Escute a rádio Planeta Velocidade!

Entre Pits #51: Especial Chefe de Equipe – Luiza Finotti

17 de fevereiro de 2021

j

Sandrinha Moreira

Luiza Finotti, chefe de equipe da 3girls, conta sobre sua historia no automobilismo e sua participação nas Mil Milhas do Brasil.

O automobilismo vem ganhando força total em presença feminina dentro de autódromos, eventos e empresas automotivas.

Com toda essa participação e evolução,  o AutoMusas em parceria com o Planeta Velocidade, tem agora uma coluna especial cheio de entrevistas e histórias de mulheres que vem deixando seu legado no mundo automotivo, inspirando e incentivando outras mulheres a participar.

Por mais mulheres em nosso meio automotivo, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser.

E abrindo a coluna teremos conosco nossa querida Luiza Finotti, chefe de equipe, que participou das Mil Milhas do Brasil. O  evento é dos mais requisitados e respeitado em São Paulo. Luiza Finotti deu seu primeiro passo como chefe de equipe da 3grils, onde a equipe era 100% feminina. Formada pelas pilotos: Luciane Klai, Fernanda Aniceto e Renata Camargo, e a Mecânica Morgana Ritiele, a equipe conquistou o pódio em P2 e fizeram história nas Mil Milhas do Brasil.

Confira na integra nosso bate papo!

AUTOMUSAS Luiza, conta para nós como surgiu sua paixão pelo mundo automobilístico?

Luiza Finotti Minha paixão pelo automobilismo surgiu em dois momentos principais, o primeiro foi iniciado nas manhãs de domingo, pois sempre quando eu acordava cedinho e meu pai já estava ali, assistindo as corridas de F1 e eu ficava fascinada assistindo junto com ele. E não menos importante, o segundo motivo foi quando comecei a acompanhar as corridas de meu pai e meu avô nos autódromos e nos kartódromos. Mas foi somente ali que pude ver que meus olhos brilhavam, tão intensamente nas vezes que meu pai fazia o S do Senna me dando um “tchauzinho” ou mandando um coração. Meu pai sem dúvidas foi a peça principal, onde eu sempre tive muita inspiração e me fez ter um grande amor pelo automobilismo.

AUTOMUSAS Sabemos que o mundo automobilístico ainda é escasso de presença feminina, pelo simples fato de ainda existir um preconceito enorme. Você estando sempre presente nesse meio, qual a sua visão diante dessa questão?

Luiza Finotti Acredito que as distinções, inclusive a de gênero, de certa forma acabam apenas nos distanciando e nos individualizando ainda mais. Vemos isto em vários ramos do esporte, onde cada vez mais os ambientes não são familiares devido a este grande preconceito pela presença feminina. Vimos o automobilismo perdendo muita força após a morte do Senna, quem sabe a presença Feminina mais abundante na pista, faça com que tenhamos um aumento de público e acabe com esse tipo de preconceito.

AUTOMUSAS Você esteve na Mil Milhas do Brasil como chefe de equipe em uma equipe 100% feminina, que por sinal acreditamos ter sido um grande avanço profissional. Conte para nós quais as funções de uma chefe de equipe e fale um pouco sobre essa experiência.

Luiza Finotti O chefe de equipe, acaba por si só, cuidando de muitos detalhes que acabam fazendo toda diferença nos resultados finais. Pois a partir da análise e acompanhamento da temperatura e desgaste dos pneus, do consumo de combustível que poderemos chegar  a estratégia ideal. Além de alguns detalhes específicos do regulamento de algumas provas, como tempo de pitstop, janelas para abastecimento, entre outros.

AUTOMUSAS Como você vê o futuro das mulheres no automobilismo, depois de participar dessa prova tão importante que é a Mil Milhas do Brasil?

Luiza Finotti Vejo um futuro brilhante pela frente, pois estamos ganhando mais espaço e somente assim não desperdiçaremos tantos talentos. Na Mil Milhas quebramos uma grande barreira e mostramos que as mulheres podem chegar aonde elas quiserem, mesmo tendo que enfrentar um ambiente cheio de preconceitos.

Luiza Finotti – Além de estar em um ambiente com algumas das mulheres que sempre acompanhei e admirei, fazer parte desta conquista e poder contribuir com que elas chegassem a esta conquista foi muito importante para ter a visão mais clara do que eu quero. E que nossa união aumentou ainda mais nossa vontade de vencer.

AUTOMUSAS – Liderando uma equipe feminina a cada Pit stop, você pode sentir aquela emoção de estar ali ajudando, apoiando e fazendo acontecer. Conta pra nós qual a sensação de estar nos Boxes e poder contemplar o Pódio em P2 de sua equipe.

AUTOMUSAS Você que está sempre presente nas pistas, percorrendo pelos boxes, seja qual for o Autódromo. Você acha que temos muitas mulheres atualmente no cenário automotivo como participantes de provas? Como você acha que isso pode crescer mais?

Luiza Finotti A presença feminina nas pistas ainda é muito restrita, talvez isto se justifique por esta grande barreira de entrada ao esporte. Acredito que devemos buscar novas formas de incentivo e patrocínio para mulheres, pois também caminharemos juntos nesta jornada em busca de mais visibilidade para este esporte, que nos trouxe tantas felicidades no auge brasileiro dentro da F1.

AUTOMUSAS Luiza você teve uma realização pessoal e com toda certeza profissional de liderar a sua primeira equipe feminina em um autódromo,que é considerado o coração do mundo automobilístico. Você já tem projetos em mente depois dessa participação na Mil Milhas?

Luiza Finotti Sem dúvidas, como dito antes, depois da Mil Milhas tive uma visão muito clara do que eu quero e de onde posso chegar. Ainda preciso aprender muito e sei que com as pessoas certas, poderei cada vez mais trilhar um caminho mais assertivo para atingir meus objetivos e conseguir chegar aonde eu tanto sonho.

AUTOMUSAS Luiza, qual a mensagem você gostaria de deixar para as meninas de apoio e incentivo para estar nesse mundo sem medo?

Luiza Finotti Gostaria de pedir para que elas nunca desistam dos seus sonhos e que acreditem mais no seus potenciais. Por mais que a vida seja uma luta constante, e que algumas barreiras pareçam ser inquebráveis, vimos que a união de algumas pessoas pode fazer toda a diferença. Então não lutem, nem caminhem sozinhas, pois com o tempo acabamos encontrando pessoas, que poderão deixar cada vez mais nossos objetivos e sonhos mais próximos. E isto foi exatamente o que fizemos!

Sandrinha Moreira

Sandrinha Moreira

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais