Escute a rádio Planeta Velocidade!

NASCAR Cup Series – Domingo de passeio para Truex Jr em Darlington

9 de maio de 2021

j

Lorenzo Francez

Em um domingo à tarde, os carros da NASCAR Cup Series, aceleraram no oval de Darlington, mantendo a tradição, a maioria do grid estava com pinturas homenageando algum piloto que ficou na história do automobilismo americano.

Se no dia anterior tivemos a prova da Xfinity Series sendo definida na prorrogação, a prova da Cup Series foi tranquila e com um piloto dominante, o nome dele é Martin Truex Jr. O piloto do carro #19 varreu o domingo e chegou a sua terceira vitória na temporada, mas como ele conseguiu isto? É o que veremos agora.

Um pouco do oval de Darlington – Foto: Getty Images/NASCAR

Estágio 1 – Truex Jr pulveriza os adversários

A corrida começou com Brad Keselowski na primeira posição, ao seu lado em segundo estava Kevin Harvick, que teve um início agressivo e assumiu a liderança logo nas primeiras voltas da prova.  Entretanto no giro seis, Aric Almirola colide com o muro e a bandeira amarela é acionada pela primeira vez.

Os pilotos relargam e a briga pela ponta fica entre Harvick e Kyle Busch que consegue assumir a dianteira da corrida na volta 14. Mas a liderença de Buschinho dura até o giro 22, quando seu pneu traseiro direito estoura e ele roda.

Então os pilotos resolvem fazer suas paradas, e agora o líder é Martin Truex Jr. A partir deste momento, começa a sua dominação sobre os demais. O piloto do #19 só perde a liderança, quando faz mais um pit stop desta vez em bandeira verde na volta 61. Entretanto, no giro 72 Truex Jr reassume a dianteira da corrida, e abre vantagem sobre os demais, vencendo assim o segmento 1.

Truex Jr vence o estágio 1 Crédito: Reprodução/Twitter

Estágio 2 – Alguém pode parar Martin Truex Jr?

Se na primeira parte da corrida, o #19 foi dominante, não seria diferente no decorrer da prova. Isso foi comprovado logo na largada, onde Truex Jr, já de cara abriu vantagem sobre o segundo colocado, Denny Hamlin.

Todavia, a etapa estava tranquila, sem muitos toques e intervenções, porém em um intervalo de oito voltas duas bandeiras amarelas. A primeira no giro 99, causada pelo acidente de Cole Custer e a segunda na volta 107, quando Kurt Busch recebeu um toque de Bubba Wallace e bateu no muro.

Cole Custer chama mais uma bandeira amarela – Crédito: Reprodução/Twitter
Kurt Busch sofre um toque e colide com o muro – Crédito: Reprodução/Twitter

Na segunda bandeira amarela os líderes resolveram parar, menos Denny Hamlin e Chase Briscoe, que relargariam na frente, com Truex Jr, que havia parado, logo atrás na terceira posição. E o que era esperado aconteceu, o piloto do #19 largou bem e pulou para liderança e não saiu mais de lá.

Após 185 voltas, fim do segmento 2 e pasmem, Martin Truex Jr venceu com 14 segundos de diferença para Kyle Busch, que na ocasião foi o segundo colocado apesar de rodar no primeiro estágio ele conseguiu fazer uma corrida de recuperação.

Mais um estágio vencido por Truex Jr. – Crédito: Reprodução/Twitter

Estágio Final – Larson até tentou, mas não conseguiu superar Truex Jr

Giro 194, motores a mil e começa o terceiro e último segmento. Os carros da Joe Gibbs estavam fazendo uma corrida muito regular, principalmente o #19, que conseguiu manter a dianteira no início do estágio.

A liderança de Truex Jr, parecia que não seria ameaçada por ninguém, até que após o último ciclo de paradas, surge ele, Kyle Larson com seu carro #5 e começa a se aproximar do #19. Mas ele não conseguiu superar Martin, que se manteve na ponta e conquistou mais uma vitória, se tornando o primeiro piloto a vencer todos os estágios no oval de Darlington.

Larson até tentou se aproximar mas não conseguiu superar o líder – Crédito: Reprodução/Twitter

O top 5 ficou assim, Truex Jr, Kyle Larson, Kyle Busch, William Byron e Denny Hamlin. Mais uma vez a Joe Gibbs coloca três carros no top 5. Outro destaque é que temos agora um recorde quebrado, Byron com o quarto lugar conseguiu chegar no top 10, dez vezes seguidas, sendo o piloto mais jovem a fazer isto, desde Jeff Gordon.

Truex Jr vence em Darlignton num domingo tranquilo para ele – Crédito: Reprodução/Twitter

Situação do campeonato e próxima corrida

Com a vitória, Martin Truex Jr está na segunda colocação do campeonato, que é liderado pelo seu companheiro de equipe, Denny Hamlin. Dentre os 16 que estariam classificados para os playoffs, apenas 6 pilotos ainda não venceram, os outros 10 conquistaram suas vitórias e já estão garantidos.

Tabela de Classificação – Foto: Reprodução/NASCAR.com

Denny Hamlin, Chase Elliott, Kevin Harvick, Austin Dillon, Chris Buescher e Tyler Reddick são os pilotos que ainda não venceram e estão entre os 16 melhores. Eles podem conquistar a vitória na próxima corrida, que acontece em Dover, conhecida como a “Milha Monstro”.

Então fiquem ligados, dia 16 de maio as 15 horas, a NASCAR Cup Series volta a acelerar no oval mais rápido do mundo.

Lorenzo Francez

Lorenzo Francez

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais