O projeto Aeroscreen da INDYCAR, desenvolvido para melhorar a proteção do cockpit, passou por sua fase mais recente de testes no início desta semana no oval curto Richmond Raceway, onde a IndyCar Series competirá em junho/2020. Josef Newgarden, da Team Penske, e Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, completaram 823 voltas no primeiro teste de carro da Indy na oval de 0,5 milha, onde corre desde 2009.
Edição e Revisão Francisco Brasil e Marcos Amaral
O próximo evento programado para o Aeroscreen é um teste em 5 de novembro no Sebring International Raceway com os pilotos Sebastien Bourdais e James Hinchcliffe – o circuito simula as condições do percurso de rua. Espera-se que o Aeroscreen seja entregue a todas as equipes antes do Natal, e usado por todos os carros da IndyCar Series na temporada 2020.

Para manter os fãs informados sobre os desenvolvimentos, a INDYCAR forneceu respostas para nove perguntas comuns.
O Aeroscreen afeta o arrasto e as velocidades máximas?
Will Power e Scott Dixon fizeram voltas acima de 225 mph durante o teste inicial no Indianapolis Motor Speedway em 2 de outubro e não notaram grandes diferenças. Ambos disseram que era quase neutro.

O Aeroscreen será usado exclusivamente em ovais?
Não. Ele será usado em todas as etapas a partir da temporada 2020 da IndyCar Series.
Pergunta: A visibilidade do piloto é afetada? E durante as voltas nos Ovais?
Power e Dixon não relataram problemas de visibilidade em Indianápolis, enquanto Dixon e Josef Newgarden não relataram nada durante o teste de 15 de outubro em Richmond. Todos os pilotos ficaram extremamente satisfeitos do ponto de vista da visibilidade.

As temperaturas são mais quentes no cockpit?
Não. Apesar dos testes no IMS em temperaturas de 90 graus fahrenheit (32° celsius), os pilotos não relataram problemas. O design do Aeroscreen também possui um sistema de resfriamento a ar.
E se o Aeroscreen ficar sujo?
O Aeroscreen vem com películas destacáveis, como você vê no capacete do piloto. Basta remover o plástico para obter uma linha de visão limpa.

E se chover?
A chuva atinge o aeroscreen de maneira semelhante à que ela se projeta atualmente na viseira do piloto. No entanto, o Aeroscreen não apenas ajudará a proteger a viseira do piloto da chuva, mas também poderá adicionar um produto de revestimento para ajudar a repelir a água. Também será equipado com um dispositivo anti-embaçamento, que deve ser útil para os pilotos em condições de chuva. Durante o teste de 7 de outubro no circuito de Barber em Birmingham, Alabama, Simon Pagenaud e Ryan Hunter-Reay suportaram as condições artificiais de chuva durante uma parte do dia. Ambos os pilotos ficaram impressionados com o desempenho do Aeroscreen na chuva.
O Aeroscreen será refinado no futuro?
À medida que o projeto avança, haverá vários aprimoramentos no design, conforme aprimorado pelos engenheiros e feedback dos pilotos e das equipes. Além disso, a estética será aprimorada à medida que as equipes puderem incorporar o Aeroscreen em seus designs de pintura.

O Aeroscreen aumenta o tempo de extração do piloto em caso de capotagem ou um incidente grave?
A equipe de segurança e médica da INDYCAR está envolvida com o projeto Aeroscreen desde que estava nos estágios conceituais. Eles tiveram participação e praticaram extrações no protótipo e agora no carro real. Não deve afetar o tempo de extração do piloto e também existe um processo rápido para remover a peça Aeroscreen, se necessário para uma extração.

Qual é o próximo passo no teste da Aeroscreen?
Scott Dixon e Josef Newgarden acabaram de realizar um teste no dia 15 de outubro na oval de Richmond. O Aeroscreen já foi testado em um superspeedway (Indianápolis), em um circuito misto (Barber Motorsports Park em Birmingham, Alabama) e em um oval curto.

O próximo teste é no dia 5 de novembro no Autódromo Internacional de Sebring (Flórida), com James Hinchcliffe e Sebastien Bourdais. Esse layout ajudará a simular um percurso de rua. Os engenheiros continuarão a coletar dados sobre o desempenho do Aeroscreen, juntamente com o feedback dos pilotos e equipes para fazer refinamentos, quando necessário, no design ou nos acessórios.
Fonte indycar.com/News
Foto destaque twitter.com/IndyCar