Newgarden domina e vence corrida 2 em Iowa e entra na briga pelo campeonato. Dixon termina em quinto.

18 de julho de 2020

j

Colaboradores Planeta Velocidade

Neste sábado de intensas atividades nas pistas norte-americanas, com provas da IMSA e também da Nascar, a Formula Indy também realizou a segunda corrida da etapa dupla no circuito oval de Iowa, em Newton.

Largada para a corrida 2 de Iowa. Foto: Indycar Series

Largada para uma corrida tranquila

E assim que foi dada a largada para as 250 voltas no rápido circuito de 0.8 milha, o mais curto – porém mais rápido deste tipo no mundo – Newgarden se garantiu a frente de seu companheiro Will Power. Logo atrás vinham Daly, Hunter-Reay, Jack Harvey Colton Herta, O’Ward Santino Ferruci, Kanaan (tirando leite de pedra) e Felix Rosenqvist complentando o top-10 neste momento. Scott Dixon e Simon Pagenaud vinham nas posições de trás e traziam ótima movimentação por posições no fundo do pelotão.

Texto Renato Moraes
Facebook: https://www.facebook.com/luizrjm
Instagran: https://www.instagram.com/luizrjm/
Revisão Francisco Brasil
Foto destaque Indycar Series

Ed Carpenter causou a primeira bandeira amarela da prova ao subir demais na curva a bater no muro na volta 114. Fim de corrida para o americano da Carpenter.

O’Ward para cima de Josef Newgarden. Mexicano em ótima forma em Iowa. Fonte: Twitter NTT Indycar

Na relargada Joseph Newgarden manteve ótimo ritmo, mas continuou sendo seguido por um excelente Pato O’Ward com sua McLaren em uma prova que, até esse momento, tinha o grande destaque por sua combatividade. Completavam o top-5 Will Power, Graham Rahal e Simon Pagenaud numa incrível recuperação.

Em uma pista onde a média de tempos de volta gira em torno de 17 segundos, neste momento somente 12 pilotos, após a rodada de pit-stops, continuavam na volta do líder. Uma situação interessante era da Andretti com seu principal piloto, Alexander Rossi que vinha somente em 15º.

Houve um momento de tensão na equipe McLaren quando seus pilotos se tocaram quando Askew tentava tirar a volta de atraso que tinha para o companheiro. Mas tudo ocorreu bem no final e os pilotos continuaram firmes na prova sem nenhum dano, contudo a manobra arriscada de Askew o fez perder algumas posições. Tentativa imprudente do piloto da McLaren.

Grande perfomance de Graham Rahal em Iowa. Fonte: Twitter Indycar Series

Graham Rahal tinha um grande carro para esta noite, era nítida a velocidade que o piloto da Rahal conseguia desenvolver. Ele já estava pressionando Pato O’Ward, que pressionava Joseph Newgarden pela primeira posição. Grande disputa na corrida.

Enquanto isso, Kanaan estava ali no meio do pelotão intermediário, tentando uma heróica vaga no top-5 com seu limitado equipamento. Na volta 165 Newgarden ganha tempo fazendo uma providencial ultrapassagem sobre Herta e o colocando entre seu carro e Pato O’Ward que vinha em grande fase.

Na volta 171 a McLaren chamou Pato O’Ward  para seu pit-stop, porém ao partir, o mexicano – que vinha disputando a vitória com Newgarden – deixou o carro morrer e acabou perdendo uma volta em relação ao líder.

Rodada para a equipe Andretti esquecer

Na volta 180 novo incidente na corrida. Ryan Hunter-Reay tem problemas na saída dos boxes, acabou rodando e batendo no muro com sua Andretti. A transmissão mostrou um Michael Andretti muito irritado pelo erro de seu experiente e campeão piloto. Foi a pá de cal em um final de semana muito difícil para a equipe Andretti.

Após a relargada a prova se manteve em ritmo de cumprimento de tabela, somente com Conor Daly tentando uma estratégia diferente na volta 218 quando parou para colocar novos pneus e de fato seu carro melhorou muito, mas estava com uma volta de desvantagem e não pode fazer muita coisa.

Joseph Newgarden recebe a bandeirada da vitória em Iowa. Foto: Indycar Series

Joseph Newgarden enfim vence no campeonato. Iowa foi uma boa pista para a Penske que vinha assitindo um domínio avassalador da Ganassi. A Rahal foi bem em Iowa e vimos uma McLaren que pode dar trabalho no futuro. Talvez um pouco mais de sorte a equipe e aos pilotos fará bem, mas foi uma pena o que ocorreu com Pato O’Ward no seu pitstop final, pois seria uma disputa interessante com Newgarden.

A categoria volta a se reunir no dia 09 de agosto para o GP de Mid-Ohio! Até lá!

Classificação final do GP de Iowa: Foto Indycar Series
Classificação do campeonato após 6 provas. Foto: Twitter Indycar Series
Colaboradores Planeta Velocidade

Colaboradores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais