NASCAR Truck Series – O primeiro finalista: Brett Moffitt desencanta e vence no Kansas.

18 de outubro de 2020

j

Alex Leonello Teixeira

As picapes da Truck Series, no dia 17/10, abriram o final de semana recheado de velocidade no oval de 1,5 milha do Kansas.

Revisão Francisco Brasil
Foto destaque Jamie Squire | Getty Images

Hailie Deegan se prepara para a série Clean Harbours 200 da NASCAR Gander RV & Outdoors Truck. Foto: Chris Graythen | Getty Images

Em mais uma etapa válida para os playoffs, as disputas – que já são empolgantes na categoria – prometiam ser ainda maiores.

A novidade do dia ficou por conta da tão esperada estreia na NASCAR da competidora Hailie Deegan, pilota regular da ARCA, a bordo da Truck número 17. E mais, durante a prova, foi feito o anúncio que Deegan irá competir a temporada 2021 completa pela equipe DGR-Crosley.

A pole position, decidida pelas novas regras da NASCAR, ficou por conta de Chandler Smith.

Estágio 1 – 30 voltas

Foto Jamie Squire | Getty Images

Logo depois da largada, Sheldon Creed supera Smith para se tornar líder, segurando firme a aproximação de seus adversários.

Com um início de prova sem maiores contratempos, Sheldon Creed cruza na frente a linha de chegada para vencer o primeiro estágio da competição, na volta 30.

Estágio 2 – 30 voltas

Matt Crafton e Tate Fogleman cavam durante a série Clean Harbours 200 da NASCAR Gander RV & Outdoors Truck Series. Foto: Jamie Squire | Getty Images

Depois das paradas nos boxes, Austin Hill leva a melhor e relarga na frente.

No giro 39 ocorre um grande acidente envolvendo vários pilotos, dentre eles Raphael Lessard, Tyler Ankrum (piloto do playoff) e Parker Kligerman, ocasionando uma bandeira vermelha.

Com a retomada da prova, não demorou muito para que Creed recuperasse a ponta, depois de superar Austin Hill e Zane Smith.

Repetindo o desempenho do primeiro trecho de prova, Sheldon Creed é o primeiro a receber a bandeira quadriculada verde e branca que lhe dava a vitória do segundo segmento da prova.

Estágio Final

Foto Getty Images

Depois da relargada, Zane Smith escala o pelotão até se tornar o ponteiro.

Com cerca de 20 voltas para o final as paradas nos boxes começam a ocorrer sob bandeira verde e, depois de um pequeno erro na entrada dos pits, Zane Smith perde a primeira colocação para Moffitt.

Mas a disputa entre estes companheiros de equipe ainda não havia terminado e Smith supera Moffitt para reassumir a ponta.

Esta alternância de posições continua ocorrendo até que, depois de um susto, Smith perde o controle do carro e roda na pista, provocando uma bandeira amarela e a necessidade de um overtime.

Brett Moffitt evitou por pouco o companheiro de equipe Sheldon Creed para a vitória no Kansas Speedway. Foto Jamie Squire | Getty Images

Com a ação retomada, quem ameaça bravamente a liderança de Moffitt é Sheldon Creed, enquanto as disputas se intensificaram pelas mais diversas posições.

Sustentando sua posição de forma brilhante, Brett Moffitt cruza na frente a linha de meta para vencer a etapa do Kansas e conquistar seu primeiro triunfo na temporada.

Sheldon Creed recebe a bandeira quadriculada na segunda colocação, enquanto Austin Hill completa o top 3.

Em entrevista dada após o final da prova, Brett Moffitt declarou o seguinte:

“É incrível, uma forma de virar a temporada para nossa equipe. Já se passou muito tempo desde que cheguei ao Victory Lane, em Iowa, é incrível lá na reta final”.

Brett Moffitt, comemora no Victory Lane Foto Chris Graythen | Getty Images

“Obrigado a todos na GMS e à família Gallagher. Tenho que me desculpar com o #21 (Smith) por tentar bloqueá-lo, mas estávamos correndo muito por uma vaga no campeonato e é isso que você tem que fazer”.

“Um bloqueio ruim para mim, é minha culpa… estamos correndo tudo agora, peço desculpas a Zane.”

Após esta etapa, a situação atual dos playoffs da Truck Series é a seguinte:

1 – Sheldon Creed – 3.083 pontos;
2 – Austin Hill – 3.076 pontos;
3 – Zane Smith – 3.064 pontos;
4 – Brett Moffitt – 3.060 (garantido na final por vitória);
5 – Grant Enfinger – 3.057 pontos;
6 – Matt Crafton – 3.049 pontos;
7 – Ben Rhodes – 3.031 pontos;
8 – Tyler Ankrum – 3.006 pontos.

Opinião Alex Leonello

A fama de não decepcionar da Truck Series se fez presente novamente nesta prova, principalmente no trecho final dela.

Dois carros de um mesmo time (GMS Racing) disputaram bravamente cada milha que percorriam, deixando bem claro que o jogo de equipe na NASCAR é algo definitivamente inexistente.

E com isso sobrou mesmo para Zane Smith, que rodou na pista e deixou o caminho livre para a primeira vitória desta temporada por parte do campeão de 2018 da categoria, Brett Moffitt.

A mesma bandeira amarela que trouxe o caos para Smith foi sinônimo de redenção para Austin Hill que, depois de aproveitar-se da última bandeira amarela para troca de pneus, se recuperou bem para alcançar o top 3 no fim da prova.

Dessa forma, Moffitt se garantiu na grande final do campeonato e vai tranquilo para as provas seguintes.

Hailie Deegan, que partiu da 34 posição, fez uma prova de estreia bastante honesta, chegando na 16 colocação, sendo constante e sem cometer erros.

Três vagas ainda estão em aberto e as duas próximas etapas (Texas e Martinsville) definirão os outros 3 finalistas.

Opinião Francisco Brasil

Uma pista rápida como a do Kansas sempre traz provas animadas, apesar do morno primeiro estágio. Mas a partir do segundo segmento o bicho pegou.

Ruim para Tyler Ankrum, que foi coletado pelo erro de Lessard, e para Ben Rhodes, que teve diversos problemas mecânicos durante toda a prova. Para eles continuarem a sonhar com o título, é vencer ou vencer.

E Moffitt finalmente venceu. Foi uma vitória disputada e com méritos, num momento crucial da competição, o que lhe garantiu a vaga – que quase escapou – para a final. Mas a concorrência dentro “de casa” está forte, que o digam Zane Smith e Sheldon Creed.

A próxima etapa da NASCAR Truck Series acontecerá no dia 25/10, no oval de 1,5 milha do Texas, situado no estado que lhe empresta o nome.

Até lá!

Alex Leonello Teixeira

Alex Leonello Teixeira

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais