O Circo da Fórmula 1 chega na Oceania, mais precisamente na Austrália, terra do canguru, casa de Daniel Ricciardo.
Neste final de semana teremos o GP de Melbourne, circuito com 14 curvas com 5.250 metros, neste ano teremos 4 pontos de DRS, serão nas reta de largada, entre as curvas 2/3, 8/9 e 10/11. A Pirelli recomendou para essa prova os compostos, C2, C3 e C5.
Ficamos 2 anos sem o GP (2019/2020), devido a pandemia do COVID-19, mas este ano vai ser diferente, os carros já com as novas configurações do novo regulamento e a própria pista que sofreu algumas mudanças, vai ser um desafio para os pilotos.
Modificações no traçado
A pista sofreu modificações significativas pela primeira vez desde 1996, quando estreou no campeonato, agora com novo traçado e asfalto. Sete curvas foram modificadas com duas totalmente removidas, reduzindo o número total de curvas para apenas 14 e encurtando a pista em 28 metros. A modificação mais significativa é a remoção da chicane Turn 9-10, que é substituída por uma curva longa. As curvas 1 e 3 foram alargadas por dentro, assim como a curva 6, que agora é significativamente mais rápida. Na parte oposta do traçado, a curva 13 (agora curva 11) foi realinhada para ser mais travada. A penúltima curva (agora Curva 13) é outra que foi alargada, e também uma das várias que tiveram sua curvatura ajustada para permitir a tomada de diferentes linhas.
Pilotos e Equipes
Para os pilotos o desafio vai ser grande, pois saímos de dois circuitos com longas retas e vamos para um mais travado, ou seja, temos retas, mas não tão longas, e assim vamos ver quais serão os ajustes que as equipes vão ter que fazer para os carros.
Ferrari e RBR são as duas equipes que estão se destacando, pois cada uma tem uma vitória, mas a diferença entre elas, está na dupla de pilotos, já que a equipe italiana, tem dois pilotos que andam sempre juntos, Leclerc e Sainz, já na RBR Max Verstappen ainda tem que contar com a sorte de seu companheiro estar por perto, já que Perez vem se mostrado mais competitivo esse ano, mas não é constante, fazendo com que o holandes fique sozinho na frente e para o campeonato de construtores a Ferrari consegue manter boa vantagem sobre a RBR.
Já para a Mercedes, as coisas não estão boas, pior para Lewis Hamilton, que na última corrida teve que amargar a saída no Q1 da classificação e na corrida o décimo lugar, algo que não estamos acostumado a ver, ainda mais se tratando do Inglês, já seu companheiro George Russell, estreante na equipe estã um pouco melhor, pois conseguiu duas boas posições para a equipe da estrela, com um quarto e quintos lugares nas corridas anteriores, o que está levando pontos importantes para a equipe.
Mas a corrida na Austrália, pode ser a recuperação da Mercedes, já que eles sofreram muito com velocidade nas longas retas no circuitos árabes e como essa pista é mais travada, poderemos ver sua reação em voltar para lutar pela vitória ou lutar pela primeira posição.
As demais equipes estão em busca de melhores resultados, como McLaren que já esboçou uma reação em Jeddah, com Lando Norris, a HAAS terá a volta de Mick Schumacher, outro que está retornando é Sebastian Vettel, que esteve afastado por causa do Covid.
Vale a pena ficar de olho na McLaren e Aston Martin que ainda estão devendo uma boa apresentação, comparando ao ano passado. E também temos o piloto da casa Daniel Ricciardo, que além de correr em casa, novamente não vem fazendo um bom início de temporada.
Temos certeza que vai ser uma corrida sensacional e ainda mais com essa nova configuração dos carros e as alterações no traçado.
Segue abaixo os horários:
08/04 – TL 1 – 00:00 – 01:00
08/04 – TL 2 – 03:00 – 04:00
09/04 – TL 3 – 00:00 – 01:00
09/04 – Qualifying – 03:00 – 04:00
10/04 – Corrida – 02:00 – 04:00
Fotos F1/Divulgação