Mundial de Endurance: Aston Martin muda estratégias após conquistas em 2020

9 de janeiro de 2021

j

Editores Planeta Velocidade

Campeã no Mundial de Endurance, a Aston Martin vai mudar as estratégias para a temporada 2021, principalmente no seu programa de automobilismo Vantage GT.

2019 / 2020 FIA World Endurance Championship Bahrain 11th – 14th November 2020 Photo: Drew Gibson

Concluindo com seu duplo triunfo em 2021, ganhando no mundial de construtores e no mundial de pilotos com os pilotos Marco Sørensen (DEN) e Nicki Thiim (DEN) e ainda conquistou as 24 horas de Le Mans na classe LMGTE Pro e foi segundo na LMGTE Am.  A fabricante britânica de carros esportivos atingiu todas as metas estabelecidas para o V8 Vantage GTE de 4 litros.  A Aston Martin agora aplicará sua vasta experiência e expertise com carros de corrida GT com motor dianteiro para ter mais sucesso no cenário internacional de corridas GT.

Aston Martin é uma das três fabricantes que têm sido um pilar do WEC desde o início da série em 2012. Em seus 9 anos e 7 temporadas no WEC,soma um total de 47 vitórias, 103 pódios, 9 campeonatos e 4 vitórias nas  24 Horas Le Mans. E esse sucesso deve continuar em 2021 com o Vantage, ja que manterá a presença no WEC por meio de uma equipe parceira.

2019 / 2020 FIA World Endurance Championship Bahrain 11th – 14th November 2020 Photo: Drew Gibson

Fora do WEC, o GT da Aston Martin alcançou um sucesso de tirar o fôlego em sua segunda temporada completa de competição. As equipes registraram 62 vitórias e 157 pódios em 323 largadas em mais de 20 séries em todo o mundo. Uma em cada 5 corridas o Vantage terminou com uma vitória, enquanto a metade delas terminou no pódio. Dessas largadas, 14% foram da pole position. No total, incluindo os dois campeonatos mundiais da Aston Martin Racing, o Vantage conquistou 26 GT ou títulos de resistência internacionalmente.

Com a marca pronta para retornar à Fórmula 1 em 2021, pela primeira vez desde 1960, a montadora britânica agora se esforçará por mais elogios nas corridas GT com o Vantage. O objetivo é eventos de resistência com equipes parceiras competindo no Intercontinental GT Challenge, GT World Challenge, o IMSA Weathertech Sportscar Championship com sede nos EUA, o Super GT Championship, bem como outras importantes séries de alto perfil.

2019 / 2020 FIA World Endurance Championship Spa Francorchamps, Belgium 16th – 20th September 2020 Photo: Drew Gibson

A mudança na estratégia para o programa de resistência da Aston Martin vem como um acordo novo e revisado com a Prodrive foi concluído para a organização situada em Banbury, ENG, para continuar fabricando e distribuindo exclusivamente a atual geração de carros de corrida GT com motor dianteiro em um contrato de vários anos para Aston Martin Racing.

Presidente da Aston Martin Racing, David King disse: “Este ano foi de um sucesso sem precedentes para o Vantage no automobilismo internacional. Em todos os níveis, do GTE, passando pelo GT3, até o GT4 de entrada, tivemos um sucesso significativo no campeonato, ganhando 26 títulos em todo o espectro de séries mundiais, internacionais e nacionais. Mas há mais a alcançar e há mais por vir da Vantage, e é por isso que concluímos que agora é a hora de transferirmos o peso do suporte de fábrica para nossos parceiros enquanto buscamos o sucesso no mais importante eventos em corridas GT. ”

O CEO da Aston Martin Lagonda, Tobias Moers disse: “O Vantage provou que tem pedigree de campeão mundial em 2020, e em sua variante GTE é um vencedor de corrida de 24 horas. Agora, com o Vantage GT3, desejamos dar aos nossos parceiros e clientes a melhor oportunidade possível de lutar pela vitória contra nossos rivais mais próximos nos desafios de resistência mais difíceis que as corridas de GT têm a oferecer ”.

Fotos: Aston Martin AD

https://youtu.be/My5gBlLM0LE
Editores Planeta Velocidade

Editores Planeta Velocidade

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais