Escute a rádio Planeta Velocidade!

Lamborghini Sián Roadster: Experimente a tecnologia do futuro a céu aberto

9 de julho de 2020

j

Editores Planeta Velocidade

Produzido em uma série limitada de 19 unidades, sendo todas já vendidas, a versão Roadster do visionário super esportivo V12, combinando tecnologias e design híbridos inovadores. O Roadster Lamborghini Sián apresenta o pioneirismo mundial na utilização de super capacitor em solução híbrida e aplicação exclusiva de ciência de materiais.

Revisão Francisco Brasil
Fotos Lamborghini Media Center

A Automobili Lamborghini apresenta o Lamborghini Sián Roadster: um super esportivo híbrido conversível de edição limitada, projetado em torno do icônico motor V12 da Lamborghini, com tecnologias híbridas exclusivas e oferecendo desempenho incomparável. O design do Sián Roadster coloca o motorista em um grupo exclusivo, dentro de um dos cockpits mais espetaculares de todos os tempos: sempre aberto ao céu; ressoando com o som inimitável V12 do mais poderoso motor Lamborghini feito até hoje; e experimentando um desempenho extraordinário enquanto se deleita com o papel do Sián Roadster na rota da Lamborghini para a futura hibridação.

“O Sián Roadster encapsula o espírito da Lamborghini”, diz Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Automobili Lamborghini. “É a expressão de design de tirar o fôlego e desempenho extraordinário, mas o mais importante é incorporar importantes tecnologias futuras. O inovador trem de força híbrido de Sián anuncia a direção dos super carros esportivos Lamborghini, e o Sián Roadster afirma o desejo do melhor estilo de vida Lamborghini, à medida que avançamos em direção a um futuro exigindo novas soluções”.

O Sián Roadster faz sua estréia no Blu Uranus, especialmente selecionado pelo Centro Stile da Lamborghini, que junto com o departamento Ad Personam trabalha com todos os clientes do Sián para personalizar totalmente a cor e o acabamento do seu Roadster. Encapsulando o azul do céu e o verde dos campos, evocando a liberdade e a alegria proporcionadas pela performance do Sián Roadster, o carro foi finalizado com rodas Oro Electrum: a cor escolhida pela Lamborghini para significar eletrificação. O interior conta com uma elegante combinação de branco com detalhes de Blu Glauco e elementos de alumínio no Oro Electrum: saídas de ar de novo design produzidas via impressão 3D permitem a personalização com as iniciais do cliente.

Design para o futuro

Crafted by Lean

O Lamborghini Sián Roadster afirma o design futurista do cupê, mas como um verdadeiro roadster, acrescenta uma nova pureza à cabine. A vista aérea do Sián Roadster evoca a icônica linha de periscopio inspirada no primeiro Countach, correndo diagonalmente do cockpit para a retaguarda e culminando nas correntes de ar aerodinâmicas atrás do motorista e do passageiro. Os longos contornos esculpidos e as asas aerodinâmicas características do Sián dão ao Sián Roadster um perfil inconfundivelmente poderoso. A frente muito baixa do carro, com um divisor de fibra de carbono integrado, abriga os icônicos faróis em forma de Y da Lamborghini.

O design puro e organizado de Sián é uma declaração clara da eficiência aerodinâmica otimizada do carro e da proeza tecnológica: o fluxo de ar é direcionado pelos divisores dianteiros e pelo capô, pelas entradas e saídas laterais de ar e pelo spoiler traseiro, sem perda de desempenho, mostrando a eficiência aerodinâmica do design sem teto do roadster. As palhetas de resfriamento ativas na parte traseira usam tecnologia exclusiva da ciência dos materiais patenteada pela Lamborghini: a operação das palhetas é acionada pela reação dos elementos de materiais inteligentes à temperatura gerada pelo sistema de escape, fazendo com que eles girem e proporcionando um resfriamento elegante e leve solução.

A traseira extrema e forte do carro incorpora o design evocativo do hexágono da Lamborghini, incluindo seis lanternas traseiras hexagonais inspiradas no Countach. A asa traseira é integrada ao perfil e se abre apenas durante a condução para melhorar o desempenho.

Eletrificação e tecnologias híbridas para um novo amanhã

O chassi baixo e potente abriga uma nova geração de motores V12: ‘Sián’ no dialeto local de Bolonha, que significa ‘flash’ ou ‘relâmpago’, denota a eletrificação do Sián Roadster como parte da futura estratégia híbrida, mantendo a emoção e a dinâmica extraordinárias e o desempenho inerente aos supercarros Lamborghini naturalmente aspirados.

O sistema híbrido do Sián Roadster fornece a maior potência possível por meio da solução mais leve, combinando o motor V12 com um novo trem de força. Um motor de 48 volts, fornecendo 34 hp, é incorporado à caixa de câmbio para fornecer resposta imediata e desempenho aprimorado. O motor elétrico também suporta manobras de baixa velocidade, como marcha à ré e estacionamento com energia elétrica.

O Sián Roadster ostenta a inovadora aplicação de supercapacitor da Lamborghini: uma tecnologia inédita que armazena dez vezes a potência de uma bateria de íons de lítio. Localizado no anteparo entre o cockpit e o motor, ele garante uma distribuição de peso perfeita. Três vezes mais potente que uma bateria com o mesmo peso e três vezes mais leve que uma bateria produzindo a mesma energia, o sistema elétrico com o supercapacitor e o motor elétrico pesam apenas 34 kg; portanto, oferece uma notável relação peso / potência de 1,0 kg / hp. O fluxo de energia simétrico garante a mesma eficiência nos ciclos de carga e descarga: a solução híbrida mais leve e eficiente.

Essa tecnologia avançada combina com o motor V12, que incorpora válvulas de admissão de titânio e é elevado para 785 hp (577 kW) a 8.500 rpm. Combinado com os 34 hp adicionais do sistema híbrido, o Sián Roadster oferece um total de 819 hp (602 kW) e atinge uma velocidade máxima de mais de 350 km / h.

O Lamborghini Sián Roadster incorpora um sistema de frenagem regenerativa altamente sofisticado, desenvolvido especialmente pela Lamborghini. O comportamento simétrico do supercapacitor, que, ao contrário das baterias de íon de lítio normais, pode ser carregado e descarregado com a mesma energia, carrega totalmente o sistema de armazenamento de energia do Sián toda vez que o veículo freia. A energia armazenada é um aumento de potência disponível instantaneamente, permitindo que o motorista gere imediatamente um aumento no torque ao acelerar, até 130 km / h quando o e-motor se desconecta automaticamente, melhorando as manobras de elasticidade e tornando-o 10% mais rápido do que um carro sem esse sistema.

O sistema inovador também oferece aceleração instantânea em marchas baixas, com força de tração aprimorada fornecida pela combinação do motor V12 e sistema híbrido. O Sián Roadster acelera dos 0 aos 100 km / h em menos de 2,9 segundos. A melhoria nas manobras de elasticidade é ainda mais evidente, por exemplo, a força de tração é aprimorada em até 10% na terceira marcha. O Lamborghini Sián Roadster se beneficia de um nível elevado de conforto ao dirigir, facilitado pelo sistema híbrido, além de manuseio e desempenho dinâmicos. O momento em que a desaceleração e o torque ausente são sentidos durante as trocas de marchas acionadas por um motor de combustão tradicional, são eliminados pelo preenchimento de mudança de torque fornecido pelo e-motor do híbrido: o piloto sentirá apenas o retrocesso da aceleração, eliminando movimentos desconfortáveis ​​de empurrão.

Editores Planeta Velocidade

Editores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais