Guenther vence prova com final mais apertado da historia da Formula E

8 de agosto de 2020

j

Marcos Amaral

– Guenther superou Vergne nas voltas finais e venceu pela segunda vez na temporada

– O jovem piloto alemão da BMW agora é o vice-líder da competição

– Líder, Da Costa termina em quarto e mantém a diferença em 68 pontos em relação ao segundo colocado- Entre os brasileiros, apenas Di Grassi termina dentro do Top-10

O jovem alemão Maximilian Guenther da BMW i Andretti Motorsport foi o vencedor do terceiro eprix de um total de seis da decisão da sexta temporada da Fórmula E, que aconteceu  neste sábado (08) em Berlim.  

Gunther, que nesta temporada se tornou o mais jovem piloto da história da Fórmula E a vencer um eprix, travou um duelo emocionante com o atual bicampeão da categoria de carros elétricos, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) e assumiu a liderança nas voltas finais.  

Por pouco o piloto da BMW não viu a vitória de casa escapar nos últimos metros, quando a bateria de seu monoposto chegou ao fim, mas conseguiu terminar poucos metros a frente do holandês Robin Frijns (Envision Virgin Racing). Vergne completou o pódio.  

Como foi a corrida  

A DS Techeetah novamente teve um piloto na pole position, porém diferente das últimas três provas, desta vez foi Jean-Eric Vergne que largou na primeira posição do grid, seguido por Guenther, e os belgas Jérôme D’Ambrosio (Mahindra Racing) e Stoffel Vandoorne (Mercedes Benz EQ).

Líder do campeonato, o português Antonio Félix da Costa (DS Techeetah) que vinha de uma sequencia de três poles e três vitórias nas provas anteriores, largou na oitava posição.

Vergne conseguiu fazer uma largada limpa, enquanto Jerome D’Ambrosio e Guenther travaram uma batalha pela segunda colocação, na qual o alemão da BMW levou a melhor.  

O brasileiro Sergio Sette Camara do GEOX Dragon largou em 11º em sua terceira corrida na Fórmula E e chegou a ficar no Top-10 nas primeiras voltas, mas acabou se envolvendo em um acidente com o suíço Neel Jani da TAG Heuer e o britânico James Calado da Panasonic Jaguar Racing, o que ocasionou a entrada do safety car.  

Um pouco mais a frente, os brasileiros Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) e Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) disputaram a 10ª posição e o campeão da terceira temporada da Fórmula E levou a pior, rodou após um toque do ex-F1 e perdeu algumas posições.  

Como consequência por conta deste acidente, Massa acabou sendo punido com um drive through e por isso, mesmo cruzando a linha de chegada entre os dez primeiros, ficou apenas na 19ª colocação.  

Guenther estava pressionando Vergne na luta pela liderança, mas caiu para quinto ao acionar o MODO ATAQUE. Não demorou muito para o jovem alemão se recuperar e em poucas voltas voltou a sua perseguição ao francês da DS Techeetah.  

Guenther e Vergne seguiram em uma intensa batalha volta a volta, até que a quatro minutos do fim, o alemão fez sua jogada arriscada ao contrariar sua equipe que pediu para esperar até a volta final para atacar, e foi para cima do francês e assumiu a liderança em uma ousada manobra.  

Por conta do consumo de energia, Vergne foi obrigado a diminuir o ritmo o que permitiu com que Frijns também conseguisse uma ultrapassagem e assumisse a segunda colocação.  

E no final mais apertado da história da Fórmula E, Guenther foi ficando sem energia nos metros finais e por apenas 0.128 segundos, recebeu a bandeirada a frente de Frijns, com Vergne chegando em terceiro.  

Com a vitória deste sábado, Guenther assume a vice-liderança e está à 68 pontos do líder Antonio Félix da Costa, que terminou a prova na quarta colocação e por muito pouco não conseguiu um lugar no pódio.  

A próxima etapa da Fórmula e será realizada neste domingo ás 14h (Horário de Brasília), no Aeroporto de Tempelhof e com transmissão exclusiva no Brasil no canal Fox Sports 2.

Piloto da bmw i andretti motorsport

Maximilian Guenther

“Claro que era importante nos classificarmos na primeira fila, ou pelo menos perto dos pilotos da frente, e acho que administramos muito bem. Perdemos uma posição na largada, mas nos recuperamos rapidamente e conseguimos ativar o MODO ATAQUE nos momentos certos. Depois chegamos no JEV um pouco mais tarde quanto planejado, mas conseguimos a liderança. Nas voltas finais, Robin chegou com um pouco mais de energia, mas valeu a pena e estou incrivelmente feliz por mim e pela equipe por vencer em Berlim.  

Eu sabia que os pilotos atrás de mim tinham mais energia, então tive que fazer a mudança de potência um pouco mais cedo do que em Marraquexe, com apenas duas curvas a percorrer. Foi quando a pressão aumentou, mas finalmente funcionou e estou muito feliz com o resultado.”

Piloto da Envision Virgin Racing

Robin Frijns

“É muito bom voltar ao pódio, a primeira vez nesta temporada que tem sido um ano estranho até agora! Fizemos uma boa corrida, estávamos muito bons em energia durante a parte decisiva da prova. Guenther e JEV estavam lutando muito então achei que poderia ter uma chance no final.Nos últimos metros estava mais rápido, estava veloz e foi por muito pouco que a vitória escapou, mas estou feliz por terminar em segundo e somar alguns pontos hoje.

Quando você vê os pilotos lutando na sua frente, então você senta e vê o que acontece e conserva o máximo de energia possível para chegar ao fim. Acho que a equipe fez um bom trabalho hoje e estou muito feliz por voltar ao pódio.”

EPRIX DE BERLIM 2020 (ETAPA 08 DE 11)

RESULTADO PROVISORIO

1Maximilian Guenther35 voltas(25)
2Robin Frijns+0.128(18)
3Jean-Éric Vergne+2.569(19)
4Antonio Félix da Costa+2.743(12)
5André Lotterer+3.136(10)
6Oliver Rowland+5.547(8)
7Jérôme D’Ambrosio+7.893(6)
8Lucas di Grassi+12.672(4)
9Mitch Evans+13.511(3)
10Alexander Sims+19.248(1)
11Sébastien Buemi+20.240 
12Nico Mueller+20.486 
13Sam Bird+20.733 
14Edoardo Mortara+20.944 
15Daniel Abt+21.948 
16Nyck de Vries+22.520 
17Oliver Turvey+22.774 
18Alex Lynn+23.181 
19Felipe Massa+36.549 
DNFRené Rast  
DNFStoffel Vandoorne  
DNFJames Calado  
DNFSérgio Sette Câmara  
DNFNeel Jani 

CAMPEONATO ABB FIA FORMULA E 2019-20

CAMPEONATO DE EQUIPES

DS Techeetah188
BMW i Andretti Motorsport118
Nissan E.Dams96
Envision Virgin Racing92
Mercedes Benz EQ87
Audi Sport ABT Schaeffler70
Panasonic Jaguar Racing69
TAG Heuer Porsche55
ROKiT Venturi Racing38
Mahindra Racing33
GEOX Dragon2
NIO 333 Team0

Fotos Cortesia da Fórmula E

Marcos Amaral

Marcos Amaral

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais