O GP do Japão começou agitado já na largada, onde em uma disputa por posição Daniel Ricciardo e Alex Albon acabaram se tocando ocasionando uma bandeira vermelha e paralisação da corrida já logo de início. Devido ao acidente ambos tiveram que abandonar logo na primeira volta e com isso tivemos esses dois pilotos abandonando, mais um resultado péssimo para Daniel Ricciardo que vive uma situação nada boa na Racing Bus.
Depois de tudo resolvido, uma nova largada aconteceu e dessa vez sem acidentes e com alguns pilotos se arriscando em uma estratégia diferente no que se trata da escolha de pneus, como aconteceu com Fernando Alonso que começou com pneus macios, enquanto a maioria a sua volta estavam com pneus médios.
E com as primeiras voltas passando, quem fez uma boa primeira parte de corrida foi Logan Sargeant, que ultrapassou vários pilotos e mostrou um ritmo bem interessante com sua Williams, que era a única chance da equipe de pontuar nesse final de semana depois do abandono de Alex Albon.
Logo na volta 14, Lewis Hamilton começou a ser pressionado por seu companheiro de equipe George Russell, e perguntou para a equipe se ele deveria deixar Russell passar, com a equipe pouco depois respondendo que sim, era para eles inverterem as posições já que estavam em estratégias diferentes no que se tratava de seus pneus.
Quem está muito mal é a Alpine, os carros da equipe pareciam estar em outra categoria, com um ritmo muito fraco e eles sendo ultrapassados sem dificuldades por todo o restante do grid. Com os carros sem velocidade nenhuma em reta e muito instável em curvas, tanto Gasly como Ocon ficaram praticamente a corrida toda nas duas últimas posições.
Já na volta 26, Charles Leclerc estava bem, fazendo uma boa corrida de recuperação e chegando na segunda colocação, mas acabou cometendo um erro, talvez devido a seus pneus desgastados e acabou perdendo muito tempo e entregando a vice-liderança de graça para Sergio Perez. Charles Leclerc ainda lutou durante a corrida para conseguir manter pelo menos a posição no pódio, algo que não aconteceu, já que sua estratégia de pneus acabou não beneficiando ele na reta final da corrida.
Na parte final do GP do Japão, os pneus estavam se desgastando demais, pegando todas as equipes de surpresa e forçando várias e várias paradas nos boxes, mudando bastante coisa durante as 53 voltas e deixando as vagas no pódio indefinidas com exceção de Max Verstappen que continuava tranquilo na liderança.
Chegando à volta 34, Yuki Tsunoda fez uma bela ultrapassagem entrando na zona de pontuação em seu GP em casa para a festa da torcida japonesa.
Na volta 42 Logan Sargeant acabou cometendo um erro e passou reto na curva, indo para a última colocação.
Nas últimas voltas Carlos Sainz corria em busca de uma vaga no pódio, estando na quinta colocação e forçando para cima de Lando Norris, que cometeu alguns erros e não conseguiu se defender do piloto espanhol, fazendo com que ele então conseguisse sua ultrapassagem e subisse mais uma posição na corrida.
Duas voltas depois Carlos Sainz chegou em seu companheiro de equipe Charles Leclerc, com a equipe Ferrari orientando Leclerc a não disputar com o espanhol para não perder muito tempo e correr o risco de o próprio piloto perder também a posição para Lando Norris, com Sainz passando sem dificuldades por Leclerc o piloto espanhol assumiu a terceira posição no Japão indo novamente ao pódio.
Nas voltas finais tivemos uma disputa acirrada entre George Russell e Oscar Piastri que valia a sétima colocação, com os dois pilotos não dando espaço e com direito a investigação posteriormente que não deu em nada referente a essa disputa, e na última volta a 53, George Russel conseguiu a sua ultrapassagem sobre Piastri e assumindo essa sétima colocação.
Novamente Max Verstappen vence o GP do Japão, com Sérgio Pérez na segunda posição e Carlos Sainz em terceiro completando o pódio.
Confira a classificação final do GP do Japão de Fórmula 1:
- Max Verstappen, 1h54min23s566.
- Sérgio Perez, a 12s535.
- Carlos Sainz, a 20s866.
- Charles Leclerc, a 26s522.
- Lando Norris, a 29s700s.
- Fernando Alonso, a 44s272.
- George Russell, a 45s951.
- Oscar Piastri, a 47s525.
- Lewis Hamilton, a 48s626.
- Yuki Tsunoda, a 1 volta.
- Nico Hulkenberg, a 1 volta.
- Lance Stroll, a 1 volta.
- Kevin Magnussen, a 1 volta.
- Valtteri Bottas, a 1 volta.
- Esteban Ocon, a 1 volta.
- Pierre Gasly, a 1 volta.
- Logan Sargeant, a 1 volta.