Escute a rádio Planeta Velocidade!

Entre Pits #49: Especial Pilotos Femininas Amy Lerner

7 de fevereiro de 2021

j

Daniel Mendes

Exclusivo para o Planeta Velocidade, a piloto Amy Lerner fala de sua experiência no Dakar Classic num rápido bate papo que aconteceu logo após sua chegada da competição.

Um breve histórico da piloto:

A norte americana Amy Lerner sempre esteve envolvida no mundo dos carros e competições automobilísticas por influência de seu pai 

Ela é piloto de rally há mais de 10 anos e fez sua estreia no Rally Gazelles no Marrocos. Em sua carreira automobilística destacam-se também a participação no primeiro Rebelle Rally, competição off-road só para mulheres e um pódio no Mint 400 de Las Vegas a bordo do Ford Bronco de 1968 da lenda Rod Hall.

Em 2013, Amy venceu em sua categoria no Australasian Safari Rally, ganhando também o Dakar Challenge que lhe garantiu o direito de ingressar em uma edição do rally. Ela aguardou pacientemente para usar seu prêmio até esse ano, quando finalmente pôde realizar seu grande sonho.

Planeta Velocidade: Sua paixão por carros clássicos foi uma das razões que a levaram a competir no Dakar Classic? 

Amy Lerner: Sim, além disso, é do Dakar que estamos falando!

PV: Essa é a sua primeira participação em um rally com a navegadora Sara Carmen Bossaert? E como foi a interação entre vocês?

AL: Sim. Sara é minha amiga, ela não tinha experiência em motorsport e quase não dirigiu nestes últimos 10 anos, mas eu sabia que ela seria excelente na função de copiloto já que por ser uma exímia marinheira e arquiteta, ela entenderia muito bem da parte de regularidade. E de fato ela foi.

PV: Qual foi o estágio mais desafiador da competição? 

AL: Pra mim, o mais difícil foi o dia que partimos para um deslocamento de 6 horas às 4 da manhã. Já que Sara não dirige foi um dia bem longo pra mim e também tive dificuldades pra manter o foco

PV: Qual foi a sensação de pilotar o Porsche 953 campeão do Paris Dakar em 1984?

AL: Representar uma era tão icônica do Dakar e estimular as pessoas a sonhar com o passado e aquilo que elas podem conquistar no futuro. Foi incrível!

PV: E finalmente, depois da experiência no Dakar Classic, você pensa em competir no Rally Dakar?

AL: O Classic foi muito divertido, a corrida foi extremamente técnica e as pistas eram desafiadoras. Eu ficaria feliz de repetir a dose, mas o Dakar Rally é sempre uma opção!

Daniel Mendes

Daniel Mendes

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais