24 horas de Spa: Porsche vence e tem quatro 911 GT3 R entre os dez primeiros

25 de outubro de 2020

j

Editores Planeta Velocidade

A equipe Rowe Racing venceu as 24 horas de Spa-Francorchamps. Em um final dramático, o Porsche 911 GT3 R #98, pilotado por Nick Tandy, Earl Bamber e Laurens Vanthoor saiu vencedor.

Revisão Francisco Brasil
Fotos Porsche AG

O trio cruzou a linha de chegada na primeira posição após 527 voltas na pista de 7.004 quilômetros na Bélgica, onde temos as corridas da Fórmula 1, e garantiu a segunda vitória consecutiva para o modelo GT3 de Weissach. Depois de uma batalha acirrada, o italiano Matteo Cairoli e os dois alemães, Sven Müller e Christian Engelhart, conquistaram a terceira posição pela equipe Dinamic Motorsport, colocando assim a marca em dois degraus do pódio.

Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport: “Vencer em condições tão difíceis não pode ser apreciado o suficiente. E também conquistar a terceira e quarta posições – que super desempenho. Meus parabéns e muito obrigado à equipe vencedora da Rowe Racing e a todas as outras equipes, bem como aos engenheiros da Porsche Motorsport. Todos eles fizeram um excelente trabalho em Spa.”

Corrida acirrada durante condições climáticas instáveis

A corrida de resistência nas Ardenas foi disputada em condições difíceis, com clima instável e uma pista de corrida frequentemente escorregadia. Muitos incidentes, incluindo chuva durante a noite, resultaram em um total de 18 bandeiras amarelas e 14 vezes o safety car foi acionado. Na competição acirrada entre os modelos GT3, com 55 carros e onze fabricantes diferentes, a liderança mudou quase a cada hora. 

24 Hours of Spa

O vitorioso Porsche 911 GT3 R da Rowe Racing assumiu a liderança pela primeira vez no início da manhã de domingo, após o vencedor de Le Mans de 2015, Nick Tandy, fazer a volta mais rápida em uma pista que estava gradualmente secando. Depois que seus companheiros de equipe, Bamber e Vanthoor, realizaram voltas impressionantes, foi novamente o britânico quem ganhou destaque na hora final. 

Depois de decisões táticas perfeitas pela equipe, ao volante de seu carro, Tandy ultrapassou o Audi #66, em uma corrida final emocionante. Após 24 horas, ele cruzou a linha de chegada com apenas 4,687 segundos de vantagem – seu carro, começou a fazer ruídos alarmantes devido à falta de óleo de transmissão, muito provavelmente não teria conseguido outra volta.

Matteo Cairoli também impressionou nos minutos finais. O italiano aproveitou ao máximo a vantagem de tração do Porsche 911 GT3 R na pista molhada e lutou para chegar em terceiro, pouco antes da bandeira quadriculada. 

O piloto do Porsche #12 inscrito pela GPX Racing com os pilotos Mathieu Jaminet, Patrick Pilet (ambos França) e Matt Campbell (Austrália) chegaram na 4ª posição, após uma investida igualmente forte na pista. O Porsche #40 terminou em 11º. Foi a primeira corrida em Spa para a equipe Frikadelli Racing com o embaixador da Porsche, Jörg Bergmeister, como um dos pilotos da equipe, concluiu a maratona na 8ª posição.

A equipe KCMG, no entanto, foi atormentada pela má sorte na corrida deste ano. O carro #21 retirou-se mais cedo devido a vibrações persistentes na parte traseira do Porsche 911 GT3 R. O outro carro dos vencedores do ano passado, Michael Christensen da Dinamarca, Kévin Estre da França e Richard Lietz da Áustria, perdeu cinco voltas devido a um problema e conseguiu terminar na 13º posição. A equipe Herberth Motorsport, que liderou as categorias Pro-Am e Am, perdeu os dois veículos em acidentes. O #56 da Dinamic Motorsport e o carro #99 da Rowe Racing também tiveram que se retirar mais cedo.

Comentários sobre a corrida

Nick Tandy, Earl Bamber e Laurens Vanthoor
Vencedores das 24 Hours of Spa

Sebastian Golz (Gerente de Projeto Porsche 911 GT3 R): “Foi um final extremamente emocionante – nossos corações estavam batendo a toda velocidade. As últimas horas foram simplesmente estressantes. Parabéns à Rowe Racing e aos pilotos que alcançaram o máximo absoluto. Além da vitória geral, também temos um dos carros da Dinamic Motorsport no pódio e a GPX Racing no quarto lugar. Isso sublinha os fortes parceiros que temos ao nosso lado quando o Porsche 911 GT3 R vai às corridas.”

Nick Tandy (Porsche 911 GT3 R # 98): “Jamais esquecerei este final. Nossa vitória estava por um fio quando ruídos altos começaram de repente a vir da parte traseira do veículo na penúltima volta. Quase parecia que pequenas bombas estavam explodindo. Tomei um susto e, ao mesmo tempo, o eixo traseiro escorregou em um rastro de óleo. O que eu não percebi é que o óleo estava saindo do nosso carro. Ainda não consigo acreditar que o Porsche 911 GT3 R nos levou até a linha de chegada. O alívio e a alegria são indescritíveis.”

Earl Bamber (Porsche 911 GT3 R # 98): “É simplesmente incrível. Foi um verdadeiro esforço de equipe. Todos deram o seu melhor e nunca desistiram. No início, as nossas hipóteses não pareciam boas, mas com grande determinação chegamos à frente. Esta vitória é simplesmente maravilhosa. Sentimos muito azar este ano. O triunfo em Spa nos ajuda a esquecer tudo isso. É um sonho tornado realidade!”

Laurens Vanthoor (Porsche 911 GT3 R # 98): “Isso me leva às lágrimas. O ano de 2020 para nós foi muitas vezes difícil porque a sorte nunca esteve do nosso lado. Em algum ponto, eu quase tinha esquecido a temporada em minha mente. E depois de todas as coisas, vencer minha corrida em casa, em Spa-Francorchamps. Não consigo descrever as emoções. Primeiro eu tenho que deixar tudo encaixar.”

Matteo Cairoli, Christian Engelhart e Svan Müller
Terceiros colocados das 24 Hours of Spa

Sven Müller (Porsche 911 GT3 R # 54): “Estou muito feliz com a terceira posição. Perto da metade da corrida e depois do azar com duas penalidades, não esperávamos que um pódio fosse possível. Mas Matteo simplesmente fez uma passagem final sensacional e a equipe também fez um trabalho maravilhoso.”

Mathieu Jaminet (Porsche 911 GT3 R # 12): “A posição quatro é um bom resultado, mas ainda estou desapontado. Mais teria sido possível. Às vezes, estávamos na liderança. Nosso ritmo foi consistentemente bom, mas ainda não foi o suficiente para um lugar no pódio. Pequenas coisas nos atrapalhavam e às vezes nossa estratégia não era totalmente perfeita. É claro que é um grande dia para a Porsche. Vitória e outro carro no pódio – dificilmente fica melhor do que isso.”

Dennis Olsen (Porsche 911 GT3 R # 22): “Primeiro e terceiro lugares da Porsche – parabéns aos meninos! A corrida foi um pouco mais difícil para nós, perdemos duas voltas durante a noite. Fizemos tudo o que podíamos e recuperamos uma volta, mas não funcionou na segunda volta porque havia poucas fases amarelas no final. Estou um pouco decepcionado, é claro, porque nosso Porsche funcionou perfeitamente e todos fizeram um trabalho sólido.”

Resultado da corrida para a Porsche

24 Hours of Spa

1. Tandy / Bamber / Vanthoor (GB / NZ / B), Porsche 911 GT3 R # 98, 527 voltas
2. Drudi / Niederhauser / Vervisch (I / CH / B), Audi R8 LMS # 66, 527 voltas
3. Cairoli / Engelhart / Müller (I / D / D), Porsche 911 GT3 R # 54, 527 voltas
4. Campbell / Pilet / Jaminet (AUS / F / F), Porsche 911 GT3 R # 12, 527 voltas
8. Bergmeister / Olsen / Makowiecki (D / N / F), Porsche 911 GT3 R # 22, 527 voltas
11. Dumas / Deletraz / Preining (F / CH / A), Porsche 911 GT3 R # 40, 525 voltas
13. Christensen / Lietz / Estre (DK / A / F), Porsche 911 GT3 R # 47, 522 voltas
29. Werner / Andlauer / Bachler (D / F / A), Porsche 911 GT3 R # 99, 495 voltas
37. Allemann / Bohn / Renauer / Renauer (CH / D / D / D), Porsche 911 GT3 R # 991, 375 voltas
43. Liberati / Burdon / Imperatori (I / AUS / CH), Porsche 911 GT3 R # 21, 247 voltas
46. ​​Häring / Konstantinou / Joos / Seefried (D / GR / D / D), Porsche 911 GT3 R # 918, 158 voltas
48. Rizzoli / de Leener / Pedersen / Sbirrazzuoli (I / B / DK / MC), Porsche 911 GT3 R # 56, 149 voltas

Resultado geral da corrida

https://www.total24hours.com/results?filter_season_id=10&filter_race_id=978

Editores Planeta Velocidade

Editores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais