-Antonio Félix da Costa conquista o máximo de pontos na primeira das seis provas decisivas da Fórmula E em Berlim
– Piloto português se torna o primeiro a vencer pela segunda vez nesta temporada
– Lucas di Grassi largou em 20º e conseguiu chegar no Top-10
– Sette Câmara tem estreia modesta, enquanto Massa não termina a corrida
Depois de 158 dias, a Fórmula E retomou as atividades com portões fechados nesta quarta-feira (05), no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha, para uma série de seis corridas em nove dias para definir o campeão da sexta temporada da categoria dos carros elétricos.

E o português António Felix Da Costa, da DS Techeetah, retomou justamente de onde parou antes da paralisação: no topo! O piloto venceu de ponta a ponta em Berlim como também havia feito em Marraquexe, se tornando o primeiro competidor da temporada a conquistar duas vitórias, além de ampliar a vantagem na liderança do campeonato.
Largando na frente após conquistar a Julius Baer Pole Position, Da Costa teve um ritmo de corrida calmo e consistente do apagar das luzes na largada até a bandeirada, sem correr grandes riscos. O pódio foi completado pelo alemão André Lotterer (TAG Heuer Porcshe) e o britânico Sam Bird (Envision Virgin Racing), em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Como foi a corrida

Correndo no traçado reverso da pista do Aeroporto de Tempelhof, a largada da primeira das seis provas decisivas da sexta temporada da Fórmula E foi tranquila e sem incidentes. As duas DS Techeetah (de Da Costa e seu companheiro de equipe, o francês Jean-Eric Vergne) se mantiveram à frente dos demais, seguidos por André Lotterer, Sébastien Buemi (Nissan e.Dams) e Nyck de Vries (Mercedes Benz EQ).
Entre os brasileiros, Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) conseguiu a oitava colocação nas primeiras curvas, enquanto Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) conseguiu saltar de 20º para a 15ª colocação.
As coisas desaceleraram completamente após 15 minutos da corrida, quando o holandês Robin Frijns (Envision Virgin Racing) bateu na barreira de proteção e danificou parte de seu carro. Por ter parado o carro em um ponto perigoso na pista, foi necessário a entrada do safety car.
Quando a corrida recomeçou, os pilotos passaram a usar o MODO ATAQUE e então, as ultrapassagens começaram a acontecer. De Vries, com sua Mercedes Benz EQ completamente preta – em uma forma de protesto da equipe alemã contra o racismo – usou o seu para passar por Andre Lotterer e ocupar o terceiro lugar.
Mas poucos minutos depois foi a vez de Lotterer usar seu próprio MODO ATAQUE para voltar ao terceiro lugar, enquanto os dois carros da DS Techeetah de distanciavam dos demais pilotos.

Massa estava em um bom ritmo de corrida quando saiu da pista e bateu na barreira de proteção, causando uma bandeira amarela por todo o circuito a 15 minutos do término da prova.
Quando a prova voltou ao normal, as coisas começaram a esquentar, mas se complicaram para Vergne, que começou a ter um problema com seu carro e caiu do segundo lugar para o oitavo lugar rapidamente, antes de acabar levando a pior em uma disputa de posição com Lucas di Grassi e cair para as últimas posições, ficando de fora da zona de pontuação.
Sem conseguir ganhar muitas posições em sua corrida de estreia pela GEOX Dragon, o brasileiro Sérgio sette Câmara conseguiu terminar a frente de seu companheiro na equipe norte americana, o alemão Nico Müller, na 19ª posição.
Em uma disputa emocionante nos minutos finais, Sam Bird (que havia largado em sétimo) e Lotterer protagonizaram um forte embate pela segunda colocação, que no fim ficou com o piloto alemão, enquanto na liderança, o dia era mesmo de Da Costa, que cruzou a linha de chegada sem energia de sobra e se consolidou de vez na liderança do campeonato, restando cinco provas para o término.

Porém, nada está definido: ainda restam cinco provas, sendo que a próxima corrida será realizada amanhã (06). Confira abaixo os horários do segundo dia de atividades da Fórmula E nesta reta final da sexta temporada no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, com o treino classificatório e a corrida sendo transmitidos com exclusividade nos canais Fox Sports:
Treino Livre – às 06h30 (ao vivo no YouTube/Facebook)
Treino Classificatório – às 09h (ao vivo no Fox Sports 2)
Corrida – transmissão a partir das 13h30 (ao vivo no Fox Sports 2)
Largada às 14h
Piloto da DS Techeetah
Antonio Felix da Costa
“Estou muito feliz, pois sei que as pessoas a minha volta sabem de todo o meu esforço, meu time, minha família e amigos. Eles se importam comigo e eles realmente querem me ver vencer. Todos falavam comigo como se só faltasse uma corrida após a parada, mas ainda faltavam 6 corridas para acontecer. Todos dizem que eu tenho que vence-las, é muita pressão, mas eu aguento bem e sei que se tem pressão, é porque é algo importante. Agora faltam cinco corridas, a luta pelo título continua e a pressão aumenta. Eu quero ganhar e se continuarmos fazendo as coisas como fizemos hoje, temos uma boa chance.”
Piloto da TAG Heuer Porsche
Andre Lotterer
“O segundo lugar é bom, mas sinceramente fiquei triste ao perder o MODO ATAQUE, pois isso me deixou em uma situação difícil e acredito que tinha um bom carro hoje. Sem esse problema, talvez eu poderia ter desafiado o Antônio, mas vamos ver o que acontece nos próximos dias”
Envision Virgin Racing
Sam Bird
“Estou muito feliz, agredecido ao time, foi um início bem dificil, mas felizmente conseguimos um bom ritmo de corrida e um resultado que serve de recomeço da temporada. Fiquei desapontado por não conseguir o segundo lugar, estava com pouca energia e tive que prestar mais atenção no carro, mas ja temos uma boa base para amanhã.”
2020 BERLIN E-PRIX PRESENTED BY CBMM (Etapa 6 de 11)
Resultado Final
1 | Antonio Félix da Costa | 36 voltas | (30) |
2 | André Lotterer | +5.445 | (18) |
3 | Sam Bird | +6.526 | (15) |
4 | Nyck de Vries | +6.911 | (12) |
5 | Jérôme D’Ambrosio | +13.212 | (10) |
6 | Stoffel Vandoorne | +13.654 | (8) |
7 | Sébastien Buemi | +14.926 | (6) |
8 | Lucas di Grassi | +17.311 | (4) |
9 | Alexander Sims | +17.613 | (2) |
10 | René Rast | +18.852 | (1) |
11 | Edoardo Mortara | +20.765 | |
12 | Neel Jani | +21.039 | |
13 | Alex Lynn | +21.603 | |
14 | Mitch Evans | +22.482 | |
15 | Oliver Rowland | +23.208 | |
16 | James Calado | +28.906 | |
17 | Oliver Turvey | +31.116 | |
18 | Daniel Abt | +34.282 | |
19 | Sérgio Sette Câmara | +45.417 | |
DSQ | Maximilian Guenther | 36 Voltas | |
DNF | Jean-Éric Vergne | 36 Voltas | |
DNF | Nico Muller | 36 Voltas | |
DNF | Felipe Massa | 22 Voltas | |
DNF | Robin Frijns | 08 Voltas |
Campeonato ABB FIA Formula E 2019-20
Campeonato de Pilotos
Antonio Félix da Costa | DS Techeetah | 97 |
Mitch Evans | Panasonic Jaguar Racing | 56 |
Alexander Sims | BMW i Andretti Motorsport | 48 |
Stoffel Vandoorne | Mercedes Benz EQ | 46 |
Maximilian Guenther | BMW i Andretti Motorsport | 44 |
Sam Bird | Envision Virgin Racing | 44 |
André Lotterer | TAG Heuer Porsche | 43 |
Lucas di Grassi | Audi Sport ABT Schaeffler | 42 |
Sébastien Buemi | Nissan E.Dams | 33 |
Edoardo Mortara | ROKiT Venturi Racing | 32 |
Jean-Éric Vergne | DS Techeetah | 31 |
Nyck de Vries | Mercedes Benz EQ | 30 |
Oliver Rowland | Nissan E.Dams | 30 |
Pascal Wehrlein | Mahindra Racing | 14 |
Jérôme D’Ambrosio | Mahindra Racing | 13 |
Robin Frijns | Envision Virgin Racing | 10 |
James Calado | Panasonic Jaguar Racing | 10 |
Daniel Abt | NIO 333 Team | 8 |
Felipe Massa | ROKiT Venturi Racing | 2 |
Brendon Hartley | GEOX Dragon | 2 |
René Rast | Audi Sport ABT Schaeffler | 1 |
Foto destaque Cortesia da Fórmula E