Fórmula 1: Dentro do cockpit – O saldo do GP do Japão pelos pilotos.

16 de outubro de 2019

j

Editores Planeta Velocidade

Depois de um fim de semana diferente por conta do tufão Hagibis, o que os pilotos tiram de saldo da etapa:

Foto twitter.com/MercedesAMGF1

Edição e Revisão Francisco Brasil e Marcos Amaral

Mercedes

Valtteri Bottas #77
Foto Divulgação/Internet

“Seis campeonatos de construtores – cada membro da equipe na pista e nas fábricas pode estar incrivelmente orgulhoso dessa conquista! Um grande obrigado a todos. Acho que ainda não sabemos o que é uma conquista incrível, mas estamos fazendo história neste esporte. Tivemos uma temporada muito boa até agora e conseguimos aproveitar ao máximo nossas oportunidades, especialmente no início da temporada. É incrível pensar que acabamos de fazer algo que nunca havia sido feito antes – que dia ótimo para todos nós! Tive um excelente começo na corrida, um dos melhores da minha carreira, e consegui liderar desde o início.

Esperávamos que nosso carro fosse rápido na corrida, mas é realmente difícil ultrapassar nesta pista, então sabíamos que teríamos que tentar assumir a liderança no início e estou muito feliz por tudo ter funcionado. Gostei muito da corrida depois; o carro estava muito bom e nossas atualizações funcionaram bem. Suzuka sempre foi minha pista favorita, embora nunca tenha sido particularmente forte aqui – mas agora gosto mais dessa pista. Faz um tempo desde a minha última vitória, perdi esse sentimento de vitória e estou muito feliz e orgulhoso de ter vencido a corrida que nos garantiu o Campeonato de Construtores.”

Lewis hamilton #44
Foto Divulgação/Internet

“Estou muito feliz pela equipe – que ótimo resultado! Seis títulos de construtores consecutivos é uma conquista incrível que levou muito tempo e muito trabalho duro. Isso mostra a força e a profundidade da equipe e estou incrivelmente orgulhoso de fazer parte da história da Mercedes. É uma conquista merecida – obrigado a todos em Brackley, Brixworth e Stuttgart por todo o trabalho duro e dedicação. Valtteri fez um ótimo trabalho hoje e mereceu a vitória, parabéns a ele. Fiz tudo o que pude na corrida;

Acho que provavelmente tivemos a chance de marcar um 1-2, então vamos dar uma olhada no que poderíamos ter feito melhor no relatório. Acho que podemos esperar que as próximas corridas sejam muito desafiadoras; A Ferrari ainda tem uma vantagem de velocidade em reta, o que torna muito difícil se classificar à frente deles, então temos que ultrapassá-los, mas acho que isso é realmente emocionante para os espectadores. Hoje celebraremos esta conquista monumental; mas amanhã começaremos a pressionar novamente – ainda temos corridas para vencer.”

Ferrari

Sebastian Vettel # 5
Foto ScuderiaFerrari.com

“Tivemos uma manhã muito boa, mas a tarde não foi boa em termos do resultado que conseguimos alcançar com a equipe.

O começo não foi bom para mim nem para o Charles, e se não fosse isso, poderíamos ter dois carros brigando na frente. Foi difícil pra ser justo. Nossos rivais foram simplesmente mais rápidos, Valtteri estava voando.

Eu tive um começo ruim, eu estava um pouco adiantado com a embreagem e depois apertei novamente e perdi um pouco de força. Normalmente, nossas partidas são muito boas, mas não desta vez. Depois disso, perdemos um pouco em termos de velocidade na corrida em comparação com nossos rivais. Demos mais voltas com os mesmos pneus do que Valtteri e Lewis. Especialmente no final, eles estavam caindo um pouco mais, enquanto nossos rivais mantiveram o ritmo o tempo todo.

No final, meu único objetivo era ficar à frente de Lewis. Eu sabia que nas retas ele lutava para ultrapassar, então tentei ter saídas limpas nos lugares onde isso importava.”

Charles Leclerc # 16
Foto ScuderiaFerrari.com

“Foi uma corrida difícil. Cometi um erro no início e acabei tocando no Max (Verstappen) na curva 1, que infelizmente comprometeu nossas corridas e minha asa dianteira foi danificada.

Eu tentei fazer o melhor na corrida. Após a primeira parada, quando minha asa dianteira foi trocada, dei tudo de mim. Tentei conquistar o máximo de posições possível. Embora tenha sido bastante divertido ultrapassar outros carros e lutar durante a corrida, P6* não é nosso objetivo ou um resultado com o qual estamos satisfeitos. Foi um final de semana diferente no geral, e estou ansioso pela oportunidade de trazer para casa melhores resultados mais uma vez nas próximas corridas.”

*Após a corrida, Leclerc teve duas punições que somaram 15 segundos ao tempo final, o que rebaixou o monegasco à 7 posição.

RBR

Alex Albon #23
(Photo by Mark Thompson/Getty Images)

“Quarto é o melhor resultado da minha carreira na F1 e este fim de semana definitivamente foi o meu melhor com a equipe. Imediatamente desde o FP1, eu me senti confortável com o carro e o equilíbrio, o que é importante para uma pista como Suzuka, onde você precisa de muita confiança, especialmente em seu primeiro setor! Queria mais na corrida e senti que poderia ter me saído melhor no começo, mas tinha muitos carros espalhados fora da linha e perdi alguns lugares para as McLarens. Consegui voltar atrás deles, mas já havia perdido muito tempo na reta principal.

A disputa com Lando pela P5 foi dura, ele me deu espaço e deixou a porta aberta, mas estava um pouco apertada! Conseguimos superar Carlos com uma boa estratégia, fazendo o _undercut_, mas a partir de então não estávamos disputando com ninguém  na P4. Tratava-se de gerenciar os pneus até o fim, mas com o DNF de Max, foi bom marcar alguns pontos para a equipe e o quarto foi o melhor que pudemos fazer. Ainda estou encontrando meu espaço, mas no geral estou feliz com meu ritmo e progresso e demos um passo adiante neste fim de semana. No final de semana, provavelmente queríamos mais, especialmente para a Honda, e estávamos perto, mas não tínhamos o ritmo. Agora faremos nosso dever de casa e esperamos voltar mais fortes no México.”

Max Verstappen #33
(Photo by Clive Mason/Getty Images)

“Tive um bom começo e acho que estava em terceiro lugar, o que foi positivo. Fiquei do lado de fora na curva 2, mas Charles se moveu para o lado do meu carro. Eu acho que Charles estava tentando recuperar lugares após a largada, mas é uma corrida longa, então não havia necessidade de arriscar tão cedo. Nós dois perdemos, mas ele conseguiu continuar assim que substituiu a asa dianteira. Voltei no fim do grid, mas meu carro estava gravemente danificado e tivemos que abandonar na volta 15.

Do meu lado, não acho que poderia ter feito algo diferente, então agora será investigado pelos comissários. É muito frustrante, pois acho que tivemos uma boa chance de subir ao pódio novamente, especialmente depois de um começo tão bom, o que teria sido incrível para todos os fãs da Honda nos apoiando. Definitivamente, estamos melhorando e a diferença está diminuindo, mas ainda há mais trabalho a ser feito antes do México.”

McLaren

Carlos Sainz, # 55
Foto McLaren.com

“Um dia muito bom no geral. A qualificação foi extremamente forte depois de liderar o meio do na sexta-feira. Garantimos o P7 e o P8 claramente à frente de nossos principais concorrentes. Mais tarde, na corrida, tive um bom começo na linha de dentro e lutei novamente, roda a roda, com Hamilton. De lá, eu controlei meu ritmo e fiz um longo primeiro stint.

A segunda parte foi especialmente forte, com ritmo muito bom e mantendo Leclerc para trás para garantir outro P5. Estou muito feliz com os dois resultados hoje, quali e corrida, e a única desvantagem é que Lando não conseguiu terminar nos pontos devido a uma situação de azar. A equipe mereceu claramente mais dois pontos aqui no Japão. Parabéns!”

Lando Norris, # 4
Foto McLaren.com

“Um dia frustrante. Fiz um bom começo e consegui ficar de fora de alguns pilotos na curva um. Então havia contato à minha frente, detritos e caras girando. Eu tive que desacelerar, infelizmente, e desisti de uma posição ou duas, mas ainda era P6, eu acho.

No caos, coletei alguns detritos nos freios, o que significava que eu tinha que lutar muito cedo e depois o resto era bem direto. Fiz o que pude, mas sempre lutei para o final com os pneus e simplesmente não conseguia fazer progresso suficiente para voltar. Alguns pontos positivos, alguns negativos – mas bons pontos para o time com Carlos.”

Renault

Nico Hülkenberg #3
Foto media.renaultsport.com

“Estou muito feliz pelo time, já que Daniel e eu estamos nos pontos hoje. Lutamos até o fim e atacamos muito. Era como se tudo estivesse idealmente alinhado. Foi uma volta incrível depois de uma manhã em que nossas qualificações não eram muito boas. Fiz um ótimo trabalho para passar alguns carros na primeira curva antes de pressionar para conseguir uma boa posição na pista. A partir de então, a luta foi lançada. Estávamos no trânsito durante o segundo período e ficou quente quando todos viram seus pneus deteriorarem-se. Foi muito divertido e estou muito feliz com este dia.”

Daniel Ricciardo #27
Foto media.renaultsport.com

“A equipe mereceu esse resultado hoje. Estávamos em uma série um pouco frustrante de perda de pontos, então este sétimo lugar chega na hora certa. Encontramos um problema com a traseira do carro na qualificação. Os caras consertaram e isso também explica porque estávamos longe. Tivemos um bom ritmo de corrida e corremos bem. Indo com os pneus médios jogados a nosso favor e traçamos nosso caminho no pelotão com belas batalhas. Tínhamos uma boa estratégia e fizemos bem em conseguir facilmente o sétimo lugar merecido.”

Toro Rosso

Pierre Gasly # 10
Preview russian Grand Prix 2019 with Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso

“Estou muito feliz com o dia de hoje! Começou muito bem esta manhã quando cheguei ao Q3 e me classifiquei em nono. Nós realmente não esperávamos chegar lá após uma preparação tão curta, já que eu perdi o FP1 e o FP3. Passei a maior parte da corrida em P7 e P8, foi muito intenso, pois a Renault e a Racing Point estavam se esforçando muito. Tivemos um problema de suspensão no meio da corrida, o que tornou bastante difícil, então eu dei tudo o que tinha dentro do carro para manter a posição. Houve algumas batalhas intensas e eu realmente queria chegar ao fim para a equipe Honda e para os fãs japoneses que vieram nos apoiar. Estou realmente satisfeito por marcar pontos para o time, especialmente no Japão… é realmente especial! Podemos ficar satisfeitos com o dia e mal podemos esperar pelas corridas restantes.”

Daniil Kvyat 26
Preview russian Grand Prix 2019 with Daniil Kvyat Scuderia Toro Rosso

“Esta manhã estava tudo bem até a última volta da minha qualificação. Não sei por que estava tão lento na última volta, o carro parecia um pouco diferente da sexta-feira – as condições eram bem diferentes – mas todos tivemos que lidar com isso da mesma maneira. Começar a corrida do P14 não era o ideal e eu sabia que seria complicado. Sinto que a corrida em si foi forte e, mesmo se perdemos alguns lugares no início, a partir de então foi uma recuperação sólida. É uma pena não marcar pontos porque o ritmo foi muito bom. Precisamos trabalhar para melhorar nossa qualificação.”

Racing Point

Sergio Perez #11
Foto RacingPointF1.com

“Nosso ritmo na corrida foi melhor que a qualificação e eu estava mais confiante com o carro. Fiz um bom começo e a equipe fez um trabalho fantástico com a estratégia. Nós colocamos uma segunda vez pneus macios no final da corrida e eu consegui voltar aos pontos. Houve confusão no final, porque a bandeira quadriculada saiu uma volta mais cedo, então quando fui eliminado por Gasly a corrida já havia terminado. Com os pneus novos, fui muito mais rápido que ele. Eu estava na frente dele e deixei espaço suficiente para que não houvesse necessidade do contato. É decepcionante terminar a corrida assim – com um carro danificado – mas pelo menos conseguimos alguns pontos para a equipe.”

Lance Stroll #18
Foto RacingPointF1.com

“Tivemos uma boa primeira parte, solidamente, entre os dez primeiros, mas a questão principal de hoje foi a luta com os pneus nas voltas finais. Passei a maior parte da corrida logo atrás de Gasly, o que não foi bom para os pneus dianteiros, mas foi nas últimas dez voltas que não tivemos a aderência necessária para manter o oitavo lugar. Tínhamos nos comprometido com a parada única, mas talvez a estratégia de duas paradas fosse o caminho a seguir, pois lhe oferece uma grande vantagem no final da corrida. Vimos isso com o Checo. Tínhamos uma boa posição na pista no início da corrida, então tentamos manter os pontos. Hoje não correu bem e analisaremos as coisas para entender onde podemos melhorar para a próxima vez.”

Alfa Romeo

Kimi Räikkönen #7
Foto sauber-group.com/motorsport/formula-1/

“É um final decepcionante para o nosso fim de semana. Sempre fazemos o possível para levar para casa um bom resultado e, no final, o carro foi muito bom no último conjunto de pneus. Estávamos correndo três, quatro segundos mais rápido do que no início da corrida, mas infelizmente até então tínhamos perdido muito tempo e nossa tarde foi comprometida. Não conseguimos encontrar um bom equilíbrio nas duas primeiras passagens com pneus médios e duros, eles simplesmente não funcionavam e eu não tinha front-end. Temos que olhar os dados para entender o que aconteceu e descobrir o que corrigir, para que possamos ter consistentemente o desempenho que tivemos na parte final da corrida.”

Antonio Giovinazzi #99
Foto sauber-group.com/motorsport/formula-1/

“Foi um fim de semana difícil para nós. As condições não eram ideais com o vento, mas no final são as mesmas para todos, por isso precisamos nos concentrar em nosso trabalho. Nosso ritmo acabou sendo melhor na classificação do que na corrida em comparação com nossos rivais e precisamos entender o porquê. O potencial do carro está lá, mas temos que continuar trabalhando para melhorar antes das corridas finais e fazer o melhor trabalho possível no resto da temporada.”

Haas

Romain Grosjean #8
Foto media.haasf1team.com

“Bem, não foi tão bom quanto queríamos. O começo foi terrível, não sei por quê. Eu estava atrás de Kevin (Magnussen) na primeira curva, o que mostra o quão ruim foi. A partir daí, foi muito difícil recuperar. Tentamos empurrar com força, montamos o pneu duro para fazer uma corrida de uma parada. Sinceramente, eu tive duas ultrapassagens muito boas em Russell e Giovinazzi no lado de fora da curva 1 e 2 – ambas as vezes. Esse foi o destaque da minha corrida. Depois disso, estava apenas gerenciando pneus. Só não tivemos o ritmo da corrida, o que foi uma pena. Vamos continuar trabalhando e ver se a próxima corrida será boa para nós.”

Kevin Magnussen #20
Foto media.haasf1team.com

“Comecei por último e cheguei à P12, pela qual estava bastante feliz, mas depois disso foi para baixo. Não foi terrível em termos de pneus e ritmo, pelo menos não nas corridas anteriores. Se tivéssemos ligado tudo, e se eu tivesse começado onde deveria, e tivesse começado tão bem quanto antes, obviamente estaria em uma posição muito melhor. Nós simplesmente não tínhamos ritmo hoje.”

Williams 

George Russell #63
Foto williamsf1.com

“A qualificação foi incrivelmente complicada para ser honesta, principalmente através dos ‘Esses’. Tornou-o imprevisível, e foi bastante superficial na minha vilta, mas eu dei tudo e acho que, em geral, superamos, então fiquei satisfeito com isso.

Foi uma corrida incrivelmente complicada para nós. Tivemos alguns problemas de freio durante o que tornou bastante difícil. Foi definitivamente uma das corridas mais difíceis da temporada. Tenho sentimentos confusos, mas posso ficar satisfeito. Ao acordar hoje de manhã, senti-me renovado e fiz o meu trabalho.”

Robert Kubica #88
Foto williamsf1.com

“Não era a sessão de qualificação que eu esperava em Suzuka. Acelerei para abrir a volta, afastei a roda traseira da pista e depois a parede veio muito rapidamente. Infelizmente, foi um preço alto para uma pequena folga, para terminar minha sessão de qualificação.

Os caras fizeram outro trabalho incrível (para preparar o carro), eles são realmente um ótimo grupo de pessoas. Eu realmente aprecio o trabalho deles, não só hoje, mas durante toda a temporada. Este não é um esporte fácil, especialmente nessas condições. A corrida foi difícil como seria de esperar e, no geral, foi um domingo bastante decepcionante.”

Foto destaque twitter/f1

Editores Planeta Velocidade

Editores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais