Equipes da Cadillac Racing em direção a Road America

31 de julho de 2020

j

Lorenzo Francez

O IMSA WeatherTech SportsCar Championship está indo para o norte para a Road America, na quarta rodada deste fim de semana, de 31 de julho a 2 de agosto. A pista é a favorita dos pilotos, com curvas em alta velocidade, terrenos ondulados e seções exclusivas, como The Kink, Carousel e Canada Corner.

Os pilotos da Konica Minolta Cadillac, Renger Van Der Zande e Ryan Briscoe, entram no final de semana liderando os pontos do Campeonato Dpi, na verdade em um empate de quatro pontos com os pilotos número 77 da Mazda, com 92 pontos.  A equipe venceu o Rolex 24 Hours At Daytona em fevereiro e terminou em segundo em Sebring, mas a equipe liderada por Wayne Taylor nunca venceu na Road America.

 O piloto Van Der Zande disse como é entrar em mais um fim de semana sendo líder do campeonato. “Estamos liderando o campeonato, é sempre bom entrar em um final de semana de corrida com uma nota alta. A Road America tem sido uma corrida em que a equipe número 10 da Konica Minolta Cadillac DPi-VR está sempre trabalhando em uma ótima estratégia para vencer”, disse o piloto.

Fonte: Richard Prince/Cadillac

Foco total

A equipe nº 31 da Whelen Engineering Cadillac vem de uma vitória dominante em Sebring.  A dupla de Felipe Nasr e Pipo Derani quer levar esse momento vencedor para a Road America neste fim de semana.

O piloto brasileiro falou o que espera da próxima corrida. “Após uma sólida vitória em Sebring, sempre queremos e esperamos fazer o mesmo na próxima pista, mas, como sabemos, este campeonato é tão difícil e competitivo que o sucesso que tivemos duas semanas atrás nem sempre se traduz na corrida seguinte”, comentou Derani.

Fonte: Richard Prince/Cadillac.

Derani e seu parceiro Felipe Nasr estão focados na próxima corrida e com motivação máxima para conseguir um bom resultado. “Foi bom finalmente reunir-me com Felipe no mesmo carro e vencer. Isso certamente nos dá muito ímpeto em direção à Road America. Não tomamos nada como garantido. Chegamos à Road America com a mesma fome e tentamos repetir a vitória que tivemos um Sebring. Mas sabemos disso não será fácil”, esclareceu Derani

Inspiração

Derani espera repetir o resultado de 2017, naquela ocasião ele fez uma corrida espetacular. “A equipe teve muito sucesso no Road America e eu também em 2017 com uma corrida espetacular. Adoro o Road America. É uma pista fantástica. Tem muitas curvas de alta velocidade, para cima e para baixo. É possivelmente uma das minhas faixas favoritas nos Estados Unidos – junto com Sebring e Road Atlanta. É incrível de pilotar”, comentou o piloto.

Ele aproveita para elogiar a equipe e o carro. “É ainda melhor quando você pode pilotar um carro tão fantástico como o Cadillac DPi-VR. Estou realmente ansioso pela corrida.  Espero que possamos ter uma corrida fantástica e continuar vencendo, porque é o que a equipe Whelen Engineering / Action Express espera e merece por um trabalho tão fantástico que eles fazem dentro e fora da pista “ afirmou Derani.

Dupla #5 – Mustang Sampling Cadillac

Ainda na categoria DPi, a dupla formada por João Barbosa e Sebastien Bourdais chega a Road América numa sequência de três corridas no pódio.  A dupla, com a JDC-Miller Motorsports, conseguiu manter o Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R número 5 na busca por vitórias nas três primeiras rodadas de corrida.

Fonte: Richard Prince/Cadillac.

João Barbosa elogia a pista e acredita que possam fazer uma boa corrida. “Road America é uma ótima pista de corrida do tipo old school, sendo longo e muito rápido, exigente para a equipe e piloto. Será um grande desafio. Com o novo BoP [Balance of Performance], parecemos estar mudando a cada corrida”, comentou o piloto português.

Ele encara como um desafio, as equipes estarem adaptadas constantemente às novas especificações. Já que o carro está mais pesado. Para que eles atinjam um bom resultado, a equipe tem que fazer um ótimo trabalho em estratégia e nos boxes.

Com o carro pesado, isso afeta a frenagem, o desgaste dos pneus e a quilometragem de combustível. E sobre isso eles perceberam que é um ponto-chave como viram na última corrida em Sebring.

Sobre o circuito, Barbosa ainda comenta o que ele como piloto precisa fazer.“Road America é muito rápido. Você precisa equilibrar velocidade máxima e aerodinâmica. Você precisa de velocidade máxima para descer as três retas o mais rápido possível e ter aerodinâmica para passar pelas curvas rápidas como o Carrossel e o The Kink”, comentou o piloto.

Dupla #85 – JDC-Miller Motorsport Cadillac

O número 85 da JDC-Miller Motorsport Cadillac DPi-V.R fará com que Chris Miller retorne à equipe para que faça parceria com Tristan Vautier.  A equipe perdeu uma das quatro primeiras colocações em Sebring, quando teve que parar no final da corrida por combustível.

Fonte: Richard Prince/Cadillac.

Chris Miller alerta sobre a potência e a velocidade máxima para ir bem no circuito de Road América. “A pista é obviamente um lugar onde você precisa ter potência e velocidade máxima, nosso JDC-Miller Cadillac DPi-VR tem muitos dos dois, mas no ano passado o BoP não estava a nosso favor e o Cadillac lutou nas retas e pelo tempo final da volta. Espero que este ano seja um pouco melhor, mas não saberemos até entrarmos na pista”, concluiu Miller.

No ano passado os carros da JDC-Miller foram os mais rápidos da Cadillac na qualificação, de acordo com Miller. Segundo ele a equipe tem uma boa configuração para iniciar. Ele relata como se sente com seu carro. “Eu sempre sinto que se você tem um carro rápido e confortável no carrossel, você será rápido em Road América. Idealmente, você quer um carro que seja livre o suficiente para que vire bem na curva de raio longo, para que você possa obter uma boa saída a longo prazo até a Canada Corner”, relatou.

 Formação de Motoristas Cadillac Sebring:

 Cadillac DPi-V.R, Joao Barbosa e Sebastian Bourdais

 No. 31 Whelen Engenharia Cadillac DPi-V.R, Felipe Nasr e Pipo Derani

 Konica Minolta Cadillac DPi-V.R, nº 10, Renger Van Der Zande e Ryan Briscoe

 No. 85 JDC-Miller Motorsports Cadillac DPi-V.R, Tristan Vautier e Chris Miller

O Planeta Velocidade vai trazer tudo para você sobre a corrida da IMSA que acontece no circuito de Road América, então não deixe de acessar nosso site, para que você fique bem informado.

Lorenzo Francez

Lorenzo Francez

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais