INDY – Quem para Dixon? Estamos até sem ideia para título da matéria de mais uma vitória

12 de julho de 2020

j

Francisco Brasil

O tradicionalíssimo circuito de Road America, Elkhart Lake para os mais antigos, recebe nesse fim de semana rodada dupla da Indy, sábado e domingo.

E no sábado, 11/07, tivemos o classificatório e a corrida 1, que teve como pole position Joseph Newgarden da Penske, acompanhado de Jack Harvey. Dixon larga de nono.

A largada

E o pano verde é finalmente agitado, assim como as primeiras volta. Ryan Hunter-Ray larga muito bem e assume o segundo lugar, logo a frente de Graham Rahal e Santino Ferrucci, mas Newgarden segue em primeiro.

Com um pelotão agressivo, sobra para Marco Andretti e Zack Veach que escapam da pista perdendo posições. Realmente não era dia da equipe Andretti, pois na volta 3 foi a vez de Alexander Rossi sair da pista e voltar com pedaços das placas de patrocínio.

Alheio a tudo isso, Newgarden já abre mais de 2 segundos para Rahal que ultrapassa Hunter-Ray, agora ameaçado por Ferrucci, sendo superado no 11° giro.

Ciclo de paradas

Estamos na volta 13 quando Will Power abre o ciclo de paradas junto a Simon Pagenaud. O líder para na volta seguinte com as McLaren e Dixon vai para o Pit no giro 15 junto com Rahal, que tem problemas na mangueira de reabastecimento e perde diversas posições.

Melhor para Newgarden que consegue uma vantagem de 8 segundos para Ferrucci, novo segundo colocado. Outro que avança é Alex Palou que passou de 14° para a quarta posição.

A corrida segue num stint mais tranquilo até que ele, Scott Dixon, antecipa seu segundo pit stop para a volta 26, abrindo um segundo ciclo, acompanhado de Palou.

Sorte de Dixon, azar de Newgarden

Com tranquilidade, Newgarden vai para os boxes no giro 28, e aí tudo muda. O piloto da Penske deixa o motor apagar quando saída de sua parada perdendo diversas posições, inclusive para Power, que parou junto e sai como líder virtual numa disputa intensa com quem? Ele mesmo, Dixon.

Nas voltas seguintes vemos Newgarden escalando o pelotão, voltando ao top 10 apenas no giro 32 de 55. Quem não consegue diminuir o prejuízo é Alexander Rossi, apenas o 20° colocado, assim como Felix Rosenqvist, 18°.

Foto Joe Skibinski

Já na volta 38, Jack Harvey com problemas nos freios passa reto na curva 1 acionando a primeira bandeira amarela por ficar preso na caixa de brita. Fim de prova para o piloto que vinha em quinto.

Os pilotos aproveitam para fazer novo ciclo de paradas, com Dixon se dando melhor ao assumir o primeiro lugar, seguido de Power, Hunter-Ray, Colton Herta e Rahal. Ferrucci, que vinha bem, foi atrapalhado na saída de seu pit por Dalton Kellett e caiu para sétimo.

Amarela chama amarela

A verde retorna na volta 42 com Newgarden atacando Ferrucci que dá o troco, fazendo Joseph perder terreno. Ao mesmo tempo, Connor Daly vai pra cima de Pato O’Ward onde acontece o toque que termina na forte batida de Daly na barreira de pneus, gerando nova amarela.

Nova relargada no giro 45 com direito a travada de pneus de Newgarden e uma linda ultrapassagem de Palou em Hunter-Ray, que foi anulada porque Dalton Kellett havia passado direto ainda em amarela na última curva da pista.

Foto Joe Skibinski

Oito voltas para o final e temos relargada válida, e com ela outra linda manobra de Palou – dessa vez por fora – em cima de Hunter-Ray pelo terceiro posto. Alheio a isso, Dixon já abre de Power.

O meio do pelotão tem disputas intensas como de Pato O’Ward e Pagenaud, com direito a toque do jovem da Mclaren no experiente piloto da Penske. Quem vai esquecer essa prova é Rossi, que erra e escapa da pista após tocar em Max Chilton.

E sem ser incomodado, Scott Dixon vence a terceira seguida na temporada, com Power, Alex Palou, Hunter-Ray e Colton Herta no top 5. Newgarden que parou na última amarela fica apenas em 15° e Rossi 20°. Destaque para a briga entre Marcus Ericsson e Graham Rahal pelo sétimo lugar, que acabou na rodada do sueco ex-F1.

E neste domingo os pilotos volta para esse templo americano da velocidade para a segunda rodada. Até lá.

Francisco Brasil

Francisco Brasil

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais