Escute a rádio Planeta Velocidade!

NASCAR FARÁ TESTE DE PNEUS DE CHUVA QUINTA-FEIRA EM MARTINSVILLE

31 de março de 2021

j

Marcos Amaral

A NASCAR anunciou que realizará uma sessão de teste nesta quinta-feira, 1° de abril, em Martinsville, com a pista molhada, para explorar a possibilidade de usar pneus de chuva em ovais curtos.

Kyle Larson (nº 5 da Hendrick Motorsports Chevrolet) e Chris Buescher (nº 17 da Roush Fenway Racing Ford) serão os participantes.

Kyle Larson

O diretor de desenvolvimento de corridas, Steve O’Donnell, disse que o objetivo final é permitir um retorno mais rápido às corridas em condições adversas. “Estamos sempre tentando inovar e você viu isso com o que fizemos em torno do sistema de secagem de pista e funcionou bem”, disse O’Donnell. “Sempre olhamos para o que é a próxima iteração”.

Chris Buescher

“Se você olhar o que as equipes têm sido capazes de fazer com mais corridas em circuitos mistos entrando em cena, poderíamos trabalhar com a Goodyear uma ideia para encontrar um pneu que nos permitiria voltar às corridas mais cedo sob condições de tempo úmido em pistas curtas.”

O’Donnell indicou que se o teste for bom, os oficiais da competição podem considerar o uso de pneus de chuva em condições de pista úmida – não com chuva forte, por enquanto – em ovais mais planos como Martinsville, Richmond Raceway e New Hampshire Motor Speedway.

Os pneus de chuva fizeram sua estreia nas competições nacionais em 2008 durante uma corrida da Xfinity Series no circuito Gilles Villeneuve em Montreal. O primeiro uso de pneus de chuva na NASCAR Cup Series durante as condições de corrida aconteceu na temporada passada, durante o evento Charlotte Motor Speedway Roval em outubro.

Tanto a Xfinity Series quanto a Cup Series foram afetadas pela chuva naquele fim de semana, mas o desempenho dos pneus de chuva da Goodyear nas partes ovais do curso de Roval motivou uma conversa entre O’Donnell e o CEO da NASCAR, Jim France. “Apenas pensando no quê, se e como voltamos às corridas, e Martinsville se tornou esse foco para nós”, lembra O’Donnell. “Tivemos uma conversa com a Goodyear e eles também concordam, então acho que é por isso que o momento se formou para nós tentarmos inovar, vamos tentar isso e ver o que podemos aprender.”

A NASCAR já testou pneus de chuva em Martinsville em 1995. Terry Labonte participou, na época, com seu Chevy #5 da Hendrick.

“Não me senti tão bem quanto pensei que seria”, disse Labonte na época. “É por isso que aqueles caras da Fórmula 1 ganham tanto dinheiro. Parecia que estava no gelo. Eu iria para a curva e não ficava muito bom. Eu pisava no acelerador e pensava que não estava ruim, então a traseira escorregava.”

Supõe-se que a NASCAR e a Goodyear esperam reações mais encorajadoras na quinta-feira.

Fotos Nascar.com

Marcos Amaral

Marcos Amaral

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais