perguntando se existe alguma vantagem em ser o primeiro, já que a distância percorrida e a velocidade é a mesma independente da posição.
São duas vantagens, a primeira posição normalmente dá ao piloto a possibilidade de ir até a sua parada quase em linha reta, cortando o caminho pela diagonal e virando menos o volante, já a segunda vantagem é poder evitar passar por cima ou desviar de equipamentos de outra equipe que podem assim atrasar o seu percurso, o que também acontece na saída da última garagem.
Em um esporte que cada milésimo de segundo conquistado é importante, virar um pouco menos na entrada ou na saída do boxe pode significar uma posição conquistada na pista.
Fique ligado que em breve traremos mais curiosidades como essa aqui no Planeta Velocidade.