INDYCAR – Rodada dupla de Mid-Ohio começa com passeio de Will Power

13 de setembro de 2020

j

Francisco Brasil

Achou que não ia ter INDY em setembro? Não só tem, como em rodada dupla no belíssimo circuito de Mid-Ohio em Lexington, no estado americano de Ohio.

Foto Chris Jones

Com final de semana compacto, o classificatório ocorreu pouco antes da largada e teve como protagonista Will Power, pole position. Dixon não foi bem e larga apenas do 17° lugar para as 75 voltas.

Bandeira verde!

Power larga bem e começa a abrir enquanto Ryan Hunter-Ray, que largou em segundo, cai para quarto após ser superado por Joseph Newgarden e Connor Daly.

Ainda na primeira volta, Simon Pagenaud roda ao tocar em Rinus Veekay na disputa pelo décimo lugar e volta em último, no momento que Dixon já é 13°.

Power começa a abrir e deixa as disputas para k pelotão intermediário, com destaque para as manobras ousadas de Santino Ferrucci que já está em nono.

Newgarden até consegue diminuir a vantagem que chegou a 3 segundos para dois na volta 10, mas Power demonstrava que estava no controle da situação e começa a abrir novamente.

Mais atrás, Marco Andretti perde rendimento após largar do top 10 e já aparece em 18°, quando resolve parar na volta 16 de forma até prematura.

Primeiro ciclo de paradas

Foto Chris Jones

Na volta 18 Jack Harvey abre a janela de paradas, sendo o primeiro dentre os 10 ponteiros a trocar pneus. A sequência de pit stops continua, com Pato O’Ward parando na volta 20 e deixando o motor morrer; Newgarden parando no giro 21 e Dixon junto a Power realizando as suas trocas na volta seguinte.

Alexander Rossi, que anda sumido, se mantém na pista tentando retardar sua parada e, quando finalmente vai, quase se bate com seu companheiro Colton Herta dentro da área de box.

Na volta 29, após Marcus Ericsson ser o último a parar, Power retoma a ponta. Mas a estratégia de Rossi rendeu dividendos, pois o piloto descontou 8 segundos do líder e já estava em quarto.

Estamos na volta 35 e Power mantém forte ritmo e chega para dar uma volta em Dalton Kellett (saudades do Tony Kanaan) abrindo 5 segundos de Newgarden. Mais atrás, Dixon se vê em apuros com Herta na briga pelo nono lugar.

No primeiro momento, Dixon faz valer sua experiência e supera Herta, mas logo na sequência o veterano é superado novamente, e também perde posição para Veekay.

Estratégias no novo ciclo

Rossi abre nova rodada de paradas na volta 46, junto com Marco Andretti, que ainda escapa na frente de Rossi ao voltarem para a pista. Um susto na equipe.

Foto Chris Owens

Newgarden para na volta 47, Power na 48 e Dixon na 49. Alex Palou fecha a janela no giro 53 com novamente Will Power soberano na primeira posição. Nesse momento Power já abre 8,2 segundos de vantagem para Newgarden.

Mas na volta 57 temos um grande momento na prova, quando Veekay se aproveita da presença de Kellett como retardatário – algo que esse piloto precisa aprender a ser – para realizar uma linda ultrapassagem por fora em Colton Herta e assumir a oitava posição.

Próximo ao fim da corrida, Will Power começa a administrar sua vantagem, deixando a principal briga na pista entre Rossi e Graham Rahal pelo terceiro posto.

E fechando seu “passeio”, Will Power vence a primeira corrida do fim de semana. Joseph Newgarden é segundo com Rossi segurando a terceira posição. Scott Dixon ainda salva um décimo lugar, que só foi possível pela perda de rendimento de Connor Daly, que caiu para 13°.

E já no domingo teremos a segunda prova em Mid-Ohio, onde veremos se Power continua tranquilo em seu domínio, ou se Dixon se recupera. Aguardem!

Foto destaque Matt Fraver

Francisco Brasil

Francisco Brasil

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais