Escute a rádio Planeta Velocidade!

GT4 Euro Series em Monza terá 47 carros no grid de estreia

14 de abril de 2021

j

Marcos Amaral

O GT4 European Series inicia sua temporada de 2021 neste fim de semana (16-18 de abril) no Autódromo Nazionale di Monza, de 5,8 km. Ao todo 47 carros GT4 irão disputar a rodada de abertura na icônica pista italiana.

Cinco meses após o final da temporada de 2020, uma categoria incrível e altamente competitiva está definida para iniciar a 14ª temporada do GT4 European Series na Itália. É a quinta visita a Monza na história da série, a terceira vez em abril. A última vez que a série visitou a pista foi em 2019.

Fortes equipes prontas para lutar pela Silver Cup – GT4

A equipe francesa Aston Martin AGS Events conquistou o título de equipes e o título de pilotos da Silver Cup no final da temporada, no Circuito Paul Ricard, em 2020, e será o desafio para outro sucesso nesta temporada. A equipe contará com duas novas formações, com Konstantin Lachenauer e César Gazeau no carro # 27 e Hugo Condé e Akhil Rabindra no # 45. A Mirage Racing entrará no terceiro Aston Martin na Silver Cup, com Tom Canning no # 55 ao lado de Ruben del Sarte.

A Mercedes-AMG tem a maioria dos carros na Silver Cup neste fim de semana. Cinco carros de quatro equipes vão competir pelas vitórias da Silver Cup, incluindo os principais competidores do ano passado, Lluc Ibanez e Xavier Lloveras, na NM Racing Team. Trivellato Racing de Villorba Corsa terá dois carros na classe, um para os pilotos italianos Francesco Guerra e Jody Simone Vullo e outro para Jean-Luc D’Auria e Jamie Caroline. As experientes equipes francesas CD Sport e AKKA ASP irão completar o esquadrão Mercedes-AMG na Silver Cup. Na CD Sport Enzo Joulié e Sébastien Baud irão correr no # 74, com Paul Evrard e Timothé Buret partilhando o # 88 pela AKKA ASP.

Foto: GT European Series

O retorno da United Autosports às corridas GT também marca a volta da McLaren em toda a temporada. Uma tentativa de dois carros na Silver Cup vê Bailey Voisin e Charlie Fagg no carro # 23, e Gus Bowers junto a Dean Macdonald ao volante do # 32.

Um par de Porsches é inscrito pela Allied-Racing e pelo Centri Porsche Ticino. A seleção alemã tem o ex-campeão Nicolaj Møller-Madsen ao lado do jovem alemão Joel Sturm no # 22, enquanto a seleção suíça entrará com um carro na Silver Cup para Amedeo Pampanini e Nicolas Sturzinger.

A V8 Racing tem um line-up inalterado para esta temporada, com Jop Rappange e Thijmen Nabuurs buscando bons resultados novamente nesta temporada no Chevrolet Camaro # 69. A CMR vai competir na Silver Cup com dois fabricantes. Stephane Lemeret e Antoine Potty lutarão pela vitória no Toyota # 8, enquanto Loris Cabirou e Vincent Beltoise correrão no Alpine # 30 da equipe. Completando o grid da Silver Cup, de 17 carros, estão o Team Speedcar Audi para Robert Consani e Benjamin Lariche e o Sainteloc Racing Audi de Clement Seyler e Roee Meyuhas.

Na Pro-Am, 18 carros definidos para a rodada de abertura

Foto: GT European Series

A classe Pro-Am tem 18 carros preparados para correr na abertura da temporada. A atual campeã, Allied-Racing, está de volta com um par de Porsches. Constantin Dressler e Dennis Fetzer estão no # 20, com Alexander Hartvig e Joel Camathias se unindo no # 26. Eles vão enfrentar dois carros Centri Porsche Ticino, incluindo o # 718 de Ivan Jacoma e Massimiliano Busnelli.

Cinco equipes da Audi lutarão pelas provas da Pro-Am Cup em Monza. A Sainteloc Racing fará campanha com dois carros na Pro-Am nesta temporada, com as equipes francesas Team Fullmotorsport e Team Speedcar também se juntando ao GT4 European Series, com um carro cada. Hella Pagid, campeã de 2018, também inscreveu um Audi na classe.

A Mercedes-AMG está representada na Pro-Am pela CD Sport, Selleslagh Racing Team, AKKA ASP e NM Racing Team, enquanto a Arkadia Racing fará sua estreia na série com o ágil Alpine. Apesar das condições desafiadoras, Borusan Otomotiv Motorsport está definido para retornar com dois carros. A grande mudança na escalação da equipe turca é que os vice-campeões de 2020, Cem Bolukbasi e Yagiz Gedik, vão competir entre si nesta temporada.

Os Ebimotors, ex-corredores da FIA GT, também estão prontos para competir na abertura da temporada. A equipe de Enrico Borghi optou por usar dois Porsches em Monza, com o # 10 competindo no Pro-Am. A outra entrada adicional, juntando-se a Pro-Am em Monza, é o SVC Sport Management Toyota para Piotr e Antoni Chodzen.

Os campeões voltam para a Am Cup

Foto: GT European Series

Com 11 carros inscritos para a rodada de abertura, a classe Am testemunhou um aumento impressionante nas inscrições em relação à temporada passada. O campeão de 2020, Nicolas Gomar, retorna no # 89 AGS Events Aston Martin, enquanto o campeão de 2019, Pascal Bachmann, faz um retorno à série com Street Art Racing e o # 7 Aston Martin. O campeão Pro-Am 2018 Markus Lungstrass e seu companheiro de equipe, o dinamarquês Henrik L. Pedersen, também estarão no grid em um Aston Martin, preparado por Hella Pagid.

A GT4 AKKA ASP e Selleslagh Racing Team vão inscrever um Mercedes-AMG cada, com o W&D Racing Team voltando para a série em tempo integral com seu BMW M4 GT4. A equipe francesa CMR deve comandar um Toyota na Copa Am.

Iskra Motorsport by Ebimotors é uma das quatro equipes convidadas da Am Cup. Autorlando Sport vai colocar dois Porsches no circuito de Monza, enquanto a equipe francesa Team Fullmotorsport completa o grid com outro Audi.  

A categoria na qual competirá o quarto AGS Events Aston Martin ainda não foi confirmada.

O fim de semana em Monza começa na quinta-feira – GT4

O fim de semana de Monza começa na quinta-feira, 11 de abril, com uma sessão de teste de quatro horas. A primeira sessão de treinos livres oficial de uma hora terá início na sexta-feira às 06h05, seguida de uma segunda sessão de treinos livres às 09h20. A qualificação ocorre no sábado às 11h40, com a primeira corrida de 60 minutos começando às 13h25 no sábado. A segunda corrida terá início às 08h10 do  domingo. A qualificação e as corridas serão transmitidas ao vivo no site oficial da série, bem como no canal GT World no YouTube.

O GT4 European Series faz parte de um fim de semana cheio de ação em Monza. O Fanatec GT World Challenge Europe desenvolvido pela AWS inicia sua temporada de 2021 com uma corrida de Endurance Cup de três horas no domingo. É o evento inaugural do Fanatec GT2 European Series, enquanto o Lamborghini Super Trofeo também iniciará sua temporada em Monza. Além disso, há também o lançamento do novo Fanatec Esports GT Pro Series.

Marcos Amaral

Marcos Amaral

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais