Dentro do Cockpit – Fórmula 1 pós GP Inglaterra

4 de agosto de 2020

j

Editores Planeta Velocidade

Um festival de estouro de pneus marcou o último GP da Inglaterra. Agora vamos saber o que os pilotos tiraram de saldo da etapa.

Revisão Francisco Brasil

Mercedes AMG

Lewis Hamilton #44

“Eu nunca experimentei algo assim antes. Essa última volta foi uma das mais desafiadoras que já tive. Até aquele momento, tudo corria relativamente bem, os pneus estavam ótimos e eu estava administrando. Quando soube que o pneu de Valtteri tinha acabado, olhei para o meu e tudo parecia bem, mas comecei a recuar. Então, de repente, esvaziou na reta. Era uma sensação de coração na boca e então eu estava apenas tentando manter a velocidade sem danificar o carro. Bono estava me dando as diferenças [para Verstappen]; acho que foram 30 segundos em um estágio, mas estava caindo muito rapidamente e eu estava pensando ‘até que ponto fica o final da volta?’. Mas conseguimos passar o carro do outro lado da linha. Essa última volta é definitivamente uma lembrança, sinto-me tão agradecido por ter conseguido a vitória. Foi difícil subir lá no pódio sem a multidão, mas espero que eu tenha dado orgulho a todos que estão nos apoiando em casa.”

Valtteri Bottas #77

“É um resultado realmente decepcionante para mim. Eu tive muito azar com o furo; tudo estava indo bem até esse ponto. Eu estava tentando pressionar Lewis, mas sabíamos que o pneu duro já tinha um longo stint. No final, eu estava começando a sentir mais e mais vibrações no dianteiro esquerdo. Como não vi detritos ou algo assim, relatei as vibrações e comecei a gerenciar os pneus, mas o pneu furou repentinamente na linha de chegada na reta e tive que fazer uma volta completa até os boxes, o que me custou muito tempo. Tenho certeza de que haverá muitos aprendizados a partir deste fim de semana, por isso vamos pegá-los e passar para o próximo final de semana.”

Red Bull Racing

Max Verstappen #33

“Estou feliz por terminar em segundo, pois parecia que o terceiro era tudo o que era possível e, novamente, conquistamos bons pontos. Eu estava a quatro ou cinco décimos da Mercedes a cada volta, mas um segundo mais rápido que os carros atrás, então foi bem bonito. Em algum momento, fui ao rádio dizendo ao meu engenheiro que se lembrasse de se manter hidratado. (risos) Fora isso, eu estava apenas contando ovelhas! Na próxima semana será um pouco diferente, com a escolha do pneu afetando a estratégia e, embora sejamos realistas sobre o ritmo da Mercedes em relação a nós, não vamos parar de pressioná-los como fizemos hoje. ”

Alex Albon #23

“Oitavo não é o que eu quero, mas é a limitação de prejuízo após o dano ao carro e a penalidade no início da corrida. Eu acho que o incidente com Kevin foi 50/50, ele cometeu um erro e deixou uma brecha, então eu fui para a ultrapassagem. Quando percebi que ele não me viu e fechou a porta, tentei sair do caminho, mas nos tocamos. Havia uma grande diferença de velocidade entrando na curva e não podia ser evitada.

Tínhamos muito trabalho a fazer neste fim de semana, mas fizemos o melhor que pudemos e o ritmo da corrida foi bom. Estou feliz por termos mais uma corrida aqui em Silverstone no próximo fim de semana, porque eu amo essa pista e podemos usar o que aprendemos esta semana e colocá-lo em prática.”

McLaren

CARLOS SAINZ, # 55

“Estou um pouco perdido com as palavras para  ser sincero – acho que as imagens falam por si. É um final muito frustrante para uma corrida muito forte. Eu comecei muito bem, ganhando algumas posições e com ritmo sólido ao longo de toda a corrida, gerenciando os pneus e o espaço entre os carros atrás. Tudo estava funcionando bem, estávamos com um P4 e 12 pontos muito fortes, mas o pneu falhou e tive que lutar na última volta. Muito decepcionante, frustrante e infeliz. Nada que pudéssemos fazer sobre isso, no entanto.

Perdi alguns pontos importantes nessas quatro primeiras corridas, por isso estou realmente ansioso por terminar essa rodada de azar. Com um campeonato mais curto, perder esses pontos dói mais do que o normal, mas precisamos continuar.

No lado positivo, o carro se comportou bem na pista e os meninos fizeram boas paradas para a equipe – é por isso que eu também me sinto tão mal por eles. Amanhã, mudaremos nosso foco para a segunda rodada aqui em Silverstone, na próxima semana, para tentar aproveitar nosso bom ritmo.”

LANDO NORRIS, # 4

“Uma corrida decente. Cometi um erro ao pressionar demais na primeira volta da corrida. Tranquei e perdi uma posição, mas o resto da corrida foi muito bom. Não acho que tivéssemos o carro mais rápido na pista em comparação com as equipes ao nosso redor. Estávamos sofrendo um pouco com a degradação dos pneus, tendo que pressionar mais do que eu queria para a maioria, mas, fora isso, conseguimos um bom resultado. Carlos teve azar com o furo. Acho que não poderíamos ter feito muito mais.”

Scuderia Ferrari 

Charles Leclerc # 16

“Foi um dia difícil, mas bom. Estou muito satisfeito com este resultado. Sabemos que tivemos um pouco de sorte, mas às vezes essas coisas acontecem e você precisa estar lá para aproveitar a oportunidade. Estou satisfeito com o caminho em que trabalhamos neste final de semana e tenho muito orgulho da equipe, também estou satisfeito com meu desempenho, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de pneus, não foi fácil.

Tínhamos um nível de downforce muito agressivo chegando aqui, por isso tivemos muita velocidade nas retas, mas dificuldades nas curvas. Eu lutei bastante para colocar os pneus na temperatura certa, principalmente depois do safety car. Uma vez que estavam na janela de temperatura, as coisas ficaram menos complicadas. Acho que fizemos um bom trabalho com a configuração e o equilíbrio do carro, e foi muito bom pilotar.

Extraímos absolutamente tudo do pacote hoje. É claro que não queremos lutar pelo quarto lugar por muito tempo, mas no momento é disso que nosso carro é capaz.”

Sebastian Vettel # 5

“Foi uma corrida muito difícil, porque eu não pude desafiar ninguém. Muitos dos que estavam atrás de mim foram um pouco mais rápidos e conseguiram nos superar, pois eu estava lutando intensamente para encontrar aderência neste carro, apesar de ter tentado várias coisas diferentes neste fim de semana.

Eu não tinha o ritmo necessário e, portanto, meu nível de confiança está bastante baixo no momento, porque estou lutando para sentir o carro e, toda vez que tento empurrar, perco o carro. Acho que precisamos dar uma olhada neste problema junto com os engenheiros.”

Racing Point

Lance Stroll #18

“Conseguimos manter a nossa meta de pontuar em todas as corridas desta temporada, mas estou decepcionado por terminar apenas no P9 e precisamos ir embora e analisar as razões. O equilíbrio do carro estava melhor hoje e eu esperava que fôssemos mais competitivos, mas recuamos na corrida. Não era nosso dia hoje, então agora precisamos nos concentrar no próximo fim de semana e garantir que voltemos mais fortes e mostremos do que o carro é capaz. É uma pena que Nico não tenha começado a corrida porque fez um bom trabalho neste fim de semana.”

Nico Hülkenberg #27

“É uma pena que eu não tenha podido começar a corrida e sinto pela equipe porque eles fizeram de tudo para me colocar no grid. Sou muito grato a todos pela ajuda. Foi um salto para o final deste fim de semana, mas aproveitei a oportunidade para trabalhar com a equipe novamente. Teria sido ótimo obter um bom resultado na corrida como recompensa por todo o nosso trabalho duro.”

Renault F1 

Daniel Ricciardo #3

“Foi uma corrida louca no final, e é muito legal ficar em quarto lugar. Começamos bem, saltamos para o sexto e mostramos um ritmo decente. No reinício do safety car, eu estava perto de Carlos [Sainz], mas o suficiente e isso permitiu que Lando [Norris] corresse comigo e perdi por aí. Isso foi um pouco frustrante, mas voltou para nós no final. A corrida realmente ganhou vida e isso foi muito bom. Tivemos algum ritmo no final e pude pegar o Lando e o Carlos teve um problema. Vi Charles [Leclerc] se aproximando e talvez com mais algumas voltas poderíamos ter subido ao pódio! Temos outra chance na próxima semana. Fomos ajudados por um caos, mas éramos definitivamente um dos seis primeiros carros hoje e isso é agradável.”

Esteban Ocon #31

“Estou muito feliz com o resultado da equipe hoje. Foi muito divertido por aí, muitas ultrapassagens, muitas batalhas divertidas e um resultado fantástico para finalizar. Acho que hoje mostra a rapidez com que o nosso carro está na corrida. Realmente me senti incrível hoje e foi um forte desempenho da equipe. É um crédito para todos em Enstone e Viry pelo trabalho duro entre Budapeste e esta corrida. Tivemos muitas discussões, e isso realmente valeu a pena hoje. Isso prova que precisamos nos qualificar ainda melhor para facilitar nossa vida no domingo. Temos outra oportunidade na próxima semana.”

AlphaTauri

Pierre Gasly #10

“É realmente fantástico terminarmos em P7 hoje! Foi uma corrida muito forte e provavelmente uma das minhas melhores. Hoje, não esperávamos tal resultado, sabíamos que poderíamos marcar pontos, mas seria um desafio, já que o tempo do primeiro carro de segurança não estava em nossas mãos. Eu acho que estávamos em P12 no momento e eu tive que lutar no meio do pelotão. Foi difícil, mas muito agradável e tive muitas batalhas excelentes com Vettel, Stroll e Giovinazzi. Eu lutei para me aproximar de Sebastian, mas então eu tinha uma chance de passar por ele e sabia que tinha que tentar fazê-lo funcionar. Não acontece todo dia que você consegue ultrapassar uma Ferrari do lado de fora, então eu realmente gostei dessa! Estou me sentindo bem no carro e sabemos onde precisamos melhorar, para que possamos dar mais um passo adiante nas próximas semanas.”

Daniil Kvyat #26

“Acho que foi uma corrida muito forte, apesar de ter sido interrompida. Tive um bom começo, ótimo ritmo e fiz algumas ultrapassagens, alcançando os carros da frente. Hoje tivemos um bom resultado quando, de repente, na curva 10, perdi a traseira do carro. Eu pensei que era minha culpa, pois no começo sempre me culpo, mas depois de revisar o vídeo, vimos que algo aconteceu fora do meu controle, por isso precisamos verificar todos os dados para entender o que exatamente causou a falha. É decepcionante, pois poderíamos ter conseguido bons pontos aqui hoje, mas tentarei novamente na próxima semana.”

Alfa Romeo

Kimi Räikkönen #7

“Não é a corrida que esperávamos. No início da corrida, pensei que teríamos uma chance de lutar, mas depois das paradas nosso ritmo não era suficiente para acompanhar os outros. Precisamos ver como melhorar nosso desempenho na corrida da próxima semana. Nas voltas finais, tive uma falha na asa dianteira, mas isso não fez diferença no final. Não tenho certeza do que aconteceu, precisamos investigar isso.”

Antonio Giovinazzi #99

“Foi uma corrida bastante difícil, mas acho que fizemos o máximo que pudemos. Tive um bom começo e consegui alguns lugares, ganhei outro lugar com uma parada muito boa da equipe, mas depois do segundo carro de segurança lutei com o ritmo – e uma penalidade de cinco segundos que significou a perda de mais dois lugares no fim. Esperávamos ser um pouco mais competitivos, por isso precisaremos analisar os dados e melhorar o que pudermos para dar um passo adiante quando voltarmos a competir aqui na próxima semana.”

HAAS

Romain Grosjean #8

“Na verdade, foi um dia positivo na maneira como o carro se comportou e assim por diante. Acho que também fizemos uma boa configuração nas mudanças que me ajudaram a me sentir melhor no carro à tarde – o que é ótimo. O desafio para o resto do fim de semana é que não veremos essas altas temperaturas novamente, portanto todo o trabalho que foi feito hoje precisa ser extrapolado para o que pensamos que será o domingo. O saldo está bom e estamos obtendo o melhor de o carro. Gostaríamos de estar em uma posição melhor, mas nós apenas temos que fazer o melhor que pudermos. Espero que tenhamos um carro melhor no segundo trimestre e, a médio prazo, acabemos recebendo ambos os carros no segundo trimestre. Na corrida, precisamos ver se conseguimos obter uma melhor degradação do que outras pessoas.”

Kevin Magnussen #20

“Hoje fazia calor, o que dificultava as coisas – os pneus ficaram muito quentes. Nesta pista, com as curvas de alta velocidade, quando está tão quente, é muito fácil superaquecer os pneus. Foi um dia interessante e será interessante ver se amanhã temperaturas mais baixas são melhores para nós, esse será outro elemento do nosso aprendizado do VF-20. Não parece que estamos muito rápido, mas esperávamos isso e estamos tentando trabalhar com o que temos. Eu acho que há um pouco mais para encontrar, mas veremos.” 

Willians F1

George Russell #63

“Esta foi a primeira corrida em que fomos bem rápidos, e o ritmo de domingo coincidiu com o sábado, o que é positivo. Nós nos esforçamos muito para focar em nosso ritmo hoje, então estamos indo na direção certa. Depois do Safety Car, o carro parecia forte. Consegui ultrapassar Kimi (Raikkonen) e apanhei Antonio (Giovinazzi). Se conseguirmos manter uma boa posição de qualificação à frente do Alfa Romeos e do Haas, não há razão para não ficarmos lá por mérito em um domingo.”

Nicholas Latifi #6

“Penso que nas quatro primeiras corridas até agora, esta foi a que o carro se sentiu melhor e mais previsível. O carro parecia vivo e foi muito bom dirigir. Na primeira volta, cometi um erro, saí e perdi a posição da pista, mas além disso tinha muita confiança para empurrar. Foi uma corrida bastante agradável, pois é muito melhor quando você está brigando com outros carros.”

Editores Planeta Velocidade

Editores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais