Oliver Rowland vence pela primeira vez na Formula E

12 de agosto de 2020

j

Assessorias de Imprensa

– Piloto britânico lidera a prova de ponta a ponta e assume a vice-liderança do campeonato

– Frijns termina em segundo e Rast conquista seu primeiro pódio pela Audi em sua quinta corrida na Fórmula E

– Os pilotos brasileiros não tiveram sorte e nenhum dos três conseguiu terminar dentro do Top-10

Um novo piloto entrou para a lista os vencedores de eprix da Fórmula E. O britânico Oliver Rowland da Nissan e.Dams venceu a prova realizada nesta quarta-feira (12) no Aeroporto de Tempelhof, e agora é o vice-líder da temporada.

O piloto de 28 anos mostrou um bom ritmo de qualificação em sua temporada de estreia no ano passado com duas pole position – e uma terceira que foi cancelada pelos comissários – mas finalmente conseguiu transformar isso em uma vitória, ao se manter na frente do início ao fim e receber a bandeirada.  

O top-3 foi completado pelo holandês Robin Frijns da Envision Virgin Racing, que registrou seu terceiro resultado entre os quatro primeiros em cinco corridas disputadas em Berlim, e com o piloto alemão campeão da DTM Rene Rast, em apenas sua quinta corrida de Fórmula E, conquistando seu primeiro pódio pela Audi Sport ABT Schaeffler.

Foi um dia ruim para os pilotos brasileiros. Felipe Massa largou em oitavo e terminou apenas em 13º. Em sua quinta prova na categoria, Sérgio Sette Câmara largou em nono e terminou em 15º. Já Lucas di Grassi largou no fundo do grid, até esboçou uma reação mas acabou levando a pior em uma disputa de posição com o campeão Antonio Félix da Costa e terminou apenas em 21º.

Como foi a corrida

O quinto de um total de seis eprix em Berlim começou com um tom dramático já no treino classificatório, já que os quatro campeões da Fórmula E presentes no grid atual (Lucas di Grassi, Sébastien Buemi e a dupla da DS Techeetah, Jean-Eric Vergne e Antonio Félix da Costa) não conseguiram cravar a volta mais rápida e por isso, largaram no fundo do grid.

Melhor para Oliver Rowland, que conquistou sua terceira Julius Baer Pole Position na Fórmula E, e conseguiu se manter a frente dos demais adversários em uma largada sem incidentes entre os primeiros colocados. A exceção aconteceu entre Jérôme D’Ambrosio (Mahindra Racing), Sam Bird (Envision Virgin Racing) e Maximilian Günther (BMW i Andretti Motorsport), que bateram e o jovem piloto alemão levou a pior, se retirando da prova.

Na frente, Andre Lotterer (TAG Heuer Porsche) conseguiu algumas posições nas primeiras voltas, saltando de sétimo para o quarto lugar, ficando atrás do companheiro de equipe Neel Jani – que nunca havia marcado um ponto na Fórmula E antes desta corrida – em terceiro após um desempenho impressionante na qualificação.  

Jani adotou uma tática diferente dos seus adversários: pegou ambos os MODO ATAQUE no meio da corrida enquanto a maioria estava ativando o primeiro, mas ainda assim não teve êxito e acabou caindo para a quinta colocação.  

Durante toda a prova, Rowland e se mantiveram nas duas primeiras posições sem sofrer pressão por parte dos demais pilotos, enquanto René Rast e Lotterer começaram a lutar volta a volta pela terceira colocação.  

Mas, quando a corrida entrou em seus últimos instantes, Rast fez uma ousada manobra para cima de seu compatriota e assumiu a terceira colocação na última volta da corrida para se juntar a Rowland e Frijns no pódio, aumentando suas chances de conseguir um contrato de longo prazo com a Audi após ganhar espaço na equipe após a demissão de Daniel Abt.  

Com o resultado desta quarta-feira, Rowland assumiu a segunda posição no Campeonato de Pilotos, deixando Jean-Eric Vergne em terceiro. Sete pilotos ainda lutam pelo vice desta temporada, lembrando que o português Antonio Félix da Costa já é o campeão, assim como a DS Techeetah já garantiu o título entre as equipes.

A sexta temporada da Fórmula E será encerrada nesta quinta-feira (13), com o sexto e último EPrix de Berlim às 14h (Horário de Brasília), com transmissão exclusiva no Brasil pelos canais Fox Sports.

Piloto da Nissan E.Dams

Oliver Rowland

“Não esperava isso hoje. A equipe fez um trabalho fantástico, o treino classificatório correu bem e na corrida o carro foi fantástico. Mal posso acreditar, é uma sensação fantástica, por isso vamos trabalhar mais para repetir estes momentos. Consegui gerenciar a energia muito bem, então sabia que no final eria condições de defender a posição se o Robin se aproximasse um pouco mais, eu poderia usar um pouco mais de energia. Fui ajudado por ter um carro tão bom hoje, e não teho como agradecer o suficiente à minha equipe, todos eles merecem, todos na Nissan – todos os nossos patrocinadores e entre outros – é incrível estar aqui e viver esse sentimento, então vamos lutar amanhã para garantir segundo lugar no campeonato.”

Piloto da Envision Virgin Racing

Robin Frijns

“Admito que provavelmente não foi a melhor corrida para quem estava assistindo em casa, mas com certeza fizemos o máximo que podíamos. Claro que adoraria ter conquistado a vitória, mas [Oliver] Rowland foi muito rápido hoje, então fiquei feliz por me conseguir chegar ao pódio – meu segundo aqui em Berlim – e conquistar mais alguns pontos valiosos para a equipe no campeonato.”

Piloto da Audi Sport ABT Schaeffler

Rene Rast

“Minha equipe me disse que tinha apenas 0,5 por cento mais de energia do que o André tinha disponível para a última volta. Eu vi que ele estava tendo problemas e, portanto, parti para o ataque final. Houve um pouco de atrito no nosso duelo, mas aprendi nos últimos dias que isso faz parte da Fórmula E. Estou muito feliz com meu primeiro pódio na categoria pela a Audi.”

RESULTADO DA CORRIDA

Resultado Provisorio

1Oliver Rowland36 voltas(29)
2Robin Frijns+1.903(18)
3René Rast+7.490(16)
4André Lotterer+7.863(12)
5Alex Lynn+11.441(10)
6Neel Jani+12.922(8)
7Mitch Evans+14.106(6)
8Edoardo Mortara+17.134(4)
9Stoffel Vandoorne+18.949(2)
10Sébastien Buemi+19.731(1)
11Alexander Sims+23.331 
12Tom Blomqvist+24.807 
13Felipe Massa+27.775 
14Nyck de Vries+28.723 
15Sérgio Sette Câmara+31.132 
16Jérôme D’Ambrosio+31.524 
17Nico Müller+34.140 
18Jean-Éric Vergne+34.986 
19Oliver Turvey+44.377 
20Sam Bird+46.591 
21Lucas di Grassi+1:17.232 
22Maximilian Günther32 Voltas 
DNFAntonio Félix da Costa  
DNFDaniel Abt  

CAMPEONATO ABB FIA FORMULA E 2019-20

Campeonato de pilotos

Antonio Félix da CostaDS Techeetah156
Oliver RowlandNissan e.Dams83
Jean-Eric VergneDS Techeetah80
Mitch EvansPanasonic Jaguar Racing71
André LottererTAG Heuer Porsche71
Maximilian GüntherBMW i Andretti Motorsport69
Lucas di GrassiAudi Sport ABT Schaeffler69
Sébastien BuemiNissan e.Dams68
Stoffel VandoorneMercedes Benz EQ59
Robin FrijnsEnvision Virgin Racing58
Sam BirdEnvision Virgin Racing52
Alexander SimsBMW i Andretti Motorsport49
Nyck de VriesMercedes Benz EQ42
Edoardo MortaraROKiT Venturi Racing40
Jérôme D’AmbrosioMahindra Racing19
René RastAudi Sport ABT Schaeffler17
Pascal WehrleinMahindra Racing14
Alex LynnMahindra Racing12
James CaladoPanasonic Jaguar Racing10
Neel JaniTAG Heuer Porsche8
Daniel AbtNIO 333 Team8
Felipe MassaROKiT Venturi Racing3
Brendon HartleyGEOX Dragon2

Campeonato ABB FIA Formula E 2019-20

Campeonato de Equipes

DS Techeetah236
Nissan e.Dams151
BMW i Andretti Motorsport118
Envision Virgin Racing110
Mercedes Benz EQ101
Audi Sport ABT Schaeffler94
Panasonic Jaguar Racing81
TAG Heuer Porsche79
Mahindra Racing45
ROKiT Venturi Racing43
GEOX Dragon2
NIO 333 Team0

Fotos Cortesia da Fórmula E

Assessorias de Imprensa

Assessorias de Imprensa

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais