A fabricante alemã Porsche lançou no ano passado a geração 992 do seu mais longevo esportivo, o 911, onde aos poucos foi soltando suas diversas versões, porém faltava uma, que foi lançada neste ano: a GT3.
Como não poderia deixar de ser, o bólido tem desempenho de sobra, mas não apenas isto: a confiabilidade e a resistência são os pontos altos do esportivo.
Detalhes de dados do 911

Em comunicado enviado à imprensa, a Porsche detalhou alguns dados dos testes da derradeira versão que faltava ser lançada, onde uma informação chamou muito a atenção: um dos protótipos testados foi levado à pista oval de Nardo, Itália, e rodou por cerca de 17 horas em aceleração plena há uma velocidade constante de 300 Km/h!
O modelo rodou por cerca de 5.000 Km nestas condições, parando apenas para realizar o reabastecimento. Ao final do teste o carro estava completamente íntegro e pronto pra outra.
Mas não para por aí: antes dos testes de pista em Nardo o motor do modelo passou também por uma série de testes em bancada, simulando diversas condições de uso em pista, que perfazem o equivalente a mais de 22 mil quilômetros, sendo boa parte destes em aceleração plena.
O motor do 911
Segundo o especialista de motores da Porsche, Thomas Mader, o novo modelo difere em poucos aspectos das demais versões, sendo apenas dois itens verdadeiramente diferentes.
“O motor do nosso 911 GT3 Cup de corrida difere essencialmente em apenas dois componentes: o sistema de escapamento e a unidade de controle do motor – todo o resto é idêntico ao modelo de série”, disse Mader. Outro dado interessante diz respeito ao seu desempenho em corrida, onde a fabricante afirma que a nova geração do 911 GT3 é doze segundos mais rápida que a anterior no circuito alemão de Nurburgring, graças a sua velocidade máxima, que na série 992 é de 317 Km/h.
Opinião
Sendo assim, os afortunados mundo afora que puderem pagar pelo novo puro sangue alemão estarão de posse de uma máquina com desempenho acima da média, mas acima de tudo, com a certeza que terão em mãos um carro altamente resistente.
E verdade seja dita, de resistência o 911 entende muito bem, afinal, tem resistido ao tempo desde a década de 60.