– Guenther superou Vergne nas voltas finais e venceu pela segunda vez na temporada
– O jovem piloto alemão da BMW agora é o vice-líder da competição
– Líder, Da Costa termina em quarto e mantém a diferença em 68 pontos em relação ao segundo colocado- Entre os brasileiros, apenas Di Grassi termina dentro do Top-10
O jovem alemão Maximilian Guenther da BMW i Andretti Motorsport foi o vencedor do terceiro eprix de um total de seis da decisão da sexta temporada da Fórmula E, que aconteceu neste sábado (08) em Berlim.
Gunther, que nesta temporada se tornou o mais jovem piloto da história da Fórmula E a vencer um eprix, travou um duelo emocionante com o atual bicampeão da categoria de carros elétricos, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) e assumiu a liderança nas voltas finais.
Por pouco o piloto da BMW não viu a vitória de casa escapar nos últimos metros, quando a bateria de seu monoposto chegou ao fim, mas conseguiu terminar poucos metros a frente do holandês Robin Frijns (Envision Virgin Racing). Vergne completou o pódio.
Como foi a corrida
A DS Techeetah novamente teve um piloto na pole position, porém diferente das últimas três provas, desta vez foi Jean-Eric Vergne que largou na primeira posição do grid, seguido por Guenther, e os belgas Jérôme D’Ambrosio (Mahindra Racing) e Stoffel Vandoorne (Mercedes Benz EQ).
Líder do campeonato, o português Antonio Félix da Costa (DS Techeetah) que vinha de uma sequencia de três poles e três vitórias nas provas anteriores, largou na oitava posição.
Vergne conseguiu fazer uma largada limpa, enquanto Jerome D’Ambrosio e Guenther travaram uma batalha pela segunda colocação, na qual o alemão da BMW levou a melhor.
O brasileiro Sergio Sette Camara do GEOX Dragon largou em 11º em sua terceira corrida na Fórmula E e chegou a ficar no Top-10 nas primeiras voltas, mas acabou se envolvendo em um acidente com o suíço Neel Jani da TAG Heuer e o britânico James Calado da Panasonic Jaguar Racing, o que ocasionou a entrada do safety car.
Um pouco mais a frente, os brasileiros Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) e Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) disputaram a 10ª posição e o campeão da terceira temporada da Fórmula E levou a pior, rodou após um toque do ex-F1 e perdeu algumas posições.
Como consequência por conta deste acidente, Massa acabou sendo punido com um drive through e por isso, mesmo cruzando a linha de chegada entre os dez primeiros, ficou apenas na 19ª colocação.
Guenther estava pressionando Vergne na luta pela liderança, mas caiu para quinto ao acionar o MODO ATAQUE. Não demorou muito para o jovem alemão se recuperar e em poucas voltas voltou a sua perseguição ao francês da DS Techeetah.
Guenther e Vergne seguiram em uma intensa batalha volta a volta, até que a quatro minutos do fim, o alemão fez sua jogada arriscada ao contrariar sua equipe que pediu para esperar até a volta final para atacar, e foi para cima do francês e assumiu a liderança em uma ousada manobra.
Por conta do consumo de energia, Vergne foi obrigado a diminuir o ritmo o que permitiu com que Frijns também conseguisse uma ultrapassagem e assumisse a segunda colocação.
E no final mais apertado da história da Fórmula E, Guenther foi ficando sem energia nos metros finais e por apenas 0.128 segundos, recebeu a bandeirada a frente de Frijns, com Vergne chegando em terceiro.
Com a vitória deste sábado, Guenther assume a vice-liderança e está à 68 pontos do líder Antonio Félix da Costa, que terminou a prova na quarta colocação e por muito pouco não conseguiu um lugar no pódio.
A próxima etapa da Fórmula e será realizada neste domingo ás 14h (Horário de Brasília), no Aeroporto de Tempelhof e com transmissão exclusiva no Brasil no canal Fox Sports 2.
Piloto da bmw i andretti motorsport
Maximilian Guenther
“Claro que era importante nos classificarmos na primeira fila, ou pelo menos perto dos pilotos da frente, e acho que administramos muito bem. Perdemos uma posição na largada, mas nos recuperamos rapidamente e conseguimos ativar o MODO ATAQUE nos momentos certos. Depois chegamos no JEV um pouco mais tarde quanto planejado, mas conseguimos a liderança. Nas voltas finais, Robin chegou com um pouco mais de energia, mas valeu a pena e estou incrivelmente feliz por mim e pela equipe por vencer em Berlim.
Eu sabia que os pilotos atrás de mim tinham mais energia, então tive que fazer a mudança de potência um pouco mais cedo do que em Marraquexe, com apenas duas curvas a percorrer. Foi quando a pressão aumentou, mas finalmente funcionou e estou muito feliz com o resultado.”
Piloto da Envision Virgin Racing
Robin Frijns
“É muito bom voltar ao pódio, a primeira vez nesta temporada que tem sido um ano estranho até agora! Fizemos uma boa corrida, estávamos muito bons em energia durante a parte decisiva da prova. Guenther e JEV estavam lutando muito então achei que poderia ter uma chance no final.Nos últimos metros estava mais rápido, estava veloz e foi por muito pouco que a vitória escapou, mas estou feliz por terminar em segundo e somar alguns pontos hoje.
Quando você vê os pilotos lutando na sua frente, então você senta e vê o que acontece e conserva o máximo de energia possível para chegar ao fim. Acho que a equipe fez um bom trabalho hoje e estou muito feliz por voltar ao pódio.”
EPRIX DE BERLIM 2020 (ETAPA 08 DE 11)
RESULTADO PROVISORIO
1 | Maximilian Guenther | 35 voltas | (25) |
2 | Robin Frijns | +0.128 | (18) |
3 | Jean-Éric Vergne | +2.569 | (19) |
4 | Antonio Félix da Costa | +2.743 | (12) |
5 | André Lotterer | +3.136 | (10) |
6 | Oliver Rowland | +5.547 | (8) |
7 | Jérôme D’Ambrosio | +7.893 | (6) |
8 | Lucas di Grassi | +12.672 | (4) |
9 | Mitch Evans | +13.511 | (3) |
10 | Alexander Sims | +19.248 | (1) |
11 | Sébastien Buemi | +20.240 | |
12 | Nico Mueller | +20.486 | |
13 | Sam Bird | +20.733 | |
14 | Edoardo Mortara | +20.944 | |
15 | Daniel Abt | +21.948 | |
16 | Nyck de Vries | +22.520 | |
17 | Oliver Turvey | +22.774 | |
18 | Alex Lynn | +23.181 | |
19 | Felipe Massa | +36.549 | |
DNF | René Rast | ||
DNF | Stoffel Vandoorne | ||
DNF | James Calado | ||
DNF | Sérgio Sette Câmara | ||
DNF | Neel Jani |
CAMPEONATO ABB FIA FORMULA E 2019-20
CAMPEONATO DE EQUIPES
DS Techeetah | 188 |
BMW i Andretti Motorsport | 118 |
Nissan E.Dams | 96 |
Envision Virgin Racing | 92 |
Mercedes Benz EQ | 87 |
Audi Sport ABT Schaeffler | 70 |
Panasonic Jaguar Racing | 69 |
TAG Heuer Porsche | 55 |
ROKiT Venturi Racing | 38 |
Mahindra Racing | 33 |
GEOX Dragon | 2 |
NIO 333 Team | 0 |
Fotos Cortesia da Fórmula E