Escute a rádio Planeta Velocidade!

F1 – Lewis Hamilton supera Red Bull para cravar sua 99ª pole na carreira

17 de abril de 2021

j

Renato Moraes

Inglês novamente não cometeu erros para superar seus rivais. Perez é destaque e larga em segundo.

Neste sábado ocorreu o treino de classificação para o GP da Emilia-Romagna, no tradicional circuito de Ímola, e Lewis Hamilton aproveitou as baixas temperaturas na região italiana para superar o favoritismo da Red Bull e cravar sua 99ª pole position da carreira, seguido por um supreendente Sergio Perez, que vem se adaptando ao difícil carro da Red Bulll. Max Verstappen vai largar na terceira posição. Veja a seguir como foi o empolgante treino de classificação deste sábado.

Q1 – Acidente de Tsunoda

Mick Schumacher e Nikita Mazepin foram os primeiros a ir para a pista, e o alemão já tratou de colocar 1 segundo de diferença sobre o companheiro russo. Aí todos os carros foram saindo aos poucos para a pista, até que Stroll faz o melhor tempo naquele momento. Porém a bandeira vermelha foi acionada!  Tsunoda acabou batendo seu Alpha Tauri na Variante Alta, tentando descontar a diferença que tinha naquele setor para seu companheiro, mas seu “abuso” acabou destruindo toda a traseira do seu bólido. Fim de treino para o japonês.

Tsunoda destrói seu Alpha-Tauri na Variante Alta. Reprodução Twitter F1

Após a limpeza da pista, todos os pilotos voltaram com tudo para aproveitar os 12 minutos finais dessa parte do treino para garantir uma vaga no Q2. Perez foi primeiro a marcar tempo rápido, porém sua volta logo é anulada por exceder os limites de pista, assim como Gasly que também teve seu tempo anulado pelo mesmo motivo. Bottas nesse momento vem em primeiro, com o tempo de 1.14,926, seguido por um ótimo Lando Norris a apenas 0,083s, e com Verstappen na terceira posição.

Na segunda tentativa de volta rápida, a dupla da Haas tentou – sem sucesso – melhorar os tempos de volta, enquanto os pilotos da Alfa Romeo também sofreram com falta de desempenho e um bocado de falta de respeito de outros pilotos. Giovinazzi acabou tendo sua última tentativa de volta rápida atrapalhada por Mazepin, o que causou protestos por parte do piloto italiano e deboche do piloto russo – que inclusive foi indelicado com a repórter Mariana Becker durante a entrevista após seu treino ao falar do lance – afirmando de forma grosseira que só tinha feito uma ultrapassagem sobre o italiano.

Foram eliminados nessa parte do treino: Raikkonen, Giovinazzi, Schumacher, Mazepin e Tsunoda, enquanto a Williams colocou sua dupla de pilotos na segunda parte do treino depois de muito tempo.

Resultado final do Q1. Reprodução Twitter F1

Q2 – Sérgio Perez é o mais rápido

Luz verde e carros na pista! Os pilotos da Red Bull e Mercedes já partem para a segunda parte do treino, inclusive com Perez já pensando em uma estratégia totalmente diferente, partindo com pneus macios para suas tentativas de voltas rápidas. Vale lembrar que o pneu usado na volta mais rápida nesta parte do treino é o mesmo pneu que será usado para a largada na corrida. Então Bottas marca 1.15,098, mas é logo superado por Verstappen que marca 1.14,884. Hamilton, logo na seqüência, coloca ordem na casa com o tempo de 1.14,817 e garante a primeira posição.

Ferrari voando! Leclerc andou bem em Imola. Reprodução Twitter F1

Norris então mostra que tem um grande carro neste final de semana, marcando o tempo de 1.14,718 para garantir a primeira posição momentânea. O inglês vem, inclusive, tendo um desempenho muito melhor que o do seu companheiro Riccardo, sendo que no momento desta marca, o australiano tinha um tempo quase 1 segundo mais lento. Outro piloto que vem andando bem no treino é Charles Leclerc que estava momentaneamente na segunda posição, atrás de Norris.

Em sua segunda tentativa de volta rápida, Perez faz 1.14,716 calçando pneus macios e garante a primeira colocação, enquanto Gasly – que vinha fora dos 10 primeiros – consegue garantir seu lugar no Q3, da mesma forma que Esteban Ocon. Enquanto isso Sainz, Russell, Vettel, Latifi e Alonso são eliminados nesta parte do treino.

Resultados do Q2. Reprodução Twitter F1

Q3 – Lewis Hamiltom fatura a sua 99ª pole

Sem vento e com um pouco de sol, a pista atingi os 30 graus naquele que é o melhor momento para os pilotos, de fato, darem tudo de si em busca da pole. E Norris é o primeiro a marcar tempo fazendo 1.14,875, mas é rapidamente superado por Perez que marca 1.14,665. Lewis Hamilton então faz grande volta e marca 1.14,411, ao passo que Verstappen garante a segunda posição ao marcar 1.14,502.

Bottas chegou a liderar o Q1 mas foi muito mal e larga em P8. Reprodução Twitter Mercedes

Na segunda tentativa Lewis Hamilton melhora seu último setor, mas não o bastante para melhorar o tempo de volta, enquanto Lando Norris vem voando baixo. Porém, o inglês tem seu tempo anulado por exceder os limites de pista. Sergio Perez faz uma segunda tentativa de volta rápida muito boa para garantir a segunda posição, ficando a 0,035 de Hamilton, deixando Max em terceiro a 0,087 de Hamilton.

Completam o TOP-10 Leclerc – com uma excelente Ferrari, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo, Lando Norris. Bottas – que chegou a liderar o Q1 – ficou somente em oitavo, com Esteban Ocon e Lance Stroll fechando os 10 primeiros do grid para o GP da Emilia-Romagna.

Resultados finais do treino de classificação. Reprodução Twitter F1

Lewis ficou muito surpreso com a pole, sabia que teria um trabalho muito grande para superar a Red Bull que, de fato, tem o melhor carro no início desta temporada. Mas Hamilton se beneficiou das baixas temperaturas, o que trouxe um ganho aerodinâmico importante para seu carro. O fato de Perez estar largando com pneus macios também coloca uma pressão a mais em Hamilton, que pode sofrer com os ataques do mexicano no início da prova, enquanto Verstappen pode ir comboiando os dois, mas preservando seu equipamento para o fim da corrida. Também será interessante ver a atitude da direção da prova quanto aos limites da pista, pois não ficou muito claro, até o momento, os critérios para anulação de tempos.

O GP da Emilia-Romagna acontece amanhã a partir das 10 da manhã! Nos vemos lá!

Renato Moraes

Renato Moraes

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais