Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Ímola da Fórmula 1, mas a corrida não foi tão facil para ele. Embora tenha cruzado a linha de chegada em primeiro lugar, viu seu carro perder rendimento e Lando Norris se aproximando.
Logo no início da corrida, Max Verstappen largou muito bem e conseguiu segurar a primeira colocação, fazendo de tudo para se manter com mais de um segundo de vantagem para Lando Norris durante essa primeira volta, para dessa forma conseguir se defender da abertura da asa móvel. O que deu certo e aos poucos, ele foi abrindo uma pequena vantagem a cada volta, se distanciando de Lando Norris de uma forma bem tranquila e segura.
Um pouco atrás, Sérgio Pérez, que tentou uma estratégia diferente no que se trata da escolha de pneus na largada, acabou ficando preso atrás de Yuki Tsunoda, e não conseguiu evoluir muito além da décima posição nessa parte inicial. Já os carros da Ferrari se mantiveram onde estavam, sem evoluir e nem perder posições, tentando não se desgarrar de Lando Norris.
Na volta 10, Alex Albon ficou lento na pista em mais um problema para a equipe Williams nesse final de semana, se encaminhando para os boxes, mas não causando bandeira amarela e nem vermelha, com a corrida seguindo normalmente. Mesmo com muito prejuízo, Alex Albon conseguiu parar nos boxes e voltar para a corrida, mas ficando uma volta atrás do restante do pelotão, com informações de que a roda de seu carro não foi encaixada de forma correta durante a primeira parada nos boxes, e por isso ele conseguiu continuar na corrida, mas pouco depois recebeu uma punição de 10 segundos devido a esse erro de sua equipe.
Mais ou menos na volta 12, alguns pilotos começaram a fazer suas paradas nos boxes, com Fernando Alonso relatando que seus freios pegaram fogo na saída dos boxes, o que felizmente não atrapalhou seu retorno à corrida. Enquanto isso, Oscar Piastri não desgrudava de Carlos Sainz, tentando volta após volta ganhar a posição do piloto da Ferrari, com sua McLaren tendo um bom desempenho e ele não saindo da zona de abertura da asa móvel por várias voltas consecutivas.
Na volta 16, Sérgio Pérez deu uma nova bobeira nesse final de semana saindo da pista, conseguindo até voltar para a corrida, mas perdendo muito tempo novamente. Lembrando que Pérez já bateu esse carro nesse final de semana, algo que não é nada bom para um piloto que não tem contrato garantido para o ano de 2025.
E mesmo sozinho e tranquilo lá na frente, Max Verstappen ultrapassou por várias vezes os limites de pista recebendo uma bandeira preta e branca na volta 24, que é uma bandeira de advertência e caso continuasse repetindo esses erros, poderia receber uma punição o que com o carro de trás de Lando Norris não tão longe assim poderia mudar bastante a corrida.
Na volta 36, Lewis Hamilton partiu para cima de Sergio Pérez tentando ganhar a sétima colocação e depois de várias tentativas, na volta 37 ele conseguiu realizar a manobra e deixou o piloto da Red Bull para trás, lembrando que Sérgio Pérez ainda não tinha parado nos boxes e usava os mesmos pneus que largou a corrida. Após a sua parada nos boxes, o mexicano começou uma tentativa de recuperação, mas estava quase 30 segundos atrás de Lewis Hamilton, sendo muito difícil para ele conseguir se aproximar mesmo com pneus mais novos.
Na volta 43, Charles Leclerc se aproximou de forma perigosa de Lando Norris, com sua Ferrari sendo o carro mais rápido da pista naquele momento, e a McLaren perdendo um pouco de desempenho nessa metade da corrida, mas Lando Norris não vendeu barato essa posição e conseguiu se segurar na segunda colocação por mais algum tempo, com Charles Leclerc cometendo alguns erros e perdendo mais tempo em busca dessa segunda colocação.
Chegando a 10 voltas para o final, o carro da McLaren começou a mostrar um rendimento muito mais forte e Lando Norris começou a reduzir a diferença para Max Verstappen que antes era de 8 segundos, mas agora já estava em 4 segundos. E na volta 54, a diferença caiu para 3 segundos, prometendo um final emocionante e uma disputa pela vitória nas últimas voltas.
Max Verstappen foi avisado por sua equipe sobre onde ele estava perdendo tempo para Lando Norris, mas avisou que não conseguiria melhorar já que os pneus não estavam colaborando. Na volta 58, faltando 5 voltas para o final, a distância de Lando Norris para Max Verstappen era de apenas 1 segundo e meio, e em breve ele poderia abrir a asa móvel para tentar conquistar essa primeira colocação. Daí para frente Max Verstappen fez de tudo para se defender gastando toda a sua bateria, com seu carro chegando na volta 62 a apenas 1 segundo de Lando Norris. Chegando na última volta a diferença entre os 2 era de apenas 7 décimos, mais que devido as características da pista a ultrapassagem seria difícil de acontecer principalmente por estar na última volta e poucas oportunidades então.
Max Verstappen então cruza em primeiro lugar, mas com Lando Norris em segundo a apenas 7 décimos dele, mostrando que a Mclaren vem evoluindo e criando uma perspectiva boa para o restante da temporada.
Confira o resultado do GP da Emília-Romanha de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 63 voltas
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 63
3) Charles Leclerc (Ferrari) 63
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 63
5) Carlos Sainz (Ferrari) 63
6) Lewis Hamilton (Mercedes) 63
7) George Russell (Mercedes) 63
8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) 63
9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 63
10) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT) 62
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) 62
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 62
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT) 62
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 62
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari) 62
16) Pierre Gasly (Alpine/Renault) 62
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 62
18) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari) 62
19) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 62
(DNF) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 51