O caminho para a F1 – Sauber Academy é lançada para descobrir a próxima estrela do automobilismo

25 de junho de 2020

j

Editores Planeta Velocidade

A Sauber Motorsport, que opera a entrada da Alfa Romeo Racing ORLEN no campeonato mundial de Fórmula 1, divulgou oficialmente os planos para um novo programa de desenvolvimento de pilotos, a Sauber Academy – com quatro jovens talentos como os primeiros candidatos a 2020, em conjunto com a equipe de Karting da Sauber. A Academia Sauber representa a conclusão de um caminho completo de desenvolvimento, projetado para levar os pilotos das bases ao pináculo do automobilismo e nutrir a próxima geração de pilotos de Fórmula 1.

Revisão Francisco Brasil
Foto destaque Divulgação/Alfa Romeo Racing ORLEN

O campeão da F4 na Alemanha, Théo Pourchaire, o graduado da Sauber Karting Team, Dexter Patterson, o piloto de Fórmula Renault Eurocup Petr Ptacek e o kartista Emerson Fittipaldi Junior são os primeiros pilotos selecionados para participar do programa da Academia, tendo acesso aos conhecimentos e know-how da Sauber e participando um programa de desenvolvimento personalizado para complementar suas atividades de corrida em 2020.

O francês Pourchaire dará o passo para a FIA F3 em 2020, enquanto Ptacek, que é da República Tcheca, continuará no campeonato que o viu conquistar vários pódios em 2019. Patterson, da Escócia, fará sua estréia no Campeonato Italiano de F4. Fittipaldi, filho do bicampeão mundial de F1 cujo nome ele compartilha, vai disputar o campeonato OK-J de karting com a Sauber Karting Team.

Quando se trata de descobrir e nutrir jovens talentos, a Sauber tem um histórico de sucesso, comprovado com os nomes de Michael Schumacher, Heinz-Harald Frentzen, Sebastian Vettel, Robert Kubica, Sergio Pérez e, é claro, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi entre os pilotos conseguindo sua grande chance com a equipe suíça.

A Sauber Academy, nascida sob os auspícios do diretor da equipe e CEO, Frédéric Vasseur, e sob a supervisão direta do diretor esportivo, Beat Zehnder, fornecerá aos quatro participantes o treinamento necessário para progredir no caminho para seu objetivo final, a Fórmula .

O programa assumirá a forma de treinamento físico e mental, trabalho técnico com os engenheiros da equipe, treinamento de mídia e trabalho no simulador – tanto para a F1 quanto para as respectivas categorias dos pilotos – para desenvolver um competidor completo, capaz de lidar profissionalmente e com sucesso todos os desafios dentro e fora da pista que uma carreira no automobilismo oferece.

Se os regulamentos de saúde permitirem, o programa incluirá também campos de treinamento para a entressafra e acesso aos recursos mais profissionais disponíveis para a equipe Sauber Motorsport.

Frédéric Vasseur, CEO da Sauber Motorsport AG: “Investir em jovens talentos sempre foi uma parte central da filosofia de corrida da Sauber Motorsport. Nossa Academia é apenas o projeto mais recente que visa descobrir as estrelas do futuro e guiá-las ao longo de sua carreira, fornecendo as ferramentas, a educação e os recursos necessários para ter sucesso no mundo do automobilismo”.

Beat Zehnder, diretor esportivo da Sauber Motorsport AG: “Estou ansioso para trabalhar com esses quatro pilotos extremamente talentosos. Eles estão em diferentes estágios de sua carreira, mas cada um deles tem as habilidades básicas que precisaremos aproveitar para ajudá-los em sua jornada para a Fórmula 1. Ao longo dos anos, vi muitos jovens pilotos fazendo sua estréia no topo do automobilismo e é verdade que, quanto mais cedo você adquire essas habilidades, mais pode lucrar com elas a longo prazo”.

Théo Pourchaire: “Estou realmente feliz por fazer parte e ser apoiado pela Academia Sauber. É realmente uma super chance de aprender com um dos times mais históricos do esporte. Eu serei o mais jovem do grid na FIA F3, onde andarei com o carro da ART Grand Prix, e o apoio que eu receber será crucial para cumprir meu objetivo, que é vencer. Gostaria de agradecer a Frédéric Vasseur, Beat Zehnder e toda a Academia Sauber por esta oportunidade que eles me deram”.

Petr Ptacek: “Participar de um programa de desenvolvimento de pilotos administrado por uma organização com mais de 25 anos de experiência na F1 é um momento especial na minha carreira. Se você quer chegar ao topo no automobilismo, precisa da orientação e do suporte certos. Estou extremamente grato pela Sauber Motorsport ter reconhecido o potencial em mim e querer investir no meu futuro”.

Dexter Patterson: “Estou muito satisfeito por continuar minha jornada com a Sauber nesta temporada. Este é o meu ano de estreia em monopostos e vou competir no campeonato italiano de F4. Meu objetivo é continuar aprimorando meu conhecimento e compreensão do carro para obter bons resultados ao longo do ano. Isso não seria possível sem o apoio contínuo que a Sauber me deu”.

Emerson Fittipaldi Jr: “Estou muito orgulhoso de ter sido selecionado pela Academia Sauber junto com esses três pilotos muito talentosos. Com o patrocínio e o apoio do Brand Institute, e agora fazendo parte da Academia Sauber, terei uma chance melhor de realizar meu sonho de me tornar um piloto de Fórmula 1. A experiência e o conhecimento em automobilismo da equipe Sauber me ajudarão a aprender muito mais rápido. Quando olho para a história da Sauber e os grandes pilotos que eles ajudaram, agradeço a Deus por esta incrível oportunidade”.

Emerson Fittipaldi,  bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e 74: “Quando soube que Emmo Jr. foi selecionado pela Sauber Academy, fiquei extremamente feliz por ele. Primeiro, ele conseguiu um contrato de patrocínio do Brand Institute, uma etapa crucial no avanço de sua carreira. Agora, ele será guiado pela Sauber, uma organização com prestígio e experiência excepcionais no automobilismo. Emmo Jr. está construindo uma base sólida para ajudá-lo a alcançar seu sonho de se tornar um piloto de F1. Conheço Frédéric Vasseur e Beat Zehnder há muitos anos. Com sua experiência e reputação, sinto-me muito confiante de que eles fornecerão a Emmo Jr. a orientação adequada para obter sucesso dentro e fora da pista. Sou muito grato e grato a Deus por essas oportunidades”.

Editores Planeta Velocidade

Editores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais