Entre Pits #26 – Hamilton Rodrigues

6 de maio de 2020

j

Editores Planeta Velocidade

A Opinião do Especialista

Por Sabrina Pozes
Revisão Alex Leonello e Francisco Brasil

Foto Internet/Divulgação

Durante a pandemia que o mundo atravessa, os fãs da NASCAR buscam, em todos os lugares, por novidades da categoria.
Muitas fontes, muitos sites, muitas dúvidas…
Pensando nisso, a equipe Planeta Velocidade foi atrás e buscou o ponto de vista profissional sobre os possíveis rumos dessa categoria apaixonante.
Especialistas brasileiros nos dizem o que pensam e quais acreditam ser os prováveis rumos dessa categoria que tanto amamos.
O entrevistado da vez é o incrível jornalista, narrador e comentarista esportivo Hamilton Rodrigues, canceriano e carioca, iniciou sua carreira em 1992.
Teve passagem por inúmeras rádios e emissoras até chegar à FoxSports em 2012. Desde então, vem nos brindando com narrações impecáveis e altas doses de conhecimento.
Hamilton caiu nas graças dos apaixonados por velocidade com seu jeito profissional e irreverente, misturando dados técnicos com curiosidades sobre categorias e pilotos, sem deixar de fora a interação com os fãs.

Foto: Arquivo Pessoal

Abaixo, a opinião do especialista Hamilton Rodrigues:

Planeta Velocidade – Quem é Hamilton Rodrigues? Que esportes ele realmente gosta?

Hamilton Rodrigues – Eu sou uma amante de esportes em geral. Sempre amei ler jornais e ouvir noticiários esportivos no rádio. Acompanhava praticamente tudo e não poderia escolher outra profissão. Juntar a paixão por esportes com jornalismo foi a melhor escolha que eu poderia fazer.

PV – Como chegou à narração da principal categoria da NASCAR?

HR – Em 2012, quando o Fox Sports chegou ao Brasil trouxe a NASCAR. Nosso time de narradores tinha o Sergio Lago, que é um especialista no assunto, e comecei a dividir as narrações com ele.

PV – Essa pandemia parou, pela primeira vez na história, um campeonato da NASCAR. Como isso afeta a competição?

HR – A pandemia parou o esporte no mundo todo. Nós que acompanhamos a categoria prova a prova somos testemunhas do quanto a economia de determinados locais é afetada pela chegada de uma prova. A paralisação do campeonato trouxe um prejuízo financeiro incalculável. O importante agora será a criatividade para cumprir os contratos publicitários, compromissos financeiros e terminar a temporada da melhor forma possível.

PV – Acredita que o retorno da temporada vá sofrer alterações muito consideráveis?

HR – Penso que não. Na parte esportiva, os pilotos voltarão com o mesmo entusiasmo e vontade de vencer. Se houver alguma alteração significativa pode ser na quantidade de carros por prova. As equipes pequenas podem ter perdido o fôlego financeiro e não participar de todas as etapas.

PV – Modificações, inicialmente programadas para a próxima temporada (ex: pneus com uma porca só), já foram adiadas. O que acredita que poderia acontecer a mais nesse sentido?

HR – Acredito que todas as decisões a serem tomadas para esta e a próxima temporadas devam envolver redução de custos. Não ficarei surpreso se houver uma reformulação geral no calendário 2021 com, por exemplo, mais rodadas duplas num fim de semana.

PV – Algum piloto/equipe poderia ser beneficiado ou prejudicado com esse novo momento, a partir do retorno do campeonato?

HR – Não vejo como pode haver alguém beneficiado pelo momento. Sinto que muitos serão prejudicados pela falta de patrocínio. As empresas devem priorizar outros investimentos depois da pandemia.

PV – O tempo de suspensão das corridas acabou ajudando a recuperação do Newman. Ele disse, recentemente, que volta ao campeonato quando as corridas retornarem. Acredita que Isso seria mesmo viável? Um piloto estaria pronto para um retorno tão rápido?

HR – Se um leigo visse as imagens do acidente diria que o piloto não sobreviveu. Ryan Newmann saiu andando do hospital com as filhas dias depois. Acho que ele volta sim e com a mesma vontade. Mas podem ter certeza, ele volta porque terá a liberação dos médicos. A NASCAR é muito zelosa quanto a isso.

PV – Durante o período denominado de ‘isolamento social’, presenciamos o surgimento de uma nova modalidade de disputas: as I-racings – corridas virtuais. Essa nova modalidade é uma tendência? Essas corridas virtuais podem substituir corridas reais em dias de chuva, por exemplo? Ou é apenas uma moda temporária; uma forma de passar o tempo e satisfazer o vício em corridas?

HR – Essa modalidade é uma realidade. Já movimenta alguns milhares de dólares na venda de softwares, equipamentos (existem cockpits que colocam o jogador num carro de verdade) e começa a criar seus ídolos.

Os esportes virtuais estão conquistando espaço, e no futebol, os pro-players têm contrato com valores de estrela do futebol de campo em time europeu. Não vejo a possibilidade de uma corrida virtual substituir uma corrida real em dia de chuva.

A corrida virtual é uma boa forma de satisfazer a ausência das corridas reais para os fãs apaixonados, que não diria que são viciados. Apenas gostam muito do esporte.

PV – Após uma conduta não aprovada pela NASCAR, o piloto Kyle Larson foi “afastado sem retorno prévio”, da competição. Acredita que a diretoria agiu de forma correta, sendo uma corrida “amadora”? E, com relação ao substituído escolhido (Matt Kenseth), acha que foi a melhor opção?

HR – O prejuízo do Kyle Larson foi além do afastamento, já que ele perdeu contratos de patrocínio e a meu ver o próprio emprego. Acho que a carreira dele na NASCAR acabou.

A atitude do piloto foi imperdoável e a punição independe da importância da corrida ou categoria. O que se julgou foi o ato e não importa onde foi feito. Qualquer atitude de um piloto da NASCAR traz junto a imagem da própria NASCAR.

Quanto ao Matt Kenseth, acho que foi o que deu pra fazer!

PV -O que podemos esperar para o retorno da temporada 2020?

HR – Espero muita emoção e provas disputadas. Todos estão ansiosos pela volta da categoria e com o calendário recentemente divulgado virou maratona. Quem bobeou com a forma física neste período sem provas vai sofrer um pouco.

Foto destaque Arquivo Pessoal

Editores Planeta Velocidade

Editores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais