Escute a rádio Planeta Velocidade!

F1: Das telas para as pistas, a tecnologia de realidade aumentada chega na Mercedes

14 de abril de 2021

j

Matheus Abrahão

A Mercedes planeja implementar tecnologia de realidade aumentada para aprimorar seu desempenho na pista.

Realidade aumentada como é o projeto – Foto: Divulgação

Recentemente a equipe alemã firmou uma parceria com a TeamViewer e usará tecnologia da patrocinadora para buscar resultados até então não vistos na categoria.

A TeamViewer atualmente é o terceiro maior patrocinador da equipe, com investimento em torno de 300 milhões de dólares (aproximadamente R$1,7BI), e atua em diversas áreas, proporcionando soluções em realidade aumentada ao redor do mundo.

A Mercedes utilizará a tecnologia visando reduzir o tempo na resolução de problemas, fazendo com que seu processo se torne mais rápido, afinal, em 2022 estreia o novo regulamento e a equipe quer reduzir o número de funcionários durante os fins de semana de corrida.

O objetivo em usar essa tecnologia

Foto: MercedesAMG F1

A ideia é que essa tecnologia se torne peça chave entre os engenheiros de pista juntamente com os engenheiros da fábrica.

Ou seja, a partir de câmeras ou dispositivos capazes de transmitir a imagem em tempo real, e sensores que interpretem o sinal vindo deles, softwares são programados para retornar determinadas respostas. Com isso, a equipe espera intervir instantaneamente em todo e qualquer problema que o veículo apresentar e, assim, os engenheiros conseguirão realizar manutenções a quilômetros de distância da pista, através de manuais interativos, ou alternativas disponíveis.

Quando questionado sobre os possíveis benefícios, Toto Wolf, chefe da Mercedes, disse: “Do mesmo modo que temos uma sala de apoio, com 30 pessoas monitorando o carro, que trabalham no simulador e no túnel de vento para melhorar a performance na pista, precisamos inspecionar as partes de tecnologia de ponta, como os componentes hidráulicos da unidade de potência e as caixas de câmbio”.

“Acho que tendo acesso remoto direto da fábrica com as possibilidades da realidade aumentada fornecida pela TeamViewer nos dará uma vantagem”, completa o dirigente.

Mercedes seguirá hegemônica?

Com a aplicação dessa tecnologia a Mercedes manterá sua hegemonia na categoria? É o que veremos durante a próxima temporada.

Vale lembrar que a equipe alemã investiu em tecnologia hibrida antes das demais, e com isso conseguiu desenvolver um produto superior. E parece que essa filosofia permanece no time de Toto, afinal, enquanto as outras equipes pensam em como combater a equipe alemã, ela segue investindo em tecnologias inovadoras.

Matheus Abrahão

Matheus Abrahão

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais