DAKAR CLASSIC – As lendas estão de volta ao deserto

7 de janeiro de 2021

j

Colaboradores Planeta Velocidade

A edição de 2021 do rally Dakar marca a estreia de uma nova modalidade denominada Dakar Classic onde cerca de 30 veículos que participaram do rally nas décadas de 80 e 90 largarão para uma prova de regularidade nas areias da Arábia Saudita.

Texto Daniel Mendes Lima
Foto destaque divulgação

A equipe responsável pela elaboração do trajeto do Dakar Classic é formada por Yves Loubet, um especialista em veículos históricos e Alain Lopes que participou do Dakar na década de 80. A proposta é elaborar uma rota com 12 etapas realizadas em paralelo às rotas do Dakar com estágios que variam de 200 a 300 km. As dificuldades do percurso também foram minoradas levando em conta as características dos veículos para evitar problemas mecânicos ou superaquecimento.

Dentre os carros que alinham para esta primeira edição certamente o que mais chamará atenção é o Porsche 953 (também chamado de 911 SC) que será conduzido pela piloto norte americana Amy Lerner e terá como navegadora a belga Sara Carmen Bossaert. O Porsche em questão é o vencedor do Paris-Dakar de 1984, conduzido naquele ano por René Metge e com a icônica pintura da Rothmans.

Em seu perfil oficial no instagram @teamlerner, a piloto posta uma espécie de diário da saga que começou com quatro voos dos EUA até a Arábia Saudita. Ao embarcar a americana afirmou que “vou dar um grande abraço naquele Porsche quando o vir”. Até o fechamento desta matéria o Porsche nº 202 da Al Rally ocupava a 22ª posição no ranking do Dakar Classic.

Colaboradores Planeta Velocidade

Colaboradores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais