Escute a rádio Planeta Velocidade!

Fórmula 1: Jost Capito é o novo chefe de equipe da Williams

9 de junho de 2021

j

Derek Mayer

Depois da aquisição da equipe Williams pela Dorilton Capital, encerrando assim a história da família que nomeia o time nas operações do grupo, os novos gestores promoveram uma grande reestruturação, que tinha Claire Williams como diretora e chefe de equipe.

Williams
Williams Racing FW43B – 2021 Car Launch

No novo organograma o alemão Jost Capito passou a ser o CEO da equipe e o britânico Simon Roberts, ex-McLaren, o chefe de equipe, porém este último teve sua saída anunciada hoje e com isto, Capito passa a acumular as duas funções a partir de agora.

“Simon desempenhou um papel fundamental na gestão da transição do time nos últimos 12 meses e gostaria de agradecê-lo por sua grande contribuição durante esse tempo”, disse Capito.

Roberts chegou a equipe em junho do ano passado na recém-criada função de diretor administrativo, dois meses antes da equipe ser vendida. Após a venda, foi peça fundamental na transição entre os antigos e atuais donos, passando a diretor de equipe em dezembro do ano passado, com cargo efetivado em fevereiro deste ano.

Williams

Capito por sua vez chegou à equipe há pouco mais de quatro meses e desde então, vem reorganizando a estrutura, onde extinguiu o cargo de diretor de equipe e com isso, movimentou um bom volume de peças dentro do time.

A função de diretor de corridas também foi tirada do organograma da equipe e agora Francois-Xavier Demaison, que trabalha internamente na fábrica como diretor técnico, passa a acumular a função de líder da engenharia de pista, porém por pouco tempo, já que se pretende anunciar até o GP da França, próxima etapa da Fórmula 1, o novo ocupante do cargo.

“Foi um prazer assumir o papel de chefe da equipe após a saída da família Williams do esporte. No entanto, com a transição bem encaminhada, estou ansioso por um novo desafio e desejo o melhor a todos na equipe”, disse Simon Roberts.

Williams

A decisão de tirar Roberts do time por Capito vem em um momento onde a equipe ainda luta para marcar seus primeiros pontos, algo que não realizou no ano passado inteiro e na atual temporada, não parece ser um tarefa de fácil obtenção, haja visto que apenas a Williams e a Haas são as únicas equipes zeradas até o momento, porém as pretensões do time americano são outras para esta temporada, diferente do que pretende a equipe de Grove, que hoje nos critérios da Fórmula 1, está atrás da Haas no campeonato de construtores.

O último ponto obtido pela equipe britânica foi no GP da Alemanha de 2019, quando o então piloto Robert Kubica assumiu a 10ª colocação da corrida, após as duas Alfa Romeo serem penalizadas com o acréscimo de 30 segundo ao seu tempo de corrida.

Fotos Divulgação

Derek Mayer

Derek Mayer

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais