Escute a rádio Planeta Velocidade!

NISSAN NA STOCK CAR? É POSSÍVEL, MAS NADA CONFIRMADO

19 de janeiro de 2021

j

Derek Mayer

Ontem alguns sites noticiaram a entrada da Nissan na Stock Car a partir de 2022, porém, nem a montadora e nem a categoria confirmaram a notícia, o que pode levar a duas verdades: ambos estão escondendo o jogo, ou não passa de pura especulação.

Foto Divulgação

Porém, diante de algumas informações obtidas junto a fontes seguras, cabe uma análise dessa situação, que pode ter um desfecho muito diferente do aparentemente apresentado.

Vamos aos fatos.

Não podemos descartar completamente a entrada da Nissan na categoria, sobretudo porque no ano passado dirigentes da Vicar, empresa promotora da Stock Car, estiveram na França visitando a fábrica da Oreca, empresa fabricante de protótipos para o WEC, IMSA e ELMS, mas que por sua vez, é a preparadora dos motores Nissan para os carros da classe LMP3.

Casagrande: novamente entre os mais rápidos da sexta-feira (Duda Bairros/Stock Car)

Esses motores, os VK50, poderiam cair como uma luva no Sentra, o suposto carro que entraria na categoria em 2022, pois trata-se de uma unidade de 5.0 Litros V8, muito próxima das utilizadas hoje por Chevrolet e Toyota em seus Cruze e Corolla respectivamente.

Mas, há também outra japonesa que pode estar interessada na Stock: a Honda. E por que a Honda? Porque historicamente ela é quem rivaliza com a Toyota no mercado de automóveis e além disso o Civic é um carro também fabricado no Brasil e que por ter um modelo nos campeonatos de TCR, seria muito fácil o converter para a competição nacional.

Tanto no Japão, seu país de origem, como no Brasil, Honda e Toyota travam uma grande batalha no mercado de automóveis e por aqui a Toyota está se dando melhor com seu Corolla, o que poderia levar a Honda a colocar o Civic na pista.

O líder Cesar Ramos ficou com o 19o lugar: foco na corrida (Duda Bairros/Stock Car)

E pensando no mercado de automóveis e também no TCR, outra marca que corre por fora e também poderia entrar no páreo é a Hyundai, que através do modelo Elantra, teria uma plataforma de marketing ideal para brigar com seus rivais aqui no Brasil.

Apesar de vender por aqui já há bastante tempo, o Elantra nunca pegou por aqui é além desse fato, a Hyundai tem investido mundialmente no automobilismo, porém na América Latina este investimento ainda é muito pequeno.

Em suma, há uma infinidade de possibilidades para a Stock Car, onde o alvoroço causado ontem devido a declarações realizadas na ocasião da apresentação do piloto Beto Monteiro, que retorna a categoria neste ano, fez com que a organização da Stock Car emitisse uma nota de esclarecimento as pressas, afirmando que não há nada fechado com ninguém ainda.

Pela forma contundente que a nota foi escrita, podemos pensar que é realmente uma inverdade a chegada na Nissan em 2022, mas por outro lado, pode ser uma forma de afastar a imprensa de estragar a surpresa quando o anúncio realmente acontecer.

Sendo assim, vamos aguardar.

Foto destaque Duda Bairros/Stock Car

Derek Mayer

Derek Mayer

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais