Escute a rádio Planeta Velocidade!

GT4EuroSeries – McLaren vence em Monza com estratégia perfeita

17 de abril de 2021

j

Marcos Amaral

Charlie Fagg e Bailey Voisin, da United Autosports, conquistaram uma vitória impressionante na primeira corrida da GT4 European Series em Monza. O #23 da McLaren saiu por cima em uma abertura de temporada cheia de drama.

A equipe britânica optou por trazer Voisin mais cedo para seu pit stop obrigatório, permitindo que Fagg assumisse a liderança quando seus rivais chegassem para fazer suas paradas. A janela do box foi atrasada após um longo período de safety car no meio da corrida de uma hora.

Os 46 carros passaram pela chicane Rettifilo sem problemas, com Antoine Potty no #8 CMR Toyota liderando o pelotão, depois de assumir a posição do pole position Joel Sturm no #22 Allied Racing Porsche. O jovem belga não teve a chance de se afastar, já que na terceira volta o safety car foi acionado quando o #45 AGS Events Aston Martin bateu na Ascari.

Reinicio de prova

No reinício, Potty conseguiu manter Sturm atrás dele. Ivan Jacoma (#718 Centri Porsche Ticino) seguiu em terceiro, à frente de Voisin no #23 McLaren. Mas enquanto Jacoma e Voisin lutavam pelo terceiro lugar, dois incidentes causaram um longo período no safety car.

Na segunda chicane, o #10 Ebimotors Porsche bateu na lateral do #17 V8 Racing Chevrolet, causando graves danos aos dois carros. Momentos depois, o #70 Trivellato Racing da Villorba Corse Mercedes-AMG colidiu com a traseira do #15 NM Racing Team Mercedes-AMG GT4 na saída da Ascari.

É isso mesmo, os dois acidente foram em bandeira amarela, acontece!!

O longo período do safety car resultou em um atraso na janela de paradas nos pits, mas quando abriu, a United Autosports imediatamente chamou Voisin para entregar o #23 McLaren para Fagg. Potty manteve a liderança até o final da janela do box e foi brevemente atrapalhado por outro competidor na Parabólica.

Quando Stéphane Lémeret voltou, faltando 15 minutos para o fim da corrida, Fagg já estava na reta dos boxes e a McLaren ultrapassou o Toyota na saída do pit. O jovem piloto britânico foi, então, capaz de construir uma vantagem de três segundos nas próximas voltas.

McLaren e Toyota vencem

Após 26 voltas, Fagg cruzou a linha de chegada para conquistar sua terceira vitória no GT4 European Series e dar a United Autosports e Voisin sua primeira vitória. Lémeret ficou em segundo para CMR, com Max Busnelli (#718 Porsche) e Dean Macdonald (#32 United Autosports McLaren) completando os quatro primeiros. Para a United Autosports, isso resultou em 1-3 em sua estreia na Silver Cup.

Com o quarto lugar geral, Busnelli e Jacoma conquistaram sua primeira vitória Pro-Am da temporada, na primeira corrida pela equipe Centri Porsche Ticino desde o acidente em Zandvoort em 2020. A batalha pelo quinto lugar geral também foi uma batalha pelo segundo lugar no Pro-Am, entre o #12 Borusan Otomotiv Motorsport BMW e o #77 Team Fullmotorsport Audi. A vitória acabou por Berkay Besler, que cruzou a linha com 0,221s de vantagem sobre Romain Iannetta.

O #55 Mirage Racing Aston Martin terminou em sétimo no geral, apenas alguns décimos à frente do #42 Saintéloc Racing Audi e do #87 AKKA ASP Mercedes-AMG. A Allied Racing completou o top 10 geral com o Porsche #20.

A vitória na Am Cup foi para o #3 CMR Toyota de Wilfried Cazalbon e Andrea Benezet. Em uma emocionante última volta, Cazalbon venceu o piloto da Team Fullmotorsport Michael Blanchemain por 0,016s. O #75 Autorlando Sport Porsche cruzou a linha e alcançou o terceiro lugar na classe.

Citações dos pilotos da McLaren

Charlie Fagg, nº 23 da United Autosports McLaren: “Foi uma corrida perfeita para mim. Nosso engenheiro, Jody, fez uma ótima estratégia e tornou minha vida agradável e fácil. Meu companheiro de equipe, Bailey, foi muito bem e é uma ótima maneira de voltar ao esporte depois de um ano fora. Obrigado ao United Autosports, Zak [Brown] e Richard [Dean], que montaram esta equipe. A primeira corrida em carros GT4 e nós vencemos!”

Bailey Voisin, nº 23 da United Autosports McLaren: “Esta vitória é incrível. A equipe trabalhou muito para conseguir esse resultado. Tudo se juntou nesta corrida. Chamada de estratégia brilhante de nosso engenheiro. Não poderia ter desejado um começo melhor com uma nova equipe, em um novo campeonato e com um novo carro”.

Com informações de European GT4 Series

Texto Traduzido: Marcos Amaral
Revisão: Francisco Brasil

Marcos Amaral

Marcos Amaral

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais