Escute a rádio Planeta Velocidade!

Entre Pits edição #9 – Daniel Kelemen, idealizador da Copa HB20

20 de dezembro de 2019

j

Colaboradores Planeta Velocidade

Onde tem corrida, o Planeta Velocidade está buscando todas as informações pra deixar nosso público sempre bem informado. E quando a velocidade está mais perto ainda, tipo uma categoria que usa carros que vemos diariamente?

Convidado
Fabricio Barbosa
http://www.Instagram.com/toqueracing
Revisão Francisco Brasil

Por isso, nós entrevistamos com exclusividade Daniel Kelemen: piloto, empresário e fundador da Copa HB20, a categoria que mais cresceu esse ano no Brasil. Vem com a gente saber tudo!

Planeta Velocidade – Como surgiu a idéia de criar uma categoria monomarca de carros que você encontra nas ruas brasileiras?

Daniel Kelemen – Eu sou concessionário Hyundai e junto com a paixão por automobilismo, precisava atrelar carros de corridas com vendas, quero mostrar para as pessoas que o carro é bom e aguenta, que tem resistência. E foi assim que surgiu a ideia. Levei a ideia para montadora, que foi bem vista em fazer uma categoria de carros de rua. 

foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

PV – Quanto tempo levou desde a idéia inicial de criar uma categoria nova até a primeira corrida? Quais os principais desafios encontrados ao longo deste período?

DK – Eu tive a ideia em julho de 2017, aí teve o processo de convencimento da montadora ,montagem do projeto e demorou 1 ano até amadurecer. E em julho de 2018 a Hyundai deu sinal verde para fazer lançamento no salão do automóvel em novembro, a gente fez todo o desenho da categoria e lançamos em dezembro de 2018 e fomos à pista em abril de 2019, foi coisa de 6 meses em média.

foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

PV – Foi muito difícil obter pilotos interessados a compor o grid da categoria? E encontrar parceiros patrocinadores?

DK – Quando lançamos a categoria no salão do automóvel, tinham muitos pilotos interessados. Olhamos cerca de 17, 18 pilotos no total de 71 que deixaram o nome, etc… para primeira etapa. Nós atrasamos o lançamento era para estrear em março e acabou sendo em abril, isso dificultou um pouco. Todos já estavam com seus assentos e nós que somos pilotos acabamos escolhendo onde vamos correr entre novembro e janeiro, e estávamos descasado com o calendário. Mas mesmo assim conseguimos 21 pilotos na 1° etapa e nas demais veio vindo, e os parceiros e patrocinadores começaram a aparecer. Nós fomos mostrando o projeto novo, novo no momento porque já teve outras categorias assim, mas na situação econômica do automobilismo foi razoavelmente fácil.  

foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

PV – De toda temporada, qual foi o momento mais emocionante?

DK- Toda a temporada tivemos momentos emocionantes, mas posso dizer que quando os carros chegaram aqui na HRACING… para mim foi um dia emocionante. Os carros chegaram a nós e tínhamos que preparar os carros; colocar Santo Antônio; preparar os carros; fazer adaptações. Puts! O negócio vai acontecer mesmo. E outro momento foi a primeira largada sem dúvida, e a bandeirada final na última etapa da corrida em interlagos.

foto: HRACING

PV –  Uma das corridas mais comentadas foi a corrida SUNSET, na última etapa em interlagos. Para 2020 o que vocês planejam?

DK- A corrida SUNSET foi muito aceita. As imagens maravilhosas que acabaram surgindo foi uma ideia não muito planejada, foi meio que de última hora. Eu e o Carlos Col, a Vanda e meu sócio Carlos Henrique começamos um brainstorm e ai acabou saindo a ideia desta corrida SUNSET, poxa foi muito legal e para 2020 não posso adiantar muita coisa mas a copa HB20 é inovadora e sempre vamos buscar novidades.

PV – Umas das corridas que o público gostaria de ver seria uma prova noturna, e outra em um “oval”, estilo o anel externo do circuito  de Goiânia. Teria alguma possibilidade?

DK – A respeito de uma corrida noturna seria bem legal já que nossos carros têm farol. Seria algo que poderia acontecer e vamos trabalhar para isso acontecer.

Foto; Rodrigo Aguiar Ruiz

PV – Corridas na América Latina são cogitadas?

DK – Quanto a correr na América Latina é algo que a gente não pensa no momento. Poderíamos fazer isso mas dependeria da nossa montadora Hyundai e, se formos falar em América Latina, falamos de Argentina e Uruguai e nós não temos interesse em divulgar a marca nesses dois mercados em virtude da exportação que quase não tem. A presença do HB20 na Argentina e Uruguai é muito pequena neste momento e isso está fora de cogitação.

foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

PV – Umas das coisas mais importantes em uma corrida é a presença do público, tanto nas arquibancadas, quanto na tv e em mídias sociais. Qual foi a aceitação do público em relação a categoria que tem o mesmo carro que eles têm na garagem?

DK – Quanto ao público nos surpreendeu bastante, teve pessoas me ligando, me mandando mensagem pedindo ingresso para vir em Interlagos, pessoas que conheceram a categoria em Porto Alegre no Velopark, eu nem acreditei muito para ser sincero. As pessoas entrando em contato mandando mensagem e vieram, pessoas em Santa Cruz que andaram 200 km para assistir a corrida foi uma surpresa muito grande num espaço pequeno, e nós temos o apoio dos clubes do HB20 pelo Brasil inteiro. Aonde vai (a categoria) os clubes estão juntos se movimentando para acompanhar as corridas  levando toda sua legião de associados dos clubes HB20, fora a audiência na TV e nas redes sociais. No nosso Instagram já atingimos 10 mil seguidores, quer dizer: a Copa HB20 está atingindo o consumidor do HB20 e de um futuro comprador.

Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

PV –  o que esperar da copa HB20 em 2020? Quais as novidades da categoria?

DK- Em 2019 foi um ano que aprendemos bastante, nós  conseguimos entender bastante com que aprendemos. Inovar foi a palavra de 2019, nós inovamos e fizemos a diferença. E em 2020 o que esperar? Esperar uma categoria mais madura, vamos dizer assim, com grid de 36 carros que é nosso limite já estipulado e realmente temos muitas novidades, mas ainda não da para adiantar muita coisa porque ainda está sendo formatado. Tem ainda algumas reuniões para montar o calendário e as novidades para 2020. Mas uma coisa eu posso garantir ao pessoal que acompanha o PLANETA VELOCIDADE coisas boas virão, ou melhor coisas muito boas virão.

Foto destaque Rodrigo Aguiar Ruiz

Colaboradores Planeta Velocidade

Colaboradores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais