Escute a rádio Planeta Velocidade!

Raízes do Automobilismo

18 de março de 2021

j

Lara

Olá amantes da velocidade, hoje começaremos a nossa jornada rumo às raízes do automobilismo.

Falaremos sobre os primeiros anos, as equipes e os nomes que marcaram e continuam marcando a história do automobilismo. Liguem seus motores, apertem os cintos, pois foi dada a largada…

História do automobilismo

Primórdios

Evolução da Roda
Foto Divulgação/Internet

Quando se trata de automobilismo, já imaginamos carros super velozes à la “Velozes e Furiosos”, turbinados com nitroglicerina, mas nada disso teria acontecido se não tivessem inventado nem a roda e muito menos dominado o fogo.

A roda representa um dos maiores marcos tecnológicos da humanidade, uma invenção que possibilitou o crescimento das sociedades e tornaram o transporte mais fácil e ágil.

Automovel em 1672
Foto www.automotogaleria.pl/historia.html

É uma invenção que possui aproximadamente 6000 anos de vida e que hoje proporciona o deleite de milhares de fãs apaixonados por velocidade e já passou por inúmeras mudanças ao longo dos anos: da roda de madeira, a roda com aro na idade média, com metal por volta do século 16 até a invenção do pneu que conhecemos hoje.

O automóvel surgiu como brinquedo e era um presente para o filho do imperador da China, criado por Ferdinand Verbiest por volta de 1672, sendo o 1º veículo movido a vapor.

O 1º automóvel foi inventado em 1769 e os motores a vapor dominaram todo o século 18, movidos pela combustão interna e a gás começaram a surgir por volta de 1807, mas foi só em 1886, com a patente de Karl Benz que os automóveis adquiriram uma “cara” moderna. é bom ir guardando os nomes…

1º automóvel em 1769
Foto Divulgação/Internet

Em 1885 criam a primeira motocicleta feita por Daimler e Maybach, mas já em 1888 começou a produção em larga escala.

Em 1893 foi inventado o primeiro motor por detonação por compressão atmosférica a diesel por Rudolf Diesel, nome conhecido, não é?

Em 1899 La Jamais Contente foi o 1º veículo a ultrapassar a velocidade de 100 km/h.

1900 é fabricado o primeiro carro com freio nas 4 rodas por Ferdinand Porsche, adivinha o nome do carro?

Esses são alguns exemplos das inovações tecnológicas que transformaram os primeiros anos do automobilismo.

As primeiras corridas

1º competição em 1884
Foto Divulgação/Internet

A invenção do automóvel criou,  – quase de forma simultânea – o interesse inerente pela velocidade na população, tanto que 6 anos após a sua popularização já estava ocorrendo a primeira corrida, em 1894.

França 1884, ocorre a 1º competição de corrida do mundo que ia de Rouen até Paris. Eram 50km que foram percorridos em 6h 48min – bem diferente do nosso tempo, onde aquela ida rápida ao mercado ia parecer uma tortura.

Foi em 1895 que ocorreu a 1ª corrida na Europa entre Paris e Bordeaux. É a primeira com 1178 km e que chegavam a durar dias … bem melhor esquecer o mercado.

E detalhe, as corridas eram todas realizadas nas ruas e mesmo com toda essa velocidade, me desculpem a ironia, ainda sim ocorriam acidentes.

Em 1903 é construído o primeiro autódromo do mundo na cidade de Milwaukee, nos EUA, baseado nos hipódromos. Na Inglaterra em 1907, o primeiro circuito com inclinações e curvas.

Mas foi em 1909 que criaram o circuito oval mais conhecido do automobilismo, a mítica pista de Indianápolis, que hoje pode chegar até 350 mil espectadores.

Já que mencionamos Indianápolis, vamos falar daqui pra frente de cada circuito e competição, mas isso fica para o próximo programa.

Lara

Lara

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais