No início desta semana, o bicampeão mundial Fernando Alonso fez sua primeira visita ao Renault DP World F1 Team em preparação para sua temporada de 2021 na Fórmula 1. O espanhol voltou para sua equipe de ‘casa’, visitando os locais de Enstone, no Reino Unido, e Viry-Chatillon, na França, pela primeira vez em mais de 10 anos.

Edição Lorenzo Francez
Revisão Francisco Brasil
Fotos cortesia da Equipe Renault F1
A carreira de Fernando na F1 se mesclou com a da Renault. Ele começou com a equipe aos 21 anos em 2002 e garantiu sua primeira vitória em 2003. Os dois títulos dele foram selados com a Renault, primeiro em 2005 e novamente no ano seguinte.
Alonso voltaria a equipe 2 anos mais tarde em 2008 e 2009, mas sem os mesmos resultados que havia conseguido anteriormente na equipe Francesa.
Preparação para 2021
Fernando e a equipe estão, no entanto, ansiosos e a visita desta semana foi para chegar à frente em 2021. Durante a visita de dois dias a Enstone, Alonso completou um dia inteiro no simulador de driver-in-the-loop no local, um ajuste de assento e reuniões de engenharia com o gerenciamento técnico da equipe Renault DP World F1, além de uma visita ao túnel de vento para ver o progresso para o próximo ano.

Fernando então voou para Paris para se encontrar com os técnicos de motores da Renault na Viry enquanto ele visitava as oficinas de construção de dinos e motores na unidade francesa.
Fernando Alonso ficou emocionada com a volta para sua “casa”. “Voltar a Enstone foi uma experiência muito boa, foram dias muito emocionantes”, comentou Alonso. “Muitas coisas mudaram; o simulador é novo, o túnel de vento foi atualizado, mas algumas coisas são as mesmas: são os mesmos escritórios, a academia que eu costumava visitar muito”, complementou o piloto
Expectativas para 2021

Para o piloto as expectativas para a próxima temporada são boas. “Acho que a equipe está em boa forma para o futuro. As últimas corridas foram encorajadoras para todos, para mim também. Ver a Renault de volta de forma competitiva é uma coisa boa para o esporte e estou muito satisfeito com as melhorias”, relatou Alonso.
Cyril Abiteboul, chefe da equipe mundial de F1 da Renault DP e diretor administrativo, acrescentou: “Foi ótimo ver Fernando de volta à equipe pessoalmente. Ele está extremamente motivado para ter o melhor começo possível. Ele quer estar muito envolvido nos preparativos. Passar três dias na Enstone e na Viry deu a ambos os lados a oportunidade de reiniciar esses links e definir as bases em um estágio muito inicial, o que será fundamental para começar a funcionar em 2021, um ano fundamental em nosso progresso como equipe”
Fernando ressaltou que a equipe ainda tem um longo percorrer e elogiou o ótimo trabalho feito na pista na atual temporada. Também falou que vai acompanhar o que a equipe precisa do lado dele, e vai estar disponível para a ajudar a equipe em tudo que for necessário.